Destaques

terça-feira, setembro 23, 2008

Celular é mais perigoso que dirigir bêbado

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Um estudo publicado recentemente em Londres, na Inglaterra, comprova a tendência de criminalização exagerada da manguaça: segundo a pesquisa da RAC Foundation, em parceria com o Laboratório de Pesquisas do Trânsito (TRL, na sigla em inglês), a troca de torpedos pelo celular atrapalha muito mais os motoristas do que se estivessem sob o efeito de álcool ou drogas. Na análise de comportamento entre 17 motoristas com idade entre 18 e 24 anos, as reações dos motoristas foram 35% mais lentas quando dirigiam enquanto escreviam ou liam mensagens de texto pelo celular. Além disso, a capacidade de controle no volante foi prejudicada em 91% e a habilidade em manter a distância com relação aos outros carros também caiu.

Resultados de pesquisas anteriores haviam demonstrado que as reações ficavam cerca de 21% mais lentas entre motoristas que dirigiam sob o efeito da maconha e 12% mais lentas entre os motoristas que haviam bebido além do limite considerado legal na Grã-Bretanha. Nick Reed, pesquisador do TRL, afirma que a distração com o celular "resulta em uma diminuição na capacidade de reação e de controle do veículo que colocam o motorista em um risco maior do que se estivesse consumido álcool no limite legal para direção". Já o diretor da RAC Foundation, Stephen Glaister, observa que, na opinião da maioria dos participantes do estudo, dirigir bêbado era a prática mais perigosa no trânsito. "No entanto, os resultados mostram que o motorista que envia torpedos enquanto dirige é muito mais incapacitado do que aquele que bebeu além do limite legal de álcool", desmistifica.

E aí? Por que não aprovam uma "Lei Surda"? Os manguaças do mundo denunciam: isso é preconceito! E discriminação!

6 comentários:

Anônimo disse...

Lei Surda não é o caso, já que o principal problema está nos SMS's, que não demandam audição para serem utilizados.

O ideal seria uma lei que punisse o uso dos dedos... que tal Lei Lula?

Marcão disse...

Putz...

Marcão disse...

...ainda bem que eu coloquei "preconceito" nos marcadores do post!

Anselmo disse...

mas já é multado o motorista que dirige ao celular. Se digita mensagem de texto não sei, mas imagino que sim. A fiscalização de marronzinhos, em são paulo, que ficam procurando carros no rodízio e pessoas sem cinto de segurança também olham o celular. não?

A questão é justamente a relação entre a ofensiva para aplicar uma lei e sua relação com a "educação no trânsito". Quem deixou de beber antes de dirigir depois da lei seca no transito teme por sua segurança ao volante ou pela multa? O dado que o marcão levanta é interessante pra mostrar isso, tem outras formas de fazer besteira no carro além da manguaça. o que não diminui o número de cagadas dos manguaças quando resolvem dar uma de Barrichelo.

Contra a Lei Lula, contra a lei surda, pelo ônibus noturno com acessibilidade para manguaças (e pessoas com deficiência pode ter tbem, mas isso é pro departamento de politicamente correto e não pro de bravata).

Nicolau disse...

Por que Lei Lula, se ela foi proposta discutida e aprvoada no Congresso?

Nicolau disse...

Ih, viajei no papo da Lei Lula, mal aê... É a ressaca...