Destaques

quarta-feira, abril 29, 2009

Gripe suína acaba com o 1° de maio e deixa estádios vazios

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O medo de uma epidemia de gripe suína no México provoca efeitos assustadores, maiores do que os da própria doença até agora. Como há casos em outros países, a possibilidade de pandemia é o maior temor, principalmente porque 64 estadunidenses foram contaminados.

As escolas e universidades na capital do país suspenderam as aulas até dia 6 de maio para evitar aglomerações propícias à contaminação da Influenza, como dizem os mexicanos. Isso tem levado a uma redução no trânsito caótico da cidade.









Saúde! Mas
espirre para
o outro lado,
da próxima...



Outros efeitos dizem respeito à vida política e esportiva da nação. As partidas de futebol do fim de semana serão realizadas sem torcida. Chivas de Guadalajara e Pumas será uma dessas partidas.

Foram suspensas pelas centrais sindicais as comemorações do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira, 1° de maio, , também para evitar multidões. Desde 1923, é a segunda vez que as comemorações são canceladas. Isso coloca a data como uma das mais tradicionais do mundo. A suspensão só ocorreu antes em 1996, em meio à crise econômica.

Origem
Enquanto alguns denunciam que a origem da doença seriam fazendas de porcos de uma multinacional estadunidense, outros afirmam que a mutação do vírus surgiu inicialmente no Texas e no sul da Califórnia, como Laurie Garrett, jornalista especializada em saúde.

Foto: hmerinomx/Flickr
Diante do noticiário sobre a gripe suína, a eminência ruiva Brunna Rosa vem denunciando o risco de criminalização dos porcos (ou seria dos porcos).

No bar
O mundo inteiro não fala de outra coisa. Ninguém mais se lembra do Obama, do "o cara", da lei seca.

Se, por um lado, a informação pode ser uma aliada no combate ao risco de epidemia, o alarmismo também gera coisas tão incríveis quanto esta, testemunhada em um posto de gasolina, às 23h. Dois manguaças conversam:

– Viu aí a gripe suína?
– É... Primeiro, foi a gripe aviária, depois, a gripe bovina (?!?!?!), agora a suína.
– (Silêncio e olhar perdido no horizonte).
– Quero ver é quando estourar a gripe humana, aí acaba tudo...

A conversa me lembrou um diálogo que tive com uma senhora que afirmava e garantia que a asma era provocada pelo contágio da gripe dos gatos. Ela não se referia a alergia, achava que era algum tipo de vírus mesmo, embora se trate de uma doença crônica – pelo menos foi o que ela me explicou, mas nem sei se ela entendia o que a própria defendia.

E a definição mais elaborada do que seria "gripe bovina" diz que se trata daquela que "transforma todos [os humanos contaminados] em gado manso e obediente".

Humana, não é suína
Sobre a gripe humana, eu fico com a objetividade do governo português: "Nos humanos não existe gripe suína mas sim gripe humana". Bravo!

3 comentários:

Marcão disse...

Não tem nada a ver, mas ontem ouvi outro diálogo de manguaças que merece registro. No ônibus Jaçanã, subindo a Consolação, o cobrador vira para o motorista e pergunta:

- Ô, Passos, na Amazônia tem Leão?

- Não, Leão não tem. Só tem Leopardo.

- E onça?

- Ah, onça tem. Onça pintada, onça vermelha. Tem escorpião também.

Absorto e distraído, demorei alguns segundos para me questionar: leopardo na amazônia? Onça "vermelha"?!? E o que o escorpião tem a ver com isso?? Bão, deixa pra lá. Bora pro bar...

brunna disse...

Triste genocídio que esta a acontecer com os porquinhos.
é um absurdo...
o Egito já anunciou que vai matar todos seus porcos, são cerca de 300 mil bichinhos graciosos.

Pelo movimento contra o extermínio dos porquinhos!

Fabricio disse...

Olê Porco!