Destaques

sexta-feira, abril 17, 2009

Cerveja selou a paz entre Harrison e Clapton

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Patricia era uma modelo inglesa de 20 anos, em 1964, com cara de patricinha: loira, magrinha, saia curta, olhos azuis. Pra tirar um troco extra, topou fazer uma ponta no primeiro filme de uma bandinha de rock, os Beatles. O primeiro que passou uma cantada na moça foi John Lennon, mas foi a timidez de George Harrison que atraiu a também tímida Pattie. Dois anos depois, estavam casados. O beatle escreveu para ela canções como "I need you", "If I needed someone", "I want to tell you" e, principalmente, a eterna "Something" - que Frank Sinatra gostava de cantar nos shows e apresentá-la como sua canção predileta da dupla Lennon & McCartney...

Porém, apesar de ser um excelente guitarrista e fazer parte da banda mais famosa do planeta, George tinha um amigo ainda mais talentoso: Eric Clapton. O próprio reconhecimento disso foi o convite para que Clapton fizesse o (magistral) solo de "While my guitar gently weeps" em um disco dos Beatles. Mas a amizade teve um capítulo muito perigoso. Ao conhecer Pattie, Eric simplesmente pirou. Compôs a clássica "Layla" para ela e, em 1974, conseguiu tirá-la do amigo George. Outras músicas que Clapton compôs para a amada foram "Wonderful tonight", "Pretty blue eyes", "Golden ring", "Never make you cry" e "Pretty girl".

Nesse rolo, Pattie passou oito anos casada com George e mais 14 com Eric, com um pequeno namoro com outro guitarrista, o stone Ron Wood, em 1973. Aliás, pra não perder o hábito de "musa", o rompimento com Wood fez com que ele fizesse, para a moça, "Breathe on me". Mas voltemos aos amigos Harrison e Clapton: o "roubo" da mulher alheia foi tão constrangedor que, apesar de manterem a amizade, os dois só foram fazer totalmente as pazes a partir de 1988, quando Eric se separou de Pattie. A partir de então, os dois se encontraram, conversaram, beberam cerveja (acima, à esquerda) e esqueceram o assunto.

Pattie (foto recente, à direita) contou essas e muitas outras histórias no livro "Wonderful tonight". Apesar de ter inspirado tantos clássicos da música romântica e do rock'n'roll, ela é modesta: "Eu talvez fosse bonitinha, mas linda é outra coisa". Pois é, mas fez George Harrison dizer que o atraía como nenhuma outra, deixou Eric Clapton de joelhos e Ron Wood pedindo para que ela respirasse nele. E depois dessa loira fascinante (e inspiradora), só encontraram a paz na refrescante loira gelada...

4 comentários:

Glauco disse...

E hoje ela não está casada com nenhum roqueiro?

Mohammad Severino disse...

Autêntica Maria Guitarra.

Anselmo disse...

"beberam cerveja (...) e esqueceram o assunto". Qual assunto?

absurda a relação estabelecida entre bebida e esquecimento. mas menos mal uqe eles se acertaram.

Marcão disse...

Parece que tá solteira, Glauco. Ela é fotógrafa e fez umas exposições de imagens produzidas nos tempos em que viveu com Harrison e Clapton. Uma curiosidade é que foi Pattie quem apresentou George e os Beatles meditação e ao guru Maharishi. Em março de 69, no dia do casamento de Paul McCartney com Linda, Pattie foi presa na casa onde morava com George com um tijolaço de maconha. Ela participou de apenas uma gravação dos Beatles, fazendo o côro com Yoko Ono na música "Birthday", do álbum branco.