Destaques

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Pé redondo na cozinha - A festa e o Maciel Benjor

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

MARCOS XINEF*

Salve, camaradas do Futepoca! Estamos de volta com a segunda temporada de receitas exclusivas para o blogue. Mas, antes, vamos contar um pouco sobre o que aconteceu na festa de final de ano que testou nossas invenções - e que o xará Marcão, por desatenção (imagino que alcoólica), esqueceu-se de postar. No evento etílico realizado em São Bernardo do Campo (SP), foram consumidas 9 caixas de cerveja, 2 garrafas de uisque, 1 e 1/2 de vodka e 1 de cachaça. Antes, no "esquenta", foi consumido muito mais, mas ninguém com tanta cana na ideia consegue contar além de 10!

Para comer, várias receitas já publicadas no Futepoca, como a Kriptocaponata do Mumu, o Chococanadim, a Calabresa acebolada no pão italiano com cachaça e pinhão e a Vaca atolada by Tio Aldo. Depois de todo esse goró (líquido e sólido), imaginem o que aconteceu quando 15 caras muito loucos tentaram jogar paintball, algo que requer um mínimo de concentração. Bem, uma vez que os bêbados não entenderam as regras do jogo, iniciou-se uma chacina de tinta. Todos mataram e morreram. Com isso, concluímos: nunca beba em combate, seu inimigo pode ser você mesmo!

Mas vamos à primeira receita de 2009. Reza a lenda que Jorge Benjor mora no Rio de Janeiro. Mero engano, ele mora em São Bernardo, chama-se Maciel, é engenheiro, fala um inglês que mais parece javanês e realmente se parece muito com o Benjor. Só que, se deixarem, bebe até água de bateria. Mas tem uma inteligência acima da média e um coração do tamanho das mãos de LeBron James, do qual ele é fã. E vive no que ele denomina de quadrilátero: quarteirão que concentra duas padarias e dois bares (não precisamos dizer mais nada...).

Só que Maciel Benjor não anda lá muito bem, por isso todos nós, comerciantes do quadrilátero, nos esforçamos para que ele beba menos. Então, conforme vai fazendo sua "via sacra", vamos trocando informações para mantê-lo na cota aceitável de teor alcoólico no sangue, durante o dia vigente. Como eu e o nutricionista Bruno Castellan somos donos do bar que fica por último, sempre recebemos a encomenda quase "pronta". Além de fazê-lo tirar o pé do acelerador (ou melhor, a boca do copo), temos de obrigá-lo a jantar, para que durma melhor.

Acostumado com os mimos, o nosso Benjor já chega cantando músicas do xará famoso e pedindo: "-Quero um prato leve, meu médico mandou maneirar no tempero! Mas não vai esquecer do toquinho especial". Foi então que criamos o seguinte prato:

LAZANHA MACIEL BENJOR

Ingredientes:
3 fatias de massa de lazanha pré pronta
3 fatias de berinjela
3 fatias de queijo tipo minas
3 colheres de sobremesa de molho branco
1 dose de conhaque
2 colheres de parmesão ralado

Modo de preparo:
Ponha para grelhar as fatias de berinjela com um pouco de azeite. Flambe com o conhaque num prato fundo. Depois, monte em camadas, pela ordem: molho branco, massa, queijo, berinjela, repetindo até cobrir, por último, com o parmesão ralado. Leve ao microondas por 5 minutos e sirva.


É isso aí. Só lembrando que a dose de conhaque depende do estado do fígado (que fígado?) ou da recomendação médica. Até a próxima!

*Marcos Xinef é chef internacional de cozinha, gaúcho, torcedor fanático do Inter de Porto Alegre e socialista convicto. Regularmente, publica no Futepoca receitas que tenham bebidas alcóolicas entre seus ingredientes.

5 comentários:

Anselmo disse...

a berinjela e o queijo minas mostram que a receita é light. Então, conhaque neles.
Boa volta, Xinef!

sobre o paintball, sóbrio ou bêbado eu não entendo o sentido do jogo, quanto mais as regras. E outra: se é possível morrer várias vezes no jogo, por que não?

Glauco disse...

"Toquinho especial" é ótimo... Quanto ao Lebron James, citado no poes, me fez assistir a um jogo da NBA outro dia, hábito que nunca cultivei. Mas trocando de canal e permanecendo alguns segundos, vi que valia a pena acompanhar o último quarto da partida do Cleveland Cavaliers que, por sinal, foi derrotado mesmo com o craque. Acho que vi ali a arte que falta hoje nos jogos de futebol das bandas de cá...

Anônimo disse...

Adorei seu blog, to com idéia de fazer um e procurei um que tivesse a mesma idéia e achei esse aki. Adoro futebol, boa conversa, boa música, boa comida... enfim, sou meio fora do padrão já que mulher nunca sabe de futebol eu acabo me sentindo meio perdida, dae a vontade de fazer um blog falando de uma das minhas paixões... me inspirou. Bjo, Grazi.

Nicolau disse...

Que legal, Grazi! Bem vinda ao mundo dos blogueiros! Dá um trabalhinho, mas é divertido.

Marcão disse...

Retribuo o beijo, Grazi.