Destaques

sábado, fevereiro 14, 2009

Tipos de cerveja 28 - As Bohemian Pilsner

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Como o próprio nome diz, esse tipo de cerveja, suave e fresca, tem origem na velha cidade de Plzen (ou Pilsen), na atual República Checa. As Pilsener, Pilsner ou Pilsen, todas designações corretas, foram inicialmente elaboradas por guildas produtores daquela região, na Boêmia, por volta do ano de 1840. Atualmente, caracterizam-se por ter uma cor amarela clara a dourada, bastante límpida e um pouco amarga, devido ao intenso uso de lúpulo. "Mas têm aroma e sabor algo frutados ou mesmo florais. Secas no paladar e extremamente refrescantes, têm um volume de álcool que varia entre os 4,5% e os 5,5%", detalha Bruno Aquino, do site português Cervejas do Mundo. "É, sem dúvida, um dos estilos mais conhecidos e consumidos do mundo", acrescenta. Como bons exemplos de Pilsen, Bruno cita a Pilsner Urquell, a Budweiser Budvar e a Starobrno (foto).

3 comentários:

Anselmo disse...

alguém aí sabe se tem algum motivo pra, no brasil, serem as mais fabricadas industrialmente? o processo de fermentação, por exemplo, é mais simples do que em outros tipos de cerveja?

Marcão disse...

Pelo o que entendi, as Lager costumam ser armazenadas em locais frios, com outro tipo de fermentação. Já as Pilsen seriam mais apropriadas para estocagem - e consumo - em lugares quentes. O que não justifica, lógico, a péssima qualidade das marcas mais consumidas aqui (Brahma, Skol, Antarctica etc). É só pegar a boliviana Paceña, uma Pilsen, e notar a vexatória diferença.

Anônimo disse...

Cervejinha boa e com bom preço é a uruguaia Nortenã, 900ml... melhor só duas!

Grazi.