Destaques

quarta-feira, outubro 08, 2008

Goró salvou Tim Maia da Cultura Racional

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Outro dia estava numa livraria e comecei a ler alguns trechos da biografia de Tim Maia, escrita pelo Nelson Motta. Por curiosidade, fui direto ao trecho que fala sobre o envolvimento do cantor, músico e compositor com a tal Cultura Racional, na década de 1970 (na foto à direita, da época, aparece cantando e "pregando" para a platéia). A forma como ele tinha sido "fisgado" eu já sabia: no início de 1974, depois de tomar mescalina, Tim foi visitar o amigo Tibério Gaspar (parceiro do pianista Antonio Adolfo em clássicos como "Sá Marina" e "BR-3"). Enquanto esperava ele voltar do banho, achou um livro que estava por ali: "Universo em Desencanto".

Não se sabe se pelo efeito do alucinógeno ou se por ter nascido doidão, mesmo, Tim Maia mergulhou de cabeça na Cultura Racional. Visitou Belford Roxo, onde morava Manoel Jacintho Coelho, sumo sacerdote do Racional Superior, e saiu de lá vestido inteiro de branco. Em seguida, cortaria o cabelo, rasparia a barba e abandonaria o álcool, as drogas, a carne vermelha e o sexo sem fins procriativos. O resultado prático é que levou um chute da gravadora RCA e foi banido das rádios e dos programas de TV, afugentou seus fãs, perdeu dinheiro a rodo e enriqueceu Manoel Jacintho.

Não por outro motivo, Tim nunca mais tocou no assunto até sua morte, em 1998. Mas os dois discos que gravou entre 1974 e 1975, "Tim Maia Racional" (capa do vinil à esquerda), volumes 1 e 2, são verdadeiras pérolas. Eu, particularmente, adoro o som (e as letras bizarras) de "Bom senso", "Contato com o mundo racional", "Leia o livro Universo em Desencanto", "No caminho do bem" (da trilha sonora do filme "Cidade de Deus") e, principalmente, a baladona "O dever de fazer propaganda deste conhecimento", que sapeia o toque de piano de "Sing this all together", dos Rolling Stones, e tem um suingue de violão que deixa Jorge Benjor no chinelo.

Mas, afinal, como Tim teria caído fora dessa roubada? Com a palavra, Nelson Motta: "No dia 25 de setembro de 1975, Tim acordou com uma vontade louca de comer uma carne sangrenta, tomar um goró e fumar um baseado. Teve uma desiluminação e abandonou a seita no seu velho estilo, quebrando tudo. Voltou para o apartamento da Figueiredo Magalhães, tirou e queimou a roupa branca e, nu e furioso, foi para a janela e começou a gritar para a rua, em volume máximo, que seu Manoel Jacintho era um pilantra, um ladrão e um tarado que comia todo mundo. E convocou a imprensa para dizer que tinha sido enganado e roubado pelo ex-guru".

Olha aí a manguaça ajudando a organizar as idéias e abrir os olhos de uma pessoa manipulada! O que a mescalina confunde, só o goró desanuvia...

97 comentários:

Glauco disse...

Não querendo fazer o papel de advogado de Deus, mas não teria sido o mesmo excesso de cachaça que o levou para a Cultura Racional?

Anselmo disse...

ele convocou a imprensa nu ou se vestiu antes? ainda bem que eu nao era jornalista nessa época.

agora, segundo o marcão ele entrou na história "não se sabe se pelo efeito do alucinógeno [mescalina] ou se por ter nascido doidão".

Então não foi a manguaça.

Marcão disse...

É isso, a cachaça abriu os olhos dele para a picaretagem, como diz o título do post e o texto do Nelson Motta: "Tim acordou com uma vontade louca de (...) tomar um goró (...) e abandonou a seita".

Ele saiu da Cultura e partiu pra Manguaça Racional...

Anônimo disse...

O livro é espetacular, leitura obrigatória.

Marcão disse...

Qual deles? A biografia ou o Universo em Desencanto?

Anti e o mundo do Eu-mesmo disse...

Leia o livro.

Anônimo disse...

Passei anos estudando e pesquisando, todo tipo de religião, doutrina secreta, filosofia, medicinas milenares. Sem esquecer das práticas,afinal se vc ñ testa como vai saber? Terminei como Platão"Só sei que nada sei". Claro, achei verdadeiras pérolas,mas como podia o mundo ter tantas verdades? Isso ñ faz sentido,cada linha um céu diferente. Um dia resolvi conhecer a Cultura Racional e surpresa !!! todos os links se conectaram, na sua simplicidade todos os conhecimentos estavam ali contidos.É bom lembrar que ´sabios são diferentes de intelectuais. O Tim Maia era um cara incrível, porém obsessivo.Ñ se domina o animalesco ego da noite para o dia.Lição básica na história de qualquer mestre,como poderia o inspirado Tim servir como exemplo,sua vida diz tudo.Por isso ñ se apeguem em suas loucuras, vamos quardar o que de melhor ele soube fazer, música de qualidade.
A Cultura Racional é simlesmente o máximo.

Anônimo disse...

Para esclarecer aos desavisados: a Cultura Racional não é seita, è puramente um conhecimento. Fanáticos existem em qualquer ramo dessa vida,se o Tim Maia foi um desses o problema foi só dele.

Julio Kzar disse...

Muitos que ouviram as músicas do Tim Maia Racional não prestaram atenção na letra da música "Que legal", quando o Tim declama: "...Cultura racional, os livros Universo em Desencanto, não é religião, não é seita, não é doutrina, não é ciência,
não é filosofia, não é espiritismo,
é um conhecimento, vindo do nosso verdadeiro mundo de origem...".
Nem o Nelson Motta notou isso, coitado...E ainda se diz jornalista...

Anônimo disse...

Poxa cara é incrivel que umas pesoas sem conhecer os fatos dos acontecimentos deturpam e distorsem as coisas, primeiro você Marcão deveria ter conhecido, se inteirado da situação para depois ter escrito estes montes de baboseiras que escreveu, e com certeza as drogas e o álcool continuo fizeram do tim o que fizeram, com certeza não foi a cultura Racioanl que fez isso ou algo parecido, pois a este conhecimento não é contra nada e nem contra ninguem, e sim a favor de tudo e de todos. Fica ai o recado valeu um abração para todos.

Anônimo disse...

Carinhas, acreditar em Tim e no Nelsinho??? Um viveu para loucura, beber e copiar músicas americanas (até trechos inteiros), doou os direitos das músicas sobre e prá CR, se arrependeu e se incharcou de manguaça, culpou o Mestre (aliás uma constante dos medíocres) e o outro vive pra agradar seu ego perfumado de malte... Um leu e não entendeu e o outro não leu, não entendeu e não entenderá e só entende de indicar música pra novelas judaicos-cristãs-marketeiras-globais. Bem taí o recado quem não entendeu, não vai entender mesmo...Quem se importa em entender o outro?

André Andorra disse...

nos estudante de cultura nao importamos se falam bem ou nao ....porque? por queremos todos com o conhecimento na mão .mesmo para falar mal...por que quem esta preparado para se interessar pelo conhecimento nao quer saber se é bom ou ruim só quer ler e reler...o importante é ler e reler .... Salve!!!!!

Julio Kzar disse...

Salve André, é isso aí! Mesmo porque os que falam mal hoje, amanhã estarão elogiando... Digo isso porque sou um dos que falavam mal da Cultura Racional, achando que era "um comércio de livros" do tipo da antiga Amway ou da Herbalife (vc tem que ler o livro e depois divulgar, pra colocar mais gente lendo o livro, entende?). Pois é, eu pensava que era uma coisa assim, mas me enganei redondamente! Quando fui me inteirar do seu conteúdo, vixe! Caí do cavalo! Com isso, já faz mais de 25 anos que estou lendo e relendo e divulgando o conhecimento...
Agora, vejo os enormes benefícios que as mensagens racionais fizeram na minha vida e de muitos outros como eu!
Por isso, não me incomodam se ainda falam mal, pois já fui um deles...
Quando pegarem pra ler, se aprofundarem na leitura, receberem os benefícios e perceberem a profundidade deste conhecimento, aí sim, vão parar de falar mal e passar a falar bem...

Ricardo Reis disse...

Leiam o livro UNIVERSO EM DESENCANTO

leiam e saberão..
pq insistem e falar daquilo q nao conhecem a fundo??????

quer falar sobre o livro entao leia o livro, nao tem segredo!

se vc é curioso e quer saber o q nunca ninguem jamais lhe contou, a origem de tudo e todos provada e comprovada, LEIA O LIVRO

o bem nao é algo para se por em discução é uma forma de orientaçao para todos vcs que desconhecem
o livro!

se o livro nao ajudasse eu nao seria mais um aki pedindo pra todos lerem, se não funcionasse comigo e com muitos q aki esclareceram a verdade nao estariamos como estamos mostrando aos que desconhecem a maior descoberta de todos os tempos

duvida? entao leia oras

PEDRO BARREIROS disse...

O Tim Maia foi como mais um de nós, pobre pensadores mortais que não pedimos pra nascer e nascemos, não nos conformamos em sofrer e sofremos, morremos e não queremos. E nesse espaço que divide do nascer ao morrer, aprendemos, desaprendemos, gostamos, desgostamos, amamos, odiamos, prezamos, desprezamos, fazemos, desfazemos, contruímos, destruímos, tudo isso sem sabermos o por quê. Apenas vamos nos "entupindo" de valores que consideramos certos e dignos. Não há beleza e dignidade onde um dia temos que morrer e nosso corpo apodrecer como qualquer coisa com prazo de validade vencido. Se o certo é nascer , sofrer e morrer, porque não nos conformamos com este certo? E ainda tem pessoas que vivem "fuçando" o chão a vida inteira e quando se vêem na eminência da morte, dizem que cumpriram uma missão na terra, fora pessoas boas e há um lugarzinho sabe-se lá onde que herdarão como prêmio por ter se "melado" na lama! É mole?!

JUDITE RACIONAL 301235 disse...

Tim Maia com seus comentários maldosos e com a falta de respeito por quem tentou fazer dele um homem de respeito, tirá-lo das drogas e do alcool,mudar a sua vida infeliz; só fez mal a si mesmo. A minha pessoa ele fez um grande bem pois quanto mais ele falava mal da Cultura Racional e os jornalistas idiotas lhe davam crédito, mais eu tentava descobrir como encontrar este Livro maravilhoso que todos devem conhecer, ler com atenção pois este Livro só nos transmite paz , amor e concórdia e tem mais .Não é próprio de pessoas inteligentes faqzer comentários daquilo que não conhecem.devemos respeitar a tudo e a todos.

Anônimo disse...

a ultima coisa que essa onda é é Racional, não tem nada de ciência e os livros ainda são mal escritos, uma grandissima besteira, alias como um punhado de outras . . .

Julio Kzar disse...

Muito bem, anônimo, vc acertou! A Cultura Racional não tem nada a ver com a CIÊNCIA DO PENSAMENTO, pois foi feita para DESENVOLVER O RACIOCÍNIO da humanidade, enquanto A CIÊNCIA DO PENSAMENTO, só vive de hipóteses, teorias, teses, suposições, experiências e até hoje não deu solução para os dois maiores problemas da humanidade, que é o SOFRIMENTO e a MORTE!
Vc, com certeza, se julga um sabichão (sábio do chão, sai, bichão!), mas também só diz besteiras... só fala asneiras, por não pesquisar a fundo e assim poder falar com base e com lógica, com provas e comprovações...
A Cultura Racional foi redigida na linguagem do povo, do jeito que o povo fala e escreve, para o povo humilde entender... Por isso, os supostos "erros" de português contidos na obra UNIVERSO EM DESENCANTO foram ali introduzidos de forma "proposital", pois esta obra não visa agradar aos intelectuais de "meia pataca", aqueles que dizem que sabem tudo, mas não sabem nada!
Muitos desses supostos intelectuais acabam se "emaranhando" no que chamam de "erros" e deixam de prestar atenção no conteúdo da obra, este sim, repleto de benefícios.
A Cultura Racional é como uma montanha cheia de cascalhos, mas com muitos brilhantes em seu interior. Os cascalhos são os supostos "erros" e as repetições. Se queremos encontrar os brilhantes, temos que garimpar os cascalhos. Só assim, daremos valor aos brilhantes...E que brilhantes!
Os brilhantes são o grande prêmio de todo bom garimpeiro...

PEDRO BARREIROS disse...

as principais coisas que devemos saber é: por quê sou matéria? quem me fez de matéria? quem criou a matéria? por quê a matéria é autodestrutiva? o que foi antes matéria? o que será depois matéria? Como posso deixar de ser matéria? Se soubessemos somente estas questões, nos libertaríamos da escravidão dela. Mas, por o nosso "intelecto" ser derivado da própria matéria, não nos libertamos. Um ser inferior, por si só, não se autodefine. Só a CULTURA RACIONAL pode nos liberta desta escravidão, por não ser um ingrediente do chão. Só estudando os livros UNIVERSO EM DESENCANTO podemos comprovar esta realidade. Por quê a matéria é a nossa carrasca? Porque temos que manter um corpo material, sustentado pelos elementos do próprio chão, da água e do ar. Temos que trabalhar (não que isso seja ruim, mas necessário!), para nos alimentar, vestir, etc. Mas, como todo escravo, nos contentamos com esse "pão mofado" que recebemos ao longo da vida. Aceitamos de bom grado esta escravidão, aceitamos ser escravos, desde que tenhamos aquilo para alimentar as nossas ilusões (passeios, diversões, coisas à comprar, lugares à ir, coisas à fazer), todo para entupir este vazio impreenchível. Somos eternamente insatisfeitos, nunca nos conformamos com que temos. Sempre na inútil busca do "Baú de Tesouro no fim do Arco-Íris". Não encontramos nem o fim do arcor-íris e nem este baú de tesouro. Ambicionamos tudo, que na verdade é nada. Mas, que ambição é esta que não melhora em nada a nossa vida, ao contrário, multiplicamos o nosso sofrimento e transferimos para as gerações futuras através das esperanças, o legado na nossa miséria. Porque a esperança renova tudo e assim caminha a triste humanidade para a derrota de si mesma. A maior ambição do mundo, é não querer fazer mais parte dele. e só através dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO podemos dá solução deste engodo de se chama vida terrena.

Isadora disse...

Falando Sobre o Tim Maia...
Só tenho a dizer que...
Existem fanáticos para td.
Fanáticos por futebol, por religião, ...
e muitas outras coisas.
Você nunca pensou: "Meu deus como alguns
religiosos são bobos, como podem acreditar 'NISSO'"?.
Já ouvi mt isso dos outros.
Eu por ter experimentado participar
de algumas religiões para conhece-las melhor,
respeito as opiniões alheias.
Certos de que sempre existirão fanáticos, não
importa do que seja, como já disse, não podemos
julga-los . Porém lembrando, Cultura Racional NÃO
É RELIGIÃO e sim um conhecimento sobre a nossa
natureza de origem. Além disso a CR não é contra
nd, é a favor de td e de tds.
Mas o que esperar de uma pessoa que mergulha de cabeça
achando que Cultura Racional faz milagres?
É a msm coisa que acontece com um sujeito que vai para a
igreja pq não aguenta mais os seus vicio, seu problemas e
tal. Ele entra na igreja achando que vai acontecer um milagre
na vida dele, e de repente ele vê q não "funcionou" ai ele se
revolta e sai fora. Isso não acontece com tds, lógico.
Isso é nada mais nada menos que força de vontade, o fato de entrar
para a igreja ou conhecer uma cultura diferente nem sempre resolve,
pq isso, depende da força de vontade do individuo. Então não se pode
julgar a Cultura Racional pela desilusão de uma pessoa, pois, o MJC já
bem dizia CULTURA RACIONAL NÃO FAZ MILAGRE ! Nós estudamos pra desenvolver
o raciocínio e voltar ao nosso mundo de origem,mas , sabemos que msm com o
livro na mão nós temos q estudar, trabalhar e ganhar o nosso dinheiro
para podermos viver enquanto ainda estamos aqui.
Então se ele jogou td pro ar e achou q a cultura iria dar o que comer para
ele, foi erro DELE.

ENTÃO, NO MEU PONTO DE VISTA, ELE SE ILUDIU COM ELE MESMO, NÃO FOI A CULTURA
RACIONAL QUE O ILUDIU.

''ACABOU-SE O ENCANTO'' disse...

ALGUEM QUE SEGUE QUALQUER TIPO DE RELIGIÃO, SEITA DOUTRINA, OU FILOSOFIA, É NUM DIA ACORDA COM CRISE EXISTENCIAL É QUER TOMAR UM GORO, FUMAR MACONHA, É COMER CARNE VERMELHA QUE E O SIMBOLO DO CANIBALISMO; PROVALVEMENTE ESTE VOLTOU PARA O SEU ANTIGO CAMINHO... '' EM TEMPO: CULTURA RACIONAL ATÉ ONDE EU SEI, NÃO E SEITA, DOUTRINA MUITO MENOS FILOSOFIA OU RELIGIÃO. E UM CONHECIMENTO DO VERDADEIRO NATURAL! A MAIORIA AINDA NÃO ENTENDEM OU ACEITAM, MAS ENTENDERAM.

''ACABOU-SE O ENCANTO'' disse...

ALGUEM QUE SEGUE QUALQUER TIPO DE RELIGIÃO, SEITA DOUTRINA, OU FILOSOFIA, É NUM DIA ACORDA COM CRISE EXISTENCIAL É QUER TOMAR UM GORO, FUMAR MACONHA, É COMER CARNE VERMELHA QUE E O SIMBOLO DO CANIBALISMO; PROVALVEMENTE ESTE VOLTOU PARA O SEU ANTIGO CAMINHO... '' EM TEMPO: CULTURA RACIONAL ATÉ ONDE EU SEI, NÃO E SEITA, DOUTRINA MUITO MENOS FILOSOFIA OU RELIGIÃO. E UM CONHECIMENTO DO VERDADEIRO NATURAL! A MAIORIA AINDA NÃO ENTENDEM OU ACEITAM, MAS ENTENDERAM.

Anônimo disse...

Peraí, deixa eu ver se entendi?!?!?
Antes da CULTURA RACIONAL ele bebia, fumava e usava outras drogas, certo?
Durante seu ciclo na CULTURA RACIONAL, ele parou de usar isso tudo, certo?
Mas fica a pergunta, o q é melhor? Beber, fumar, e usar outras drogas ou ficar limpo?
Entendi, verdade, ficar drogado é melhor né!!!
A mídia (Globo) dizendo q ser careta é ruim, q o legal é usar drogas? tsc tsc, belo exemplo para se seguir, enfim, cada faz o q quer da vida.
Uma boa passagem para todos nós.

Anônimo disse...

interessante é que a galera racional é super antenada. sempre vejo o povo comentando nos blogs e sites.

mesmo assim, faça como eles dizem: leia o livro. ou tente... tentei ler o volume 1, e não consegui passar de umas 30 páginas. é uma lavagem cerebral sem fim. chega a doer o cérebro. nada faz sentido. o livro não fala nenhuma coisa com coisa alguma. é realmente inacreditável, e existem 1000 volumes com o mesmo assunto.

o problema é que isso tudo é passado como coisa séria. o autor dos livros na verdade é um dos maiores dadaístas que já existiram. os livros são o finnegans wake da loucura. deveriam ser avaliados por esse ponto de vista.

Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcão disse...

Longe de mim querer ofender quem quer que seja e, se alguém da tal Cultura Racional se sentiu assim, peço perdão. Mas nunca imaginava que esse post fosse gerar tanta polêmica e ainda ser acessado quase dois anos e meio depois de ter sido escrito. Sobre o livro "Universo em desencanto", eu também li (afinal, o Tim Maia insiste tanto nas músicas...). Sem ofensas, mas me diverti muito.


Um abraço (racional) a todos!

Anônimo disse...

Bom dia pessoal! Conheco pessoas que falam mal de Socrates, Platão, Nelson Rodrigues e NUNCA leram absolutamente nada sobre eles. A mesma coisa, são pessoas que nunca leram os livros Universo em Desencanto e ficam criticando. A leitura, é importante para todos. Quem critica alguma coisa sem conhecer, demonstra ser arrogante e ignorante. Vamos ler, para depois opinar com inteligencia, sobre o que leu. Boa leitura para todos. Oldack.

Anônimo disse...

Enfim ...

Sou Ateu e sético de mais para acreditar em vidas pós terrenas, mas como qlq pessoa de bom senso, para criticar comecei a ler o livro "Universo em Desncanto".
Acredito que não se pode chamar de louco aquele que crê na Cultura Racional, pois os cristãos ou mulçumanos também não podem ser chamados de loucos por acreditarem em Jesus ou Alá.
Cada um segue o que quer, acredita no que quiser, vejo contradições na Bíblia, vejo coisas sem lógica no Universo em Desencanto. E não venham me dizer que não é uma Seita;
"é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, enquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social."

As pessoas tem mania de associar seita a um conceito pejorativo, esse por sua vez não existe.

Enfim ... Cada um acredita no que lhe faz bem.
TIM MAIA nunca foi exemplo para niguem, ele nunca quiz ser,então porque seria um exemplo sobre "todo mal" que a Cultura Racional representa ?

O Importante é ser feliz, cada um com suas ideologias de vida, cada um com suas particularidades, deveriamos nos preocupar mais em nossas contruções intelectuais do que em criticar os outros.

raquel disse...

Parece que o Tim nem leu o primeiro livro todo...não podemos então dizer que ele conhecia de cultura racional...que pena! Um conhecimento magnífico!Não se compara com nenhuma filosofia desde mundo material.Não podemos confundir com religião, seita, em fim...O importante é não falar sobre aquilo que não conhecemos.Assim fazem os sábios.Podemos sim falar sobre a boa música de Tim Maia.

Leandro disse...

O que a mescalina confunde, só o goró desanuvia...
Estou contigo e não abro, Marcão!

Daniella Barros disse...

Gente, quem disse que a Cultura Racional proíbe, carne vermelha, sexo ou bebida alcólica??? se ele largou foi porque quis e porque provavelmente precisava já que estava exagerando...ele entrou de cabeça...tudo tem limite.

Anônimo disse...

É incrível como as pessoas tem a necessidade de serem manipuladas. Tem a coragem de dizer que são seres superiores. É como diz o ditado: "Todo dia sai um otário de casa".

E você? Já leu o livro?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Julio Kzar disse...

É interessante como as pessoas fazem postagens anônimas pra falar daquilo que não conhecem sem porem a cara na reta...
Essas sim são pessoas manipuladas, estão com o cérebro "sujo", daí uma necessidade de uma lavagem cerebral geral, total pra limpar o cérebro de tanta podridão acumulada durante 21 eternidades pensando e imaginando só porcaria. Mas tem uns que nem lava-jato dá jeito... rsrsrs.

Julio Kzar disse...

Muito pelo contrário, o estudante da CULTURA RACIONAL não é nenhum "manipulado", uma vez que através do estudo adquire conhecimento, sabedoria, sapiência, discernimento, equilíbrio, harmonia, paz, fraternidade e concórdia...
Manipuladas são essas pessoas que seguem padrões de comportamento pré-determinados pela sociedade de consumo capítalista, que usam os meios de comunicação (Rede Globo) para disseminar eimpor seus dogmas e paradigmas. Estão criando verdadeiros robôs manipulados, seres robotizados para andar feitos bonecos usando tênis de marca e roupas de grife que seus salários mal dão pra comprar, alem de celurares, ipods, ipads e outros badulaques e gadgets de última geração empurrados guela abaixo do populaxo pela mídia escravagista.
São essas pessoas que dão crédito a esse tal Nelson Motta, filhote bastardo de Roberto Marinho, que só diz asneiras em seu livro de jornalismo picareta sobre a vida do Tim Maia.

Se o Tim Maia não tivesse everedado pelo caminho das drogas, do álcool e da loucura, do qual foi livrado pela Cultura Racional, mas preferiu retornar à louca vida louca, ele teria sido um compositor ainda melhor. Tanto que as melhores composições de sua carreira surgiram quando ele estava na CULTURA RACIONAL. De cabeça limpa, de cuca fresca, livre do álcool e das drogas (a carne vermelha e o sexo foi por conta dele, como sempre um exagerado) produziu pérolas que fazem sucesso até hoje no mundo inteiro. Pérolas musicais que todo mundo adora, dança e das quais só falam bem. Procurem entender a Cultura Racional para saber porque essas músicas mexem com a cabeça de vocês...

geraldo santo disse...

eu sou geraldo santo sou estudante da cultura racional desde 2005 antes seguia uma religiao onde era proibido beber fumar jogar sexo alguns passeios como uma boa praia um bom clube e outras
diversoes que a vida oferese. para mim beber fumar jogar usar drogas nunca usei nem aconselho ninguem usar,mas na cultura racional aprendi que tudo e permitido e a gente decide o que e bom pra gente pois nao existe nenhuma proibiçao,a cultura nos ensina a ser livres pois nao temos um lider religioso e nem precisamos de lider pois o conhecimento nos da entendimento para escolher o que e
bom para nos.Um anonimo disse que isso é lavagem cerebral,pois eu o aconselho que ele leia os 21 livros a replica e a treplica e os faciculos para limpar a mente,pois em determinado trecho da cultura diz que esses que le um pouco e acha que so tem asneiras, esses estao precisando de uma lavagem pois esta com a mente impreguinada de fezes.............

Racional disse...

Sou estudante de Cultura Racional, faço sexo sem fins carnais, como carne e sou muito feliz pelo conhecimento dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO. Porque tudo o que é demais faz mal, inclusive o fanatismo, como no caso do Tim Maia. Mais ainda, quanto mais estudamos os livros de Cultura Racional, mais desenvolmemos, mais nos conhecemos e com isto sabemos quais nossos limites, e viva a vida! O bem mais precioso que possuímos e desta forma devemos aproveitá-la, melhor ainda se for com O CAMINHO DO BEM. Ainda digo, mesmo falando contra a Cultura Racional para a imprensa, ele foi o maior divulgador deste conhecimento, e continua sendo!!!

Racional disse...

AAAhhhh escrevi errado no comentário, faço sexo COM fins carnais heheh

Patricia disse...

O ANIMAL RACIONAL é assim mesmo, confuso, desconfiado e comodista. É muito mais fácil falar de algo sem conhecer e julgar antes de dedicar um tempo precioso de sua vida para se conhecer e conhecer a Verdades das Verdades, que é somente uma, a Energia Racional, contida nos Livros Universo em Desencanto da Cultura Racional. E se não acredita leia para conhecer e sentir, mas não apenas o 1º Volume, achando que já viu tudo e sabe de tudo, e sim os 1000 Livros. O SABER NÃO OCUPA LUGAR, mas entendo que é preciso ter um certo amadurecimento para captar as mensagens do Racional Superior. Mas com o tempo até os bichos Racionais se darão conta.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém pudesse me confirmar ou esclarecer (sem querer ofender e nem criticar) mas que julgo importantes. Por gentileza sem longos discursos ou postagens enormes. O que me intressa é saber da verdade destes 2 fatos. E agradeço antecipadamente.

1- É verdade que não se pode emprestar livros da CR para outras pessoas? Por que?

2- Tim Maia fez acusações que julgo gravissimas, como por exemplo, que o “fundador” ou “criador” da CR era bígamo ou algo do genero? É verdade esta denúncia?

PEDRO BARREIROS disse...

Claro que pode emprestar ou até dar se quiser. Na verdade, isso foi um erro de interpretação no passado que foi se espalhando de boca em boca. Enquanto essa acusação do Tim Maia, sinceramente! Quem Tim Maia poupou da sua metralhadora de acusações, ele brigou com Deus e o mundo e se irritava quando não era atendido em seus interesses. Até onde eu sei, ele queria era fatura com as vendas dos livros e isso, é claro é proibido no meio Racional.

Bruno Prinz disse...

Quem leu apenas até o livro 1 da cultura racional, conheceu menos de 10 por cento do conhecimento de cultura racional, já que o livro possui mais de 1000 exemplares. Portanto obviamente não tem critérios o suficientemente bem definidos para fazer um julgamento preciso sobre a leitura. Uma coisa é o conteúdo transmitido, outra completamente É A INTERPRETAÇÃO DO MESMO, que cada pessoa faz de acordo com as referências mentais que possui sobre determinado tema ou assunto. O que beneficia alguém que lê o conhecimento, não é o livro, mas sim o como a pessoa aproveita os conhecimentos ali transmitidos em sua vida cotidiana, e para tal, é preciso interpretar corretamente suas mensagens, e para interpretar corretamente o que é transmitido no livro da cultura racional, não basta ler o livro 1 apenas, nem tão pouco ler os mil livros sem a atenção necessária, pois quem lê algo sem atenção e discorda ou fica impugnando conceitos sem dominar um assunto, não pode chegar a bons resultados e prova que não respeita tal assunto. Só existe uma forma de conhecer a cultura, que é LENDO ATENTAMENTE, quem lê só até o primeiro livro conhece menos de 10 por cento, e quem lê com a atenção necessária os demais volumes está pronto para ser preciso em seus comentários.

Simples assim.

Roberto Correa disse...

Universo em Desencanto.
Já li os livros e continuo vez ou outra lendo, relendo...
Serve a meu ver, para botar a humanidade no seu verdadeiro lugar. Começa-se a entender o que realmente somos o porque dessa degradação e aí sim, uma vez se conhecendo, começar a galgar os degraus da volta a um mundo donde viemos e com o tempo ir se desenvolvendo mentalmente aré entender o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Só lendo mesmo podemos entender toda essa maravilha de obra. Boa leitura, boa colheita.

Ametista disse...

Rose Campos disse...
Para aqueles que acham que os livros da Cultura Racional é mais uma forma de extorquir dinheiro das pessoas, aqui vai uma dica: no site
www.4shared.com/dir/qoDGkC3b, vcs baixam os 21 volumes da obra: "UNIVERSO EM DESENCANTO", gratuitamente.
Portanto, quem ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, após ler todos estes posts, vá até lá e boa leitura para todos.
Gde. Abraço........................

Ametista disse...

Rose Campos disse...
Para aqueles que acham que os livros da Cultura Racional é mais uma forma de extorquir dinheiro das pessoas, aqui vai uma dica: no site
www.4shared.com/dir/qoDGkC3b, vcs baixam os 21 volumes da obra: "UNIVERSO EM DESENCANTO", gratuitamente.
Portanto, quem ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto, após ler todos estes posts, vá até lá e boa leitura para todos.
Gde. Abraço........................

Ametista disse...

Rose Campos

Julio Kzar disse...

Muito bem lembrado Ametista! Cultura Racional é para o bem da humanidade e não para o comércio da exploração! Por isso, está ao alcance de todos! Infelizmente, apenas uns poucos estão percebendo sua grande importância para o desenvolvimento e evolução da humanidade, confundindo com seita, religião e espiritismo, quando na verdade, a Cultura Racional não é nada disso! Trata-se da Cultura do Desenvolvimento do Raciocínio, contido na glândula pineal do ser humano. Muitos que não conseguem alcançar esse elevado conhecimento, por viverem chafurdados na matéria, ainda ficam falando asneiras e abobrinhas...Espero que um dia acordem, e que não seja tarde demais!

Anônimo disse...

Tim maia hoje depois de morto ainda esta divulgando a cultura racional isso não é o máximo!já dizia o sr Manoel. que Tim maia divulgaria acultura racional depois de morto.e quantos hoje estuda através dele. passou aconhecer cultura racional através dele!eu mesma muitos já me abordaram nas ruas quando estou com o uniforme da banda racional perguntando onde pode adquirir o livro universo em desencanto do Tim maia rsrsrsrsrsr é a natureza que comanda tudo e todos nós não sabemos nada!nem o porque nascemos nesse mundo, nem o porque do mundo,todos falam como um papagaio que aprendeu a falar.tem esse corpo de matéria e se acham lindos e maravilhosos.semelhança de DEUS. que lindos tratem de sua evolução cósmica.quero ver quando forem velhinhos e com um pauzinho na mão. irão ver o quanto se iludiram com a matéria.são seres contraditórios.riem da qui a pouco estão chorando.cheios de emoções desequilibradas.olhem pra falar de qualquer assunto tem que conhecer.vcs não prederam isso na
escola??.conheçam a cultura racional estudando os livros universo em desencanto.e não fiquem ai falando asneiras .salve a todos!!

Anônimo disse...

Tim maia hoje depois de morto ainda esta divulgando a cultura racional isso não é o máximo!já dizia o sr Manoel. que Tim maia divulgaria acultura racional depois de morto.e quantos hoje estuda através dele. passou aconhecer cultura racional através dele!eu mesma muitos já me abordaram nas ruas quando estou com o uniforme da banda racional perguntando onde pode adquirir o livro universo em desencanto do Tim maia rsrsrsrsrsr é a natureza que comanda tudo e todos nós não sabemos nada!nem o porque nascemos nesse mundo, nem o porque do mundo,todos falam como um papagaio que aprendeu a falar.tem esse corpo de matéria e se acham lindos e maravilhosos.semelhança de DEUS. que lindos tratem de sua evolução cósmica.quero ver quando forem velhinhos e com um pauzinho na mão. irão ver o quanto se iludiram com a matéria.são seres contraditórios.riem da qui a pouco estão chorando.cheios de emoções desequilibradas.olhem pra falar de qualquer assunto tem que conhecer.vcs não prederam isso na
escola??.conheçam a cultura racional estudando os livros universo em desencanto.e não fiquem ai falando asneiras .salve a todos!!

Bette disse...

é verdade Tim maia se fanatizou. era da natureza dele ser assim.a min também pessoas me param na rua querendo saber da cultura do Tim maia
na cultura racional não tem fanatismo
é tudo natural com o tempo.não existe milagres.e a cura de todos os males não é da noite para o dia é natural. essa é a verdadeira cura .vai na causa do problema.e pessoas fanáticas de natureza. entram para cultura racional e continuam com os mesmos manejos.mas cultura racional não é contra nada e nem minguem.é como a internet aceita tudo rsrsrsrs porque todos são filhos de DEUS,ele é puro amor verdadeiro nós é nos digladiamos por querer um ser melhor que o outro.falar mais bonito. e querer que sua verdade prevaleça.mas DEUS sabe quem é quem e que todos nós temos defeitos.quem estuda os livros universo em desencanto sabe, tem provas e comprovações e se larga o livro é pura confusão da própria pessoa.que precisava ler mais ainda para
entender.o que as vezes outro entende com mais facilidade.por estar com menas energia negativa em cima dele.daí larga e começa a meter o pau. cuspir no trato que
comeu .mas isso é do ser humano mesmo. é compreensível.

Anônimo disse...

Eu li o livro. E, sinceramente, tem que ser muito IRRACIONAL para acreditar no que ele diz.

Blog do Sebastião disse...

Queiram ou não, o maior expoente desse ramo aqui foi o doidão Tim maia, se ele caiu fora e sentiu-se bem, melhor não teimar.

Blog do Sebastião disse...

Queiram ou não, o maior expoente desse ramo aqui foi o doidão Tim maia, se ele caiu fora e sentiu-se bem, melhor não teimar.

Universo Encantado disse...

Se não fosse o Tim Maia ninguém saberia o que esse culto vagabo ae. Quem está com a cabeça lavada não tem jeito.

E não venham me falar de Globo, carne, drogas e tal.

A ciência tá aí comprovando as loucuras do Tim que eram mais racionais do que o seu Jacintho Leite Aquino Pinto.

O melhor comentário foi o de um anônimo, Dadaísmo e Finnegans Wake da loucura x1000!

Moral da história: Se vc for tomar mescalina, não faça conclusões apressadas demais durante um tempinho.

E eu li o "livro", é melhor que Gurdjieff ou os evangélicos. Boa sorte procês.

ANTONIO disse...

"VOCE VE O SISCO NO OLHO DO SEU IRMAO, MAS NAO VES A TRAVE NO TEU OLHO" SE VOCE PUDER SER UMA LUZ PARA VOCE, VOCE SERA UMA LUZ PARA OS OUTROS... SO ISSO PODERA AJUDAR!" O REINO DE DEUS ESTA DENTRO DE VOZ E TAMBEM FORA" (Evangelho de Jesus Cristo, segundo Tome) do livro "A SEMENTE DE MOSTARDA / OSHO, Leia tambem, este livro para saber o que o Sr Manoel quer dizer quando diz:VERDADEIRO NATURAL, NATURAL DE HUMANOS!!!

Anônimo disse...

para a maioria dos inconscientes materialistas a violencia,a fome,as tragédias,etc são acontecimentos naturais do mundo por que eles não resolvem nada? todos são encantados! então leiam o livro

Ivone disse...

estudo CULTURA RACIONAL e cada vez me sinto melhor,ainda mais sabendo que não vamos mais nascer nesse buraco fedido...
não bebo alcool,nem fumo ou me drogo ,pois fugir não adianta......
não como carne em respeito aos animais e a saúde...
conheço estudantes que ainda comem carne,fumam .....estão com hipertensão ,tumores,....vivem doentes...mas lutam pra se limpar...pois sabem que influencia magnética vampiresca sanguinária um dia vai acabar...a cultura não proíbe nada, é nós que decidimos como queremos viver...tim maia podia ter continuado na sua loucura e lendo a cultura...aos poucos se libertaria das ilusões...teria mais saúde e paz...

Anônimo disse...

Quando Tim Maia abraçou a Cultura Racional foi em busca de paz . Algo que o colocou em contato consigo, mas que ao mesmo tempo o colocou em contato com seus desejos mundanos.

Este choque foi percebido como uma mudança de atitude, mas foi um adormecimento do desejo.

E quando a paz tornou-se uma opção, o desejo voltou com tudo com a missão de compensar o "tempo perdido".

Como isto não é possível, veio a raiva e argumentos mensuráveis se tornaram parâmetro. Este foi o momento da primeira verdadeira reflexão do poder do desejo com seu interior, e infelizmente sucumbiu. "Não é que eu vou fazer igual, eu vou fazer pior..."

Acho que na verdade ele acusou a Cultura de não ter sido paternalista o suficiente para, mesmo ele se esforçando um pouquinho, ter lhe dado a mão durante todo o caminho, esquecendo que o caminho é trilhado sozinho na hora da verdade.

Anônimo disse...

Quando Tim Maia abraçou a Cultura Racional foi em busca de paz . Algo que o colocou em contato consigo, mas que ao mesmo tempo o colocou em contato com seus desejos mundanos.

Este choque foi percebido como uma mudança de atitude, mas foi um adormecimento do desejo.

E quando a paz tornou-se uma opção, o desejo voltou com tudo com a missão de compensar o "tempo perdido".

Como isto não é possível, veio a raiva e argumentos mensuráveis se tornaram parâmetro. Este foi o momento da primeira verdadeira reflexão do poder do desejo com seu interior, e infelizmente sucumbiu. "Não é que eu vou fazer igual, eu vou fazer pior..."

Acho que na verdade ele acusou a Cultura de não ter sido paternalista o suficiente para, mesmo ele se esforçando um pouquinho, ter lhe dado a mão durante todo o caminho, esquecendo que o caminho é trilhado sozinho na hora da verdade.

Anônimo disse...

N e contra nada nem contra ninguem

Anônimo disse...

A razão é RACIONAL a emoção é do bicho

Unknown disse...

roubada? que hipocrisia kkkkkkkkk vai ler e entender pra aí querer julgar alguma coisa! Tim Maia foi um grande homem, porém mal influenciado, sua melhor fase foi a racional! Sem drogas , livre de todo mal, porém pra pessoas como esta que postou aqui, era uma roubada, então drogas e bebidas deveriam ser o caminho melhor pra todos? leiam o livro e irão compreender !

Anônimo disse...

Oi pessoas bom graças a Deus o tim teve a oportunidade de abandonar essa cr antes de morrer bom se ele era louco ou não eu não sei mais que manoel jacinto coelho sendo homem pecador que já havia se casado 3 vezes e teve 9 filhos isso ninguém pode esquecer há e que ele morreu foi velado e cpultado assim como todos os homens isso também sei que é verdade então não acredito que Deus iria se materializar em um homem como este fora outros fatos que provam que tudo isso de (cr) (ud) são grandes bobagens para enganar pessoas que precisam que um livro diga o que ela é pq ela mesma não se entendi isso é para aqueles que não cnhecem a Deus e querem enventar um geito mais facil de chegar a ele de uma coisa eu sei Deus terá muita mais misericórdia dos que se arrependerem como o tim do q de outros q além de se enganarem qurem enganar ha muitos lembrem-se Jesus disse :Eu sou a verdade o caminho e a vida ninguém vem ao pai se não for por mim.a cova de Manoel jacinto coelho esta no rio de janeiro com certeza sua familia guarda os seus ossos mas a de Jesus esta em Jerusalém e nela esta escrito com tantas provas verdadeiras que ele ñ esta lá pq ele ressucitou glórias a Deus pois ele nos da a verdade para vermos com clareza as mentiras e enganos dos homens

Unknown disse...

Uma grande picaretagem é cr vocês são tão desenvolvidos no raciocínio q mesmo depois de lerem tantos livros comentem erros de escrita a torto e a direta kkkkkk

Unknown disse...

É incrível como vcs usam a mentira e o engano para se mostrarem certos quanta ipocresia não acreditam na bíblia sagrada mas nas praças para confundir as pessoas citam versículos de apocalipse vcs são a raça da mentira e do engano racional

Anônimo disse...

O ser humano dão suas opiniões clareadas pelo pensamento e imaginação fruto das duas mecânicas material. Os seus conhecimentos, frutos desta criação, não sabe solucionar a causa do pensamento e nem da imaginação.Porque só usamos 10% de nossa capacidade mental?Porque já provada cientificamente que a glândula pineal esta paralisada? que é a jurisprudência o raciocínio.
Vejo muitas opiniões formadas e são respeitadas, mais como falar de uma fonte se dela nunca saciou apenas a curiosidade.Falar todos falam mais provar e comprovar já é de outra esfera,vamos conhecer meus irmãos para dai termos opiniões que sejam frutíferas com base e logica da quilo que desconhece.Salve a todos por que todos estão salvos.

Unknown disse...

O ser humano dão suas opiniões clareadas pelo pensamento e imaginação fruto das duas mecânicas material. Os seus conhecimentos, frutos desta criação, não sabe solucionar a causa do pensamento e nem da imaginação.Porque só usamos 10% de nossa capacidade mental?Porque já provada cientificamente que a glândula pineal esta paralisada? que é a jurisprudência o raciocínio.
Vejo muitas opiniões formadas e são respeitadas, mais como falar de uma fonte se dela nunca saciou apenas a curiosidade.Falar todos falam mais provar e comprovar já é de outra esfera,vamos conhecer meus irmãos para dai termos opiniões que sejam frutíferas com base e logica da quilo que desconhece.Salve a todos por que todos estão salvos.

Rafael disse...

A verdade deve ser dita, a Cultura Racional ainda não é para todos, é uma perspectiva de realidade impensável para a maioria dos humanos. Os seres humanos ainda acreditam que é mais importante "TER" do que "SER", acham que colocar flores no túmulo vai redimir uma vida inteira de erros e sofrimento causados. Acho que ouviremos muitas estórinhas de Adão e Eva ainda, as pessoas não aceitam as coisas pelo amor, então que venha a dor. Depois que começarem a estudar verão como tudo se conecta, as dúvidas mais intimas solucionadas. Leiam o livro e deixem de ser algózes de si mesmos.

Anônimo disse...

O engraçado disso tudo é que um ser que se julga "Racional" consegue ser levado por essas lorotas todas que estão escritas nesse livro.
Não tem nexo nenhum o que está escrito, quanto mais você lê, mais "Racional" você fica.
Tenho pena de quem acredita e perde seu tempo tempo lendo coisas sem nexo e repetidas. Tipo uma lavagem cerebral.

Aquele véio deveria estar também tomando alguma coisa pra bostejar tanto.

Anônimo disse...

Eu vou ler esse livro! mais só se alguém me emprestar porque comprar uma ideologia que se diz bondade tá por fora!

SEM JULGAMENTOS INFUNDADO disse...

Procura os livros na Internet. No site da cultura Racional tem. Caso vc se identifique, compre e tenha.
Eh maravilhoso. Não eh.contra nada e nem ngm. E além do mais o bem estar que proporciona é incomensurável. Boa leitura!

SEM JULGAMENTOS INFUNDADO disse...

Procura os livros na Internet. No site da cultura Racional tem. Caso vc se identifique, compre e tenha.
Eh maravilhoso. Não eh.contra nada e nem ngm. E além do mais o bem estar que proporciona é incomensurável. Boa leitura!

John disse...

coach outlet store online
coach outlet
coach outlet store online
michael kors outlet online
designer handbags
louis vuitton handbags
kate spade
cheap oakley sunglasses
kd shoes
ralph lauren uk
coach outlet online
coach factorty outlet
ray-ban sunglasses
timberland boots
coach outlet store online
gucci bags
michael kors outlet
tods outlet
michael kors outlet
asics outlet
kevin durant shoes 8
ray ban wayfarer
beats wireless headphones
ugg outlet
adidas superstar
lebron james shoes
polo ralph lauren
toms shoes
nfl jerseys
michael kors outlet clearance
gucci outlet
cheap nfl jerseys
lebron james shoes
nike air max
jordan 11s
coach factory outlet
2016323yuanyuan

Anônimo disse...

Hipocrisia é o correto.

Unknown disse...

Que matéria tendênciosa kkkkk

Justiça Natural disse...

pq todo seguidor do racional escreve errado?

Julio Kzar disse...

Nem todo estudante de CR escreve errado, Justiça Natural. As pessoas escrevem de acordo com seu grau de instrução. Já vi até pessoas de países ricos como os Estados Unidos escreverem errado... Isso não é nenhum demérito! Também não depende de classe social. Tem pessoas analfabetas que são milionárias e graduados em universidades que são pobres. Muitos pobres de espíritos, o que é ainda pior!

Unknown disse...

Religião, a pior desgraça que já foi criada até hoje para iludir e manipular as pessoas. Não venham com mimimi e não confundam fé, crer em algo maior e superior com religião. A primeira não precisa nem depende da segunda. Está dentro de cada ser. Fica a dica. Marcelo Gomes.

Anônimo disse...

Só não comentam que foi a melhor fase da vida dele. Onde ele não se drogava, era consciente e fez suas melhores e mais bonitas músicas,que fazem enorme sucesso até hoje. Não conhecem o livro e querem julgar. Cultura Racional não proíbe nada,todos temos nosso livre árbitro,temos que utilizar dentro do respeito e sem exageros. Cultura Racional é fazer o bem sem olhar a quem.Sr. Manoel era um homem de muito correto e digno de todo respeito.No Retiro Racional aonde são confeccionados os livros, todo o respeito é pouco e lá homens ficam de um lado e mulheres de outro, existe todo o respeito.

Unknown disse...

Não se comenta, porque o natural dos tortos é sexdrogar, beber, anestesiar o cérebro com muito álcool para ver melhor como o Tim Maia. Na sociedade ocidental é assim, inteligente é concluir o certo ou o errado baseado na frustração do outro. Sendo assim, o que seria dos cursos de graduação cujo os alunos desistem de concluir ,ainda antes da metade do curso,e saem da universidade falando mal do reitor e dos professores!?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você leu, mas não estudou. Assim, como o Tim Maia que não concluiu o curso de Vamos nos Conhecer. Parou antes da metade sem entender nada e achando que entendeu tudo. Marcão, todo jornalista é tendencioso. Sim, porque tende a induzir a um entendimento só. O que ninguém conta é a versão do que pertencem ao meio Racional. A versão única e absoluta da verdade é a de um adepto da "vida louca"... Não que ele não fosse uma pessoa digna, afinal, todos somos filhos de DEUS, drogados ou não! Mas toda história tem três versões: a de quem contou, a de quem ouviu e a da outra parte que nesse caso é a CULTURA RACIONAL. Mesmo que o Sr Manoel tivesse comido todo mundo, roubado todo mundo, não ler o livro se baseando nisto é o mesmo que descobrir que tem um câncer e não se tratar, porque o médico comeu sua mulher e ainda roubou seu dinheiro. Se isso fosse verdade! Isso, usando dos seus meios de entendimento para ver se você tem alcance. O mundo é cheio de verdades aparentes, mas a verdade das verdades é que Tim Maia musicou o imusicável, se recuperou das drogas, por ter recebido o tratamento da energia RACIONAL materializada em forma de assunto nas páginas do livro. Agora, o problema de todo jornalista é que ele apresenta a verdade que ele acha ser, partindo do campo das aparências. Não vivenciou, mas ouviu dizer, desconfiou que fosse, porque um famoso falou, tá falado! É como se a verdade fosse tudo o que publicam seja em livros ou jornais. Mas o que o outro pública é apenas um conto do vigário. Diante desta constatação, então, o seu discurso sobre o DESENCANTO do Tim Maia pode ser seu conto do vigário. Afinal, do mesmo modo que o vigário vive, o pessoal da mídia também!!! Vendem histórias travestidas de verdades. Veiculam verdades. Criam verdades, porém verdades aparentes, porque retratam a realidade de quem escreveu e de quem contou. E uma mentira repetirá exaustivamente torna-se um verdade absoluta. Viu como é bom sentir a história que contou ba própria pele?

Unknown disse...

Para se formar em Medicina é preciso fazer o curso de medicina. Para falar inglês é preciso vestidar a gramática,vocabulario e estrutura daquela língua. Com a Cultura Racional é a mesmíssima coisa! Você completa o curso de Vamos nos Conhecer. Para isso leia a obra básica, a réplica, a tréplica e o longo histórico. Depois você terá competência para falar. Do mesmo modo que um médico terá a competência para dar "pitaco" sobre diagnósticos ou profilaxia! São sim, verdadeiros bodes do deserto querendo fazer prevalecer suas catingas, apenas, porque se acham inteligentes demais. Tão inteligentes que julgam um curso no primeiro semestre, depois de ler o livro de anatomia. E assim, por achar que já sabe anatomia, saí falando mal do curso de medicina, porque não concorda com tudo ou alguns conceitos do livro. E desde de quando você é aprovado num curso questionando os autores!? Você receberá o diploma desse jeito? Ou voce estuda para dominar os conceitos oi não se forma e isso não depende do que você julga ser verdade ou não. A verdade não existe, porque você acredita ou não nela, mas sim por ela ser única!

Anônimo disse...

A cultura racional pretende explicar e provar como se deu a origem de todos. E para onde iremos. Algum estudante da cultura racional pode nos mostrar uma única prova do que falam?

Unknown disse...

lebron shoes
longchamp solde
hermes bags
nike air huarache
lululemon pants
ralph lauren pas cher
soccer jerseys wholesale
tory burch outlet online
nike outlet online
montblanc pens
lululemon uk
ugg boots on sale
vans shoes
mizuno shoes
cheap mlb jerseys
nike roshe run shoes
iphone case uk
polo ralph lauren
cheap jordans
ralph lauren uk
ferragamo shoes
canada goose outlet store
police sunglasses
coach outlet
yeezy boost
kate spade uk
louis vuitton pas cher
ugg outlet online
cheap nhl jerseys
abercrombie and fitch
nba jerseys
kobe 9
ferragamo outlet
ralph lauren polo
ray ban sunglasses
20160801caihuali

Unknown disse...

Sr. Anônimo,o estudo dos livros Universo em Desencanto, vai desenvolvendo máquina do raciocínio, e com o decorrer do estudo adquirindo conhecimento das 3 mecânicas: material, celeste e Racional. A máquina do raciocínio é a glândula pineal, também conhecida como ístmo do mesencéfalo, dentro desta glândula esta a partícula da nossa verdadeira origem. Só um conhecimento vindo da nossa origem é capaz de explicar como tudo isso que vemos surgiu: planetas, sol, lua, estrelas, animais, vegetais, fêmea, macho, a nossa existência, enfim tudo.
A Cultura Racional, não é contra nada e em favor de todos e de tudo, por isso, não convém nós estudantes que estamos no caminho da evolução Racional, falar aqui as verdades expostas nos livros, pois, uma frase, uma palavra mal interpretada pode gerar confusão e impactos a quem escuta ou ler.
Por isso, fortemente recomendo que tanto o Senhor como os demais leitores deste blog, leiam o livro Universo em Desencanto.
É uma leitura simples para alcance de todos, do semi analfabeto ou letrado, que no decorrer da leitura atenta, revela-se o conteúdo mais elevado e completo do mundo. A sabedoria está na simplicidade, essa frase caí muito bem com o contexto.

JADINAGEMBRASIL disse...

Marcelo, falou pouco e disse tudo!

raybanoutlet001 disse...

cheap oakley sunglasses
salomon boots
colts jerseys
ralph lauren outlet online
cheap ray ban sunglasses
michael kors outlet clearance
nike blazer pas cher
tiffany and co
jaguars jersey
uggs outlet

Unknown disse...

kobe sneakers
nike roshe run
michael kors handbags
nike roshe uk
fitflops
michael kors factory outlet
http://www.yeezyboost350.uk
tiffany and co outlet
nike air huarache
cheap jordans

Estudante de Cultura Racional disse...

Concordo com quem respondeu em 24 de junho de 2016. Da pra perceber pelas serenidade de suas palavras que está imbuído de conhecimento de causa ao falar sobre o livro e a Cultura Racional. Há três anos conheço essa obra maravilhosa e estou terminando os fascículos da réplica. Posso dizer que passei a viver realmente depois que conheci tanto o livro quanto as pessoas ao meu redor que também estão no caminho de se conhecer através dessa leitura. Como se diz entre nós estudantes, a imunização racional não é o único caminho para retomarmos o nosso natural que é puro, limpo e perfeito. Mas é inegavelmente um atalho. Conheci pessoas sérias que viveram no Retiro do Sr. Manoel, pessoas que ajudam o próximo a se conhecer simplesmente e com isso dão a maior ajuda que um ser humano pode dar ao outro, pois todas as respostas estão em nossa essência, basta aprendermos a ouvi-la, nos purificando de tantas mazelas que ao longo do tempo criamos para nós mesmos e nos autodestruímos enquanto espécie. Essas pessoas, assim como dizem do sr. Manoel, ajudam sem pedir nada em troca. Entre nós temos uma relação de amizade que brota de forma natural e temos um impulso de dentro para nos ajudarmos uns aos outros e ajudarmos o ser humano, sem forçar a barra com ninguém, respeitando o tempo e o limite de cada um, a também conhecer essa fonte de conhecimento que tanto faz bem para quem se permite ler com atenção e dedicação. Não há casa de pregações, não há compromissos impostos de lealdade ou qualquer outra dessas coisas inventadas pelo pensamento mal intencionado de muitos líderes formadores de opinião. Assim como não há também uma propaganda pra se abandonar nada que faça realmente bem para a pessoa, pois a Cultura Racional vem para agregar, não subtrair o que está sendo positivo na vida de quem quer que seja. Essa história que corre do Tim Maia, assim como muitas que correm por aí, está cheia de ruídos que não condizem com a real verdade dos fatos. Ele tinha lá seus desequilíbrios e fragilidades que qualquer pessoa pode vir a se submeter, estando sob influência de qualquer religião, cultura, ceticismo, literatura ou visão político-social. Uma das questões que a leitura sempre deixa clara é que precisamos estar sempre vigilantes e cuidando do nosso equilíbrio mental e físico, dominando assim nossa capacidade de escolha para minimizarmos os prejuízos decorrentes da tendência humana histórica de se autodestruir tanto enquanto sociedade quanto indivíduo. Eu procurava um trecho da réplica em pdf para ter sempre comigo em meu celular quando vi esse texto de alguém que possivelmente não tenha lido ou tenha lido pouco ou mesmo não feito por onde compreender o conteúdo da obra. Então não só a quem escreveu, mas a quem chegou esse texto, recomendo a leitura que, com certeza, só tem q acrescentar em quem se permite dedicar um tempo de seu dia para esse conhecimento.

João Aliprandi disse...

Materia de loucos falando de coisas que não conhece nem nunca viram.
A loucos não se dá atenção.
O conhecimento de Cultura Racional de imunização racional está muito acima do patamar energético de seres loucos aqui da terra que traduzem a mentira como verdade e a verdade como mentira e o sofrimento no mundo é tão visível que chega até ser triste viver.

Juliana Silva disse...

O que eu mais gostei da sua página foram os comentários sobre Cultura Racional contrapondo o que você colocou. Espero que depois disso você estude o livro Universo em Desencanto!

Unknown disse...

Não sabia que tinha esse tanto de gente que abraça uma ideia tão estúpida, apresentado do modo mais estúpido possível, mesmo para uma doutrina religiosa.
Tim Maia é tão foda que, mesmo viajando numa ideia furada, conseguiu tirar um som incrível, muito melhor que o 'Livro', que aliás, é uma bosta!

Unknown disse...

eu li os 21 livros da primeira parte e nao dizia nada sobre não comer carne vermelha e fazer sexo, nao existe essa proibição na cultura racional nao, a nao ser que na época existia.

José Maurício Gonzales Praxedes disse...

Sou leitor da Cultura Racional há um ano e acho interessante , estou no livro 6 das Obras Básicas , é um modo interessante de explicação da Origem do Universo .

Eu acabei sendo "abduzido" pela Cultura justamente pela verdade da Terra Plana . Eu era o cara que mais perseguia os planistas , que começaram a crescer em toda a web assustadoramente desde 2015 mais ou menos . Eu queria descer a porrada em terraplanistas , bater mesmo , arrebentar a cara .

Mas um dia , eu estava no Banco do Brasil e peguei um folheto de Cultura Racional . Li e achei interessantíssimo . Fui outro dia no BB e outro folheto estava lá .

Então incorporei "algo" , algo espiritual como nunca tinha acontecido comigo antes e comecei a ler o livro e percebi que as referências sobre Terra Plana são verdades e se explicam e se linkam no Livro .


É >IMPOSSÍVEL< estudar Cultura Racional e acreditar no falso modelo de Terra Esférica , tanot que quando o Racional Superior menciona que entre a Terra e o Sol existe um "vácuo" e que "acima do Sol" está o Astral Superior tudo isso só faz sentido numa Terra Plana .

Fiquei feliz pq descobri que posso acreditar na Terra Plana e desprezar a Bíblia (esse excremento , de onde se aproveitam somente os Evangelhos do Cristo) . Assim eu não preciava me aliar ao evanjegues pra saber da verdade da Terra Plana .


Outros povos pagãos tb acreditavam no modelo de universo geocêntrico e terraplanista . Não precisamos do cristianismo , essa seita imunda que amedronta a humanidade há séculos . é hora do cristianismo ser destruído !!! Os Vedas Indianos tb sabiam sobre a Terra Plana e Universo Geocêntrico . escolha seu caminho Deus existe .

Salve a Fase Racional .

Rodri seixas disse...

Kkkkk Sr. Manoel, e aos analfabetos,deficientes visuais? -bastam que durmam com o livro embaixo do travesseiro... kkkkkkkkkkkkkkkkkk e ainda tem gente que segue essas seitas

Rodri seixas disse...

Beba faça o que quiser ; a vida é de cada um; cuide da sua!

José Maurício disse...

Eu postei umas coisas muito extremistas em relação a evangélicos uns anos antes aqui . A Cultura Racional é tudo de bom , ela contém a verdadeira explicação de por que estamos aqui e por que vida da matéria é predominantemente sofrida , incerta e triste , não tem NENHUM tipo de proibição . Na Verdade o Tim Maia não entendeu o propósito do estudo , ele só queria alguma coisa pra deixa - lo "limpo", conseguiu , mas resolveu encara os estudo como ele JAMAIS deve ser encarado : Como uma religião . Peço desculpas em relação aos comments negativos e "carregados" contra evangélicos de anos antes . Cada um que se guiei no seu caminho . Eu sou Racional até morrer e depois .