Destaques

quarta-feira, dezembro 10, 2008

A melhor torcida do Brasil

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Encher o estádio quando se briga por um título é fácil. Quando se quer escapar do rebaixamento também. Agora, encher o estádio quando os jogos não valem rigorosamente NADA é um feito absurdo. E, por isso, a torcida do Sport é a melhor do Brasil. Ou menos foi a melhor nesse 2008 que vai acabando.

Aos números. O Sport teve a quarta melhor média de público no Brasileirão atual, com 21.776 pagantes. Ficou atrás de Flamengo (40.694), Grêmio (31.075) e Cruzeiro (24.245) - três times que brigaram pelo título até as rodadas finais. Superou o campeão São Paulo (21.331), o também concorrente ao título Palmeiras (16.877) , o rebaixado Vasco (13.723) e o tradicionalmente enchedor de estádios Atlético-MG (18.638).

Se já seria surpreendente ver uma torcida numericamente inferior à da maioria dos clubes do campeonato, num estado com um nível de renda não dos melhores, apresentar números tão significativos, a coisa torna-se ainda mais impressionante pelo falado no início do post: a maioria dos jogos do Brasileirão não valeu rigorosamente nada para o Sport. Foram simples amistosos.

Como campeão da Copa do Brasil, o clube já estava garantido na Libertadores de 2009. Não precisaria, portanto, ficar entre os quatro primeiros do nacional para correr a América no ano que vem. Também não poderia ser agraciado com o prêmio de consolação que é a vaga na Sul-Americana. Restariam duas motivações então ao rubro-negro: brigar pelo título ou ter que escapar do rebaixamento. Acontece que essas duas foram afastadas logo de cara. O time mostrou-se bom o suficiente pra não ficar entre os piores e ruim o suficiente para não almejar a taça do certame.

E a quantidade foi acompanhada de qualidade. A torcida leonina já mostrara suas garras ao restante do país na Copa do Brasil: Inter, Palmeiras e Corinthians que o digam, tamanha a pressão que esses clubes sofreram na Ilha do Retiro. Meu amigo Carlos Padeiro, jornalista, esteve no Sport 4x1 Palmeiras e voltou impressionado com o estádio e com a torcida: "aquilo sim que é alçapão".

Agora vamos ver o que a torcida do Sport fará na Libertadores. A parada para o clube pernambucano não será fácil: enfrentará na fase de grupos a campeã LDU e muito possivelmente o Palmeiras, se o clube verde avançar na fase prévia do campeonato. Mas o show dos torcedores está garantido.

10 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Já começou a eleição da Seleção Marcação Cerrada do Campeonato Brasileiro. Conto com seu voto!

Começamos pelo goleiro.

http://cerrada.blogspot.com

Fabricio disse...

Esse bandeirão é bem legal.

Marcão disse...

Se cerveja fosse liberada nos estádios, todas essas médias seriam, no mínimo, 30% maiores!

Anselmo disse...

Não, no grupo do Sport não!

Se for pra jogar contra o time do NElsinho, o Luxemburgo tem que sair.

Glauco disse...

A torcida do Sport merece os parabéns, mas não dá pra esquecer também os torcedores do Santa Cruz. Pra se ter uma idéia, em 2008 o Corinthians na Série B teve média de público de 23.786 por jogo que mandou. O Santinha, na campanha em que foi rebaixado para a Série C em 2007, teve uma média maior, de 28.228 pessoas. Já na Série C, mesmo com uma campanha sofrível e sem ganhar um jogo na segunda fase da competição, levou 19.894 por partida. Torcida mais do que fiel.

Anônimo disse...

Alçapão coisa nenhuma.
Eles têm que agradecer é ao Alício Pena Junior e a seus bandeiras por estarem na Libertadores/09.

Anônimo disse...

não chora não chora não chora!!
SPORT CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL COM TODOS OS MÉRITOS

Anônimo disse...

realmente! A torcida do Sport é algo a ser explicado! Grande torcida!

Fernando Augusto disse...

"Se cerveja fosse liberada nos estádios, todas essas médias seriam, no mínimo, 30% maiores!" (2)

Anônimo disse...

Estão todos espantados ultimamente com a força da torcida rubro-negra. É apoio ao time do embarque, festa na sede, a cidade pintada de duas cores, mais de 1.000 torcedores em Santiago, recepção no desembarque no meio da madrugada com o voo atrasado em 3h... Isso é torcer pelo Sport.

No embarque pra Santiago, Bruno Teles comentou com um amigo meu a diferença entre a torcida do Sport e a do Grêmio (que se diz tão invejada), depois de afirmar a superioridade da nossa: "Lá eles só apoiam no campo, aqui é em todo canto".

Sandro Goiano, ídolo no time já citado, comentou: "Torcedor do Sport é igual a formiga - tá em todo canto".

Dia 4 o Brasil terá mais uma vez a oportunidade de ver a melhor torcida do Brasil... Tremei LDU.

E Pelo Sport Tudo!