Destaques

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Um fantasma ronda a Baixada Santista...

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Pode-se falar bem ou mal de Marcelo Teixeira (pessoalmente, acho que a segunda opção ganha de longe da primeira), mas um fato inquestionável é sua falta de imaginação em relação à escolha de treinadores para o Santos. Desde que passou a perna em Émerson Leão e passou a dirigir o time (e, praticamente, o clube) em 2004, Vanderlei Luxemburgo sempre é cogitado quando surge uma oportunidade. Mesmo tendo deixado o Alvinegro por duas vezes na gestão MT (no fim de 2004 foi para o Real Madri e no de 2007 rumou para o Palmeiras) continua sempre como primeira opção.

Como revela o blog Pedaladas, do Arnaldo Hase , Luxa esteve em Santos na quarta-feira e o fisiologista Nilton Petrone, o Filé, também andou por lá. Talvez esse seja o real motivo da demora para confirmar ou não Márcio Fernandes à frente da equipe em 2009. E as opções aos dois – que considero escolhas temerárias por diferentes motivos – estão escasseando.

Dorival Júnior foi enrolado e fechou com o Vasco. Caio Júnior, outro possível nome, foi para o Japão, enquanto Vagner Mancini renovou com o Vitória. E, o pior, é que à medida em que o Peixe demora, o mercado de jogadores também fica mais complicado já que o treinador, que teria prioridade em indicar nomes, ainda não existe de fato.

Na prática, não é exagero dizer que Luxemburgo nunca deixou o Santos. Ele mesmo declara que conversa freqüentemente por telefone com Marcelo Teixeira, fato não desmentido pelo presidente santista, que parece considerar muito as opiniões do técnico palmeirense. Desde 2004, Luxa indicou Osvaldo de Oliveira, seu ex-auxiliar, para substituí-lo na temporada de 2005. Os maus resultados derrubaram O.O., mas outro pupilo assumiu a batuta: Alexandre Gallo. Márcio Fernandes, o técnico por enquanto, também trabalhou com Luxemburgo e foi indicado por ele.

Nenhum dos indicados pelo atual técnico do Verdão deixaram saudades no torcedor santista, mas quando MT decidiu “sozinho”, também não foi feliz. Nelsinho teve uma das piores passagens de um treinador na Vila, assim como Cuca. Leão teve que enfrentar parte da diretoria que fecha com Luxemburgo, além de uma organizada que recebeu (ou recebe?) dinheiro de Luxemburgo. Não aguentou.

Se Teixeira, o Eterno , conseguir se desvencilhar da alta multa rescisória do treinador (estimada em R$ 6,5 milhões) e da má vontade do grupo Sondas com Luxemburgo (como lembra Alex Frutuoso ) poderá reafirmar sua parceria com o “gênio”, prova da mais absoluta dependência de alguém que cuide do futebol pelo presidente. Com uma relação custo-benefício pra lá de questionável, resta ao torcedor brigar pelo futuro do clube, já que o presente já se sabe como vai ser.

PS: não custa reforçar, para o santista, que o manifesto que pede democracia no Santos continua no arE já há mais movimentação por mudanças também com uma iniciativa mais recente, o Santos Total . Vale a pena conferir.

8 comentários:

Anselmo disse...

parece difícil o cara mudar de clube a essa altura. Se bem que com o palmeiras o acerto foi no dia 18 de dezembro de 2007. Inda tem uma semana pra igualar...

Agora, o Glauco vai adorar ler essa notícia: "Eu acho que um profissional de nível tem que ser caro. O pessoal confunde comissão técnica de excelência com ser caro. O importante é o resultado que você dá, e nós damos não só títulos, mas retorno na parte financeira."

Marcão disse...

O eterno retorno...

VAI, LUXA!

Nicolau disse...

Acho absurda essa campanha organizada contra essa figura tão importante para o Santos. Marcelo Eterno!

Anselmo disse...

agora que me toquei na pose hamletiana do Luxemburgo. a questão é: como interpretar o "Ser ou não ser" do treinador?

Glauco disse...

Márcio Fernandes renovou com o Santos. Duvido que vá comer ovo de páscoa na Vila Belmiro...

Maurício Ayer disse...

Marcelo Eterno!
Volta Luxemburgo!

Catedral de Luz disse...

Sinceramente, não acredito. Ele está fadado ao cumprimento de pena em Palestra Itália, em mais um ano. Depois ...

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

ahmed disse...

نضمن لك تخزين أثاث منزلك بسعر رائع ومناسب وعالي الجودة حيث نقوم بتعبئة التطبيقات وحمايتها من الحشرات بجميع أنواعها ونوفر لك الأثاث دون أي خسارة ومسؤولية نقل عفش من القصيم إلى الرياض ، لا تهتم عندما تتعامل مع شركتنا.
شركة نقل عفش
شركة نقل عفش من الرياض الى الدمام
شركة نقل اثاث من الرياض الى الدمام
شركة نقل عفش ببريدة