Destaques

segunda-feira, novembro 17, 2008

Cariocas decidem Brasileirão 2008

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Pois é, chegamos naquele ponto do Campeonato Brasileiro em que já é possível afirmar, sem qualquer intenção de arrogância ou empáfia, que o São Paulo só perde o título para ele mesmo. E é aí que mora o perigo. Além de ter o Grêmio fungando no cangote, com dois pontos a menos, o Tricolor vai enfrentar duas pedreiras nas próximas rodadas: o Vasco, em São Januário, e o Fluminense, no Morumbi. Tudo bem que os dois times são fracos e que, por isso mesmo, continuam ameaçados de rebaixamento. Mas esse é o principal problema: as partidas contra o São Paulo serão o "tudo ou nada" para os cariocas, a última oportunidade de "dar o sangue" e permanecer na Série A.

Depois de ser goleado pelo Atlético-MG, o Vasco promete força total, em casa, contra os paulistas. Não podemos esquecer o campeonato de 2004, quando o Atlético-PR liderava a poucas rodadas do fim e perdeu uma partida teoricamente fácil contra os mesmos vascaínos justamente em São Januário, o que possibilitou a arrancada - e o título - do Santos. Já o Fluminense, apesar de embalado pela vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa, pode muito bem perder em Porto Alegre para o Internacional e, da mesma forma, se ver obrigado a derrotar o São Paulo de qualquer maneira.

No mais, acho que o Grêmio tem uma seqüência menos complicada. Enfrenta Vitória e Ipatinga fora e encerra contra o Atlético-MG em casa. O Vitória poderia até complicar, mas não vem assustando ninguém (nos últimos quatro jogos, um empate e três derrotas). Como está numa posição intermediária na tabela (11º), briga, no máximo, pela Sul-Americana. Para mim, dá Grêmio. Já o Ipatinga, último colocado e virtualmente rebaixado, será presa fácil - ou uma zebra improvável. E o Atlético-MG, que hoje é o 10º, também chegará na última rodada sem qualquer pretensão. Acho que o Grêmio vence os três.

Não quero desmerecer Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, pois todos ainda têm chances. O Palmeiras tem totais condições de vencer as três últimas partidas (Ipatinga, Vitória e Botafogo) e o Flamengo também (Cruzeiro, Goiás e Atlético-PR). Porém, acho que a briga será mesmo entre gremistas e são-paulinos. E um empate ou uma derrota do São Paulo nos dois confrontos contra Vasco e Fluminense poderá garantir, de bandeja, o tricampeonato do Grêmio. Convenhamos que é uma pressão considerável. Alguém discorda?

6 comentários:

Thalita disse...

o São Paulo está bem mas definitivamente tem uma sequência difícil. Acho o jogo contra o Fluminense o pior, pelo histórico recente. E se o Grêmio vencer as 3, o que provavelmente vai acontecer, o SP não pode nem empatar na reta final, pq o empate em pontos garante o caneco para o Sul. Parece fácil mas tá difícil. Acho que a definição só vem na última rodada mesmo.

Anônimo disse...

AAAAAAAAAH, PENÚLTIMA RODADA DE 2004!

Vasco daqueles dois últimos jogos do Brasileirão 2004, eu te amo!

fredi disse...

Engraçado, a três rodadas de ser campeão os são-paulinos aparecem e até escrevem sobre o São Paulo (taí, provoquei).

Marcão, na sua conta creio que há uma coisa errada. Não sei o Grêmio ganha assim tão facilmente do Galo. Depois que livrou-se do rebaixamento o time está jogando bem, com confiança. Prova é que o jogo contra o Vasco foi o melhor do ano, quando já não havia riscos.

Não sei também se o Vasco de hoje é páreo para o SP. Mas vamos ver...

Glauco disse...

O Vasco, lutando para não cair, tirou o título do Atlético (PR) em 2004 e praticamente rebaixou o Corinthians em 2007. Se não aprontar contra o São Paulo em 2008, acho que vai decretar seu próprio rebaixamento. É o jogo do ano para os dois times, sem exagero.

Marcão disse...

Não estou escrevendo especificamente sobre o São Paulo, o post aborda mais o Vasco e o Fluminense como fiéis da balança. Mas, claro, visto a carapuça de não ter escrito quase nada sobre meu time nesse campeonato - o que, aliás, ocorreu também nas campanhas vitoriosas de 2006 e 2007. Quando não é preguiça, é falta de interesse ou de ter o que dizer, mesmo. Tanto que não comentei nem nas derrotas e nem nas vitórias decisivas.

Mas, voltando às análises sobre a reta final do Brasileirão deste ano, concordo com o Fredi sobre o Atlético-MG poder surpreender na última rodada, pois, quando nada mais está em jogo, muitas vezes o time se solta e surpreende. Isso vale, também, para o último jogo do São Paulo, contra o Goiás. O Paulo Baier tá em ótima fase e os goianos já colocaram muita azeitona na empada dos outros, como contra o Corinthians em 2005 e 2007. Perigoso para o São Paulo, pois o jogo é no Serra Dourada.

Para resumir, eu diria que, agora, é como se o São Paulo fosse disputar uma finalíssima com melhor de três jogos. Só que o adversário tem vantagem e é campeão se o Tricolor conceder ao menos um empate. A matemática, portanto, é simples (e cruel): ou o São Paulo ganha os três jogos ou não será campeão. Por isso, recorro ao chavão: não tem nada decidido. E o Grêmio está menos pressionado, só armando o bote...

Fabricio disse...

Esse campeonato não está nada decidido com certeza. Mas não sai das mãos de São Paulo ou Grêmio, na minha opinião.

O duro é ouvir tanta hipocrisia na reta final. O Muricy agora diz que jogar em São Januário sempre tem problemas, confusão. É duro pra sair, chegar, enfim. Engraçado que antes de jogar contra o Palmeiras ele dizia que a obrigação deles era ir e jogar, não tinham de se preocupar com problemas extra-campo.

Outra coisa dura de ouvir são os jogadores do São Paulo (Hugo e Dagoberto, se não me engano) dizendo que "a torcida do São Paulo é maravilhosa, sempre compareceu."