Destaques

segunda-feira, outubro 13, 2008

Com Kaká, sem Ronaldinho Gaúcho. Melhor assim.

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tem gente que diz que quando o adversário é muito fraco não é possível fazer uma análise decente do time vitorioso. Discordo de tal tese, já que sempre é possível testar variações (ou não) e observar atuações individuais. Portanto, aos pitacos da goleada do Brasil sobre a Venezuela:

Kaká – já repararam que, se alguém no Brasil assistir a uma partida da Argentina em que Messi ou Riquelme não estejam presentes logo se fala que o time jogou desfalcado? Pois é, mas a seleção vinha atuando sem o melhor jogador do mundo e era como se o time estivesse completo. Não estava, e Kaká mostrou o quão imprescindível é hoje para a equipe. No primeiro gol, mostrou o arranque de sempre e uma capacidade de finalização que o faz “achar” gols como o que abriu a goleada brasileira. Por mais que viesse jogando bem, Diego não tem característica que o permita fazer algo semelhante. Com o atleta do Milan, a seleção é outra.

Movimentação do ataque – outra substituição que surtiu efeito foi a saída de Ronaldinho Gaúcho e a entrada de Elano. Dunga trocou um poste que ficava caído pela esquerda por um atleta com mais movimentação, que soube trocar de lugar com Robinho e confundir ainda mais a naturalmente confusa marcação venezuelana. Ganhou em pegada e velocidade.

Jogada treinada – como já dito aqui , o treinador da seleção preparou de fato a equipe, e ontem, graças a uma dessas jogadas, saiu o primeiro gol. Dunga treinou a retomada de bola com dois jogadores marcando o adversário próximo à intermediária, com possibilidade de armar o contra-ataque. Como tem um atacante que rouba muita bola (Robinho), deu certo.

Defesa – o Brasil tomou uma certa pressão da Venezuela em alguns momentos da partida, principalmente por conta da falta de ritmo de jogo de Juan e de um Gilberto Silva que oscilava entre achar que era um Dunga de 90 e um Falcão de 82. Kléber também falhou na marcação, mas acertou um lançamento no quarto gol depois de eras sem fazê-lo. Parece que aos poucos volta a ser alguém útil. Os santistas agradecem a Dunga.

6 comentários:

Nicolau disse...

Meu pai acha que o Alex, do Inter, foi convocado por questões meramente mercadológicas, tentando achar mercado pro cara. Seja como for, ele entrou animado e se mexeu bastante, procurou jogo. Pode ser opção mais pra frente. Sobre Gilberto Silva, é só não convocar mais. E ainda acho que poderiam ser feitas alguns testes nas laterais, ainda mais num jogo tranquilo que nem foi esse.

Anselmo disse...

a jogada de contrataque é importante, mas o primeiro gol também saiu porque a defesa da venezuela é grotesca. O segundo, num chutaço do Robinho. Depois, já era.

O que é ótimo é ver as manchetes louvando a fraqueza da venezuela sem lembrar do medo que ela já provocou. Argentinos têm futuro do Brasil em suas mãos, estampou matéria da Folha em 2001. Detalhe, para isso, a primeira condição era o Brasil não vencer a Venezuela jogando no Brasil. E tinha até previsão pra repescagem.

O dado que a Globo mais gosta de repetir é que, desde que criaram a modalidade de uma convocação pra dois jogos, o Brasil não vence as duas partidas em sequencia desde a primeira rodada da eliminatória de 2002. Toda a era parreira foi com um empate e uma vitória intercalados. Ou seja, a dúvida é saber se a apatia vai voltar na próxima partida.

Sobre o ronaldo gaúcho, acho que é o cara que não pode ser defenestrado definitivamente da seleção. Explico-me: até acho que ele pode voltar a jogar, mas é o tipo do jogador que ou está bem ou está sumido. Assim, só pode convocar se estiver mto bem e merecendo ser titular. Senão, tê-lo no banco não significa uma boa opção pra mexer no time, não é o cara que entra e põe fogo no jogo.

Jogando como jogou na seleção, não tem nem que cogitar. Se melhorar, tem que comparar com os concorrentes.

Marcão disse...

Se esse post não existisse, eu nem ficaria sabendo que o Brasil jogou no fim de semana...

fredi disse...

Ah, olha o Marcão fazendo doce, aí, gente!!!

Acho mesmo que esse jogo não teve a menor importância frente ao maior destaque da rodada, a vitória gloriosa do Galo sobre o Fla no Maraca. Só não escrevo por modéstia.

Marcão disse...

O Flamengo perdeu pro Atlético-MG no Maracanã?!?? Caraca! Isso merece um post, deixe de modéstia (ou de fazer doce) e trate de fazer, Frédi!

Glauco disse...

Doce pra todo lado...