Destaques

terça-feira, novembro 18, 2008

No butiquim da Política - Deputados querem continuísmo com reeleição da Mesa Diretora

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

CLÓVIS MESSIAS*

"Mais do mesmo" é o que desejam alguns deputados estaduais depois da trauletada que levaram na eleição passada. "-O melhor é deixar como está", foi o que comentou alguém, aqui no boteco, quando saiu o assunto sobre o que querem alguns legisladores. Afinal, um grupo de deputados se movimenta para mudar a Constituição do Estado e instituir a reeleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. A matéria deve ser votada até março. "Mais do mesmo", já que, se a emenda passar, todos podem ser reeleitos.

O deputado Donizete Braga, do PT (à esquerda), que ocupa o cargo de 1º secretário, e Campos Machado, líder do PTB (candidato a vice na chapa de Alckmin que foi derrotada na disputa da Prefeitura de São Paulo), têm consultado os demais parlamentares sobre essa possibilidade. Jonas Donizete (PSB) também admitiu ter falado com os companheiros sobre o "mais do mesmo". Hoje, o mandato da Mesa Administrativa do Palácio 9 de Julho tem duração de dois anos. No Rio de Janeiro, a modificação, há alguns anos, perpetuou um grupo no poder. E o comportamento dos que se fixaram na Mesa Diretora, pelo noticiário policial carioca, não foi dos mais nobres.

Diz um dos freqüentadores do boteco: "-É o que está precisando, aqui, pra tudo ficar no mesmo nível". A bem da verdade, devemos lembrar que a nossa Constituição está cheia de buracos. Se não houvesse acordo em algum artigo, para não atrapalhar sua publicação, os deputados fariam, no futuro, uma Lei Complementar. Como isso não foi feito, ficaram os buracos. Falar que deputado vai perder tempo com Lei Complementar para nos ajudar e fortalecer a democracia, e, conseqüentemente, o Legislativo, é brincadeira. "-Talvez eles nem saibam o que é isso", ironizou um distraído, no bar.

Os buracos vão continuar, mas advogar em causa própria, aí sim, pode acontecer. O deputado Barros Munhoz, do PSDB (à direita), líder do governo, quando questionado sobre a emenda de reeleição, deu uma gargalhada e observou: "-Emenda constituiciotal necessita de dois terços dos deputados votando!". Vale lembrar: o Palácio dos Bandeirantes está indicando Munhoz para candidato à Presidência da Assembléia Legislativa. E o deputado disse estar "pensando" (ou, na verdade, "fazendo um doce"). Será que teremos mais do mesmo? Eles não se emendam...

*Clóvis Messias é jornalista, são-paulino, dirigente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa e colabora com esta coluna para o Futepoca.

0 comentários: