terça-feira, dezembro 02, 2008

Bela "culpa" pela fundação de uma escola de samba

Correndo atrás das fichas completas das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, para um serviço extra, recebo um curioso resumo da história da X9 Paulistana:

Quer saber como tudo começou? A culpa é do famoso trio futebol-cerveja-batucada! Um grupo de amigos, que costumava comemorar, no famoso Bar do Japonês, a vitória do Grêmio Internacional Parada Inglesa (Gipi), time de várzea do bairro de mesmo nome, decidiu fundar uma escola de samba. Dito e feito. No dia 12 de fevereiro de 1975, nascia o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhotes da X-9, sendo presidida pelo sr. Luiz Ademar Moura Campos. A partir daí, a zona norte de São Paulo nunca mais foi a mesma.

Pra quem mora em São Paulo e gosta do "famoso trio futebol-cerveja-batucada", taí uma boa opção de escola para torcer...

6 comentários:

  1. A descurpa que o cara arruma para pôr foto de muié bonita no Futepoca. Como se precisasse...

    ResponderExcluir
  2. e o samba-enredo de 2008 engajado politicamente sobre o aquecimento global?

    Ó, mãe Terra, perdoai
    A seus filhos sem amor
    é preciso preservar
    o mundo que Deus criou!


    Agora, eu não entendi como o Grêmio Internacional Parada Inglesa (Gipi) virou "filhores da X-9".

    ResponderExcluir
  3. "Filhotes da X-9" porque parte dos fundadores fazia parte da mais que gloriosa X-9 de Santos (fundada em 1944) que é, na prática, a "original" (tanto que o nome da escola da capital é "X-9 Paulistana").

    ResponderExcluir
  4. O bom desse blogue é que a gente aprende! E vale registrar que X-9 era um herói de gibis de mistério nos anos 30 e 40.

    ResponderExcluir
  5. vale lembrar q X-9 tb significa dedo-duro na gíria do tráfico... por isso nunca entendi como uma escola de samba poderia ter esse nome.

    ResponderExcluir

Opa! Seu comentário é bem-vindo no Futepoca. A gente prefere comentários assinados. Para isso, há dois métodos. Uma opção bem simples é clicar na caixinha à esquerda de "Nome/URL" e escrever seu nome. Pra xingar, prefira o e-mail.