Destaques

segunda-feira, março 09, 2009

Parreira, "novo" técnico do Fluminense

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ele está de volta. Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção brasileira na glória de 1994 e no vexame de 2006, é o novo técnico do Fluminense. Ocupará o cargo que até pouco tempo era de Renê Simões.

Será a primeira experiência de Parreira como técnico de um clube no Brasil desde 2002. Naquele ano, o treinador fez um excelente trabalho no Corinthians, levando o time aos títulos do Rio-São Paulo e da Copa do Brasil e ao vice-campeonato brasileiro (ah!). Em 2003 assumiu a seleção e lá ficou até a Copa de 2006. Foi então para a África do Sul, não deu muito certo por lá e, alegando saudades da família, voltou ao Brasil. Agora assume o Fluminense.

A carreira de Parreira tem altos e baixos como poucas possuem. Ele atingiu o ápice de qualquer profissional do futebol, o título da Copa do Mundo - e com uma seleção que saiu do Brasil extremamente desacreditada, num momento em que o próprio futebol passava por momentos de desprestígio único nas nossas terras. Doze anos depois, aí sim com status de favorito, fez a seleção passar vergonha na Alemanha.

A oscilação também se repete nos clubes. No Fluminense que volta a comandar Parreira viveu seu melhor momento como técnico não-de-seleção, a conquista do Campeonato Brasileiro de 1984. A já citada pasagem pelo Corinthians foi histórica - arrisco dizer que o Alvinegro não montou um time melhor que aquele desde então.

Por outro lado, foi um fiasco no São Paulo, não deixou a menor saudade no Atlético-MG e, quem aí se lembra?, foi apagadíssimo quando comandou Santos e Internacional.

Talvez sua boa química com o Fluminense pese para que ele volte a ter sucesso. Vale lembrar que além do Brasileirão de 1984, Parreira tem outro título nacional com o Flu - a Série C de 1999, que, apesar de tecnicamente ser absurdamente inferior do que a primeira divisão, teve à época uma positivíssima carga emocional (a foto ao lado é dessa época). E não é culpa de Parreira (e nem dos jogadores) o fato do Fluminense, junto com outros times, ter sido beneficiado com a canetada da João Havelange que levou o clube à elite sem triunfar na segundona.

Material humano de qualidade Parreira terá em mãos. É só pensar que talvez a segunda contratação mais badalada do futebol brasileiro em 2009 foi feita pelo Fluminense, o acerto do centroavante Fred. Lá também estão o ótimo Thiago Neves, o bom Conca, o eficaz Luiz Alberto e outros jovens de sucesso.

Pode ser que dê certo. Mas há quem aposte que Parreira não completa um semestre no cargo.

3 comentários:

Anselmo disse...

não gosto do Parreira.

Glauco disse...

Não vai passar o feriado de 7 de setembro nas Laranjeiras.

Marcão disse...

Nesse ponto, os cartolas cariocas são muito mais corajosos que os paulistas: têm uma atração masoquista por brincar com o perigo...