Destaques

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Banda Calypso é indicada ao Nobel da Paz

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Os paraenses Joelma e Chimbinha, da Banda Calypso, concorrem ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação foi oficializada na segunda-feira, em Belém (PA), pela organização não-governamental Comitê da Paz, presidica pelo bispo João Pedro Nascimento.

A justificativa da indicação é o “relevante trabalho humanitário em prol dos carentes da região Norte”. A organização se inspira nos Boinas Azuis, que ganharam o Nobel da Paz de 1988, pela atuação no canal de Suez.

Para o dia 15 de fevereiro, está prevista a realização do “Show e Copa da Paz”, um jogo de futebol e uma apresentação beneficente da banda Calypso, no Mangueirão. As informações constam no Diário do Pará e foram confirmadas pela assessoria de imprensa da banda, por telefone. Segundo os assessores, apesar de não haver declaração oficial do casal, "eles devem ter ficado muito felizes" com a notícia.



A parte mais estranha da história é que a Banda não se manifestou no site oficial nem consta o referido show na agenda do grupo. No telefone indicado como da assessoria de imprensa da banda, localizada no Recife (PE), ninguém atendeu para confirmar se o casal está sabendo da honraria.

Trabalho social
Minha primeira busca no Google foi por "Banda Calypso" e "carente", o que resulta em páginas que falam sobre a música Tô carente. Mas com um breve esforço, descobri que Joelma já doou roupas usadas em show para leilão beneficente e que o casal bancou a reconstrução do bairro San Martin, em Recife. O local foi atingido pela queda de um avião da banda, em 23 de novembro do ano passado. Além dos recursos, eles exigiram que fosse aproveitada a mão-de-obra de operários da própria comunidade. A banda fez ainda show em Porto Alegre, em dezembro, com a receita dedicada aos desabrigados de Santa Catarina. O curioso é que o motivo da indicação ao Nobel falava do povo da região Norte...

Indicação ao Nobel
Segundo a página oficial do Nobel, governos e parlamentos, reitores e professores de universidades, membros e ex-membros do Comitê Nobel Norueguês (quem define os vencedores) e pessoas ou organizações premiadas com o Nobel podem fazer indicações. O Comitê da Paz se assume como organização ganhadora do Nobel de 1988, por ter sido criada a partir do prêmio.

No entanto, apontar alguém como candidato ao Nobel não é algo divulgado pelo comitê norueguês antes de se passarem 50 anos. Um banco de dados permite consultas aos indicados até 1955. Caso não faturem a premiação, saberemos em cinco décadas se a indicação foi aceita.

____________________
Atualizado em 05/02/2009, às 15h

17 comentários:

Marcão disse...

Que (possível) surpresa desagradável para a geração de daqui a 50 anos...

Anônimo disse...

Se o Bono Vox pode, porque não a Banda Calypso?

Glauco disse...

Se o Bono Vox pode, porque não a Banda Calypso? (2)

Anônimo disse...

Para o Nobel de litera eu indico o Tiririca, kakaka

Marcão disse...

O Bono Vox também?!?? Mas que fim de feira é esse prêmio! Assim como a enganação do Oscar, passarei a desconsideirá-lo.

Anselmo disse...

O Bono Vox foi indicado em 2003, quando foi superbadalado no Fórum de Davos. Enquanto isso, a banda capypso foi "admirada" por um monte de ativistas do Fórum Social Mundial de Belém.

Maurício Ayer disse...

Vai Calypso!

Olavo Soares disse...

Se o Calypso ganhar, será feita justiça.

Anônimo disse...

Até onde pesquisei, eles desenvolvem trabalhos comunitários em Almerim/PA e também ajudam diversas instituições de caridade no estado. Há vários comentários a respeito no Diário do Pará e tb tem a matéria do O Dia: http://odia.terra.com.br/cultura/htm/calypso_no_nobel_227652.asp

Nicolau disse...

Vai Calypso!(2)

Marcão disse...

Se é pra esculhambar de vez, Vai Calypso!(3)

Anônimo disse...

antes de falarem besteira, olhem o trabalho que o Bono Vox tem feito pelo mundo inteiro. E não é recente não, o trabalho dele ja vem de longa data. E ja foi considerado pela Revista Time como um dos maiores humanitarios dos nossos tempos. De forma alguma desprezo o trabalho do Calypso, mas creio que para um premio desse nivel, eles precisam ralar muito ainda.

Glauco disse...

A revista Time considera Oprah Winfrey uma das pessoas mais influentes do mundo. Tá aí uma fonte confiável...

Anônimo disse...

Anté onde eu sei, a Banda Calypso doa boa parte da arrecadação com os CDs para instituições carentes do Pará, desenvolvem trabalhos comunitários em Almerim/PA entre outras coisas. Antes de falarem mal da Calypso, procurem saber melhor sobre a Banda, porque para ser indicado a concorrer um premio desse não é pra qualquer um !

Maurício Ayer disse...

Nada contra o Calypso, ou melhor, corrigindo, tudo contra a música do Calypso, mas nada contra eles fazerem caridade.
Mas quando caridade for sinônimo de ação pela paz nós teremos realmente retrocedido ao estágio mais infantil das ações sociais.
E qualquer milionariozinho de plantão vai querer um Nobel.

. | | | E | . disse...

"...Haverá gritos e ranger de dentes."

HAUHAUAH, Cara fiz até uma tira pra comemorar:

http://tiradareta.blogspot.com/

Dá uma passada lá!
Abraço.

.wel.

Régis Calheira disse...

Seria muito bom se ela parasse de cantar e ele parasse de tocar. Aí sim, dariam PAZ pros meus ouvidos !