Destaques

segunda-feira, novembro 17, 2008

Flamengo 5 a 2

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

"..."

Foi o que escrevi sobre a goleada do Cruzeiro sobre o Palmeiras em setembro do ano passado por 5 a 0.

No domingo, contra o Flamengo, foi 5 a 2. O Rio de Janeiro não foi um lugar bom para o Palmeiras jogar, à exceção de São Januário pelo campeonato Brasileiro (pela Sul-Americana, foi trágico). Curioso que foi o mesmo placar sofrido pelo Cruzeiro diante do Náutico.



Raiva de torcedor
Normalmente, acho ruim pedir a cabeça de um técnico por conta de resultado ruim ou queda na tabela. Mas sou a favor de responsabilizar os treinadores por erros táticos e por posturas coletivas dentro de campo. Quando era Caio Junior, relutei a fazer isso, mas aderi aos que defendiam a saída do treinador e tudo mais.

Flashback
Engraçado ler textos do ano passado, como o que o Palmeiras se esforçava para ficar fora da Libertadores. Curioso que a taça estava praticamente definido por essa época e a competição continental era o que restava. Semana passada escrevi que o projeto de título estava completamente entregue depois da derrota para o Grêmio. Por pouco não repeti hoje a idéia do ano passado...

Uma atuação péssima, e o Palmeiras está fora da zona de classificação para a Libertadores. Precisa torcer por tropeços dos adversários que, inevitavelmente vai acontecer porque Cruzeiro e Flamengo se enfrentam. Com o São Paulo ainda na liderança, estou com terríveis flashbacks do ano passado, só que sem Rodrigão, Edmundo nem Max como esperanças de gol. O fato de Caio Jr. ter colocado o rubronegro Luxemburgo no bolso nesta tarde só piorou as coisas. Muita coisa está errada e precisa ser revista

Tem méritos do outro lado
A objetividade dos contra-ataques do Flamengo comandados por Kléberson e Ibson e as dormidas da peneira que se tornou a defesa com três zagueiros; a falta de objetividade de Diego Souza, que só fez número (aliás, Denílson não entrou), e as limitações ofensivas; ver as variações táticas mais imobilizadas do que o braço do agredido treinador Vanderlei Luxemburgo; e um time que parecia aceitar que, a cada arrancada do ataque rubro negro, até Obina se transformava no mais fatal e preciso dos jogadores.

Longe de ser um time fraco, o Flamengo mereceu a vitória. Surpreendi-me ao ver o Palmeiras sem demonstrações de perda de controle emocional, com eventuais cotovelaços e faltas desnecessárias. E até houve dignidade de continuar tentando diminuir a vantagem (que teria sido menor se um gol legal de Alex Mineiro não tivesse sido incorretamente anulado por impedimento). Mas minha sensação como torcedor era de que nada mudaria o padrão da partida. Se houvesse ameaça de reação, lá viria um contra-ataque encontrar um atleta flamenguista livre, avançando pelo flanco direito alviverde.

Que terror.

5 comentários:

Fabricio disse...

A minha sensação foi de que se apartida continuasse por mais 5 horas, o Palmeiras ficaria 4h30min com a posse de bola, faria 3 gols e tomaria 17.

Marcão disse...

Esse Flamengo é mesmo interessante, e cabe aqui um reconhecimento ao trabalho do Caio Jr. Se o time não fosse tão irregular, estaria na liderança, com a faca e o queijo na mão. Já o Palmeiras parece em queda livre. Passou a oscilar justamente no momento em que o campeonato afunilou. Mas está na briga e, como palpitei no meu post sobre a reta final, acho que o alviverde vence as três últimas partidas.

Fabricio disse...

Marcão, digo ainda mais: o Palmeiras começou a vacilar exatamente no momento que ganhou a liderança.

E o Caio Jr. é bom não falar nada ainda. Experiência própria ano passado quando perdeu uma vaga na Libertadores ganha, na última rodada em casa pro despretencioso Galo.

Marcelo Marchezini disse...

Eu que defendi aqui que o Palmeiras ia ser campeão, dou a minha cara a bater. Ocorre que o time até que fazia uma boa campanha quando venceu o Cruzeiro no Mineirão. Vitória digna de campeão.

Mas depois que o time assumiu a lideranç, ou até um pouco antes, começou a jogar mal e a vencer com boas dificuldades em casa. Mas enfim, foram muitos erros e prefiro não ficar remoando-os. Que acabe logo esse campeonato.

Fabricio disse...

Quero só ver deixar escapar a vaga na Libertadores pra ano que vem jogar um Paulista com Keirrison, Marquinhos e no banco, Cleyton Xavier.

Vai lembrar 1996. Baita timaço que ganhou um Paulista e nada mais.