Destaques

quarta-feira, abril 29, 2009

Gripe suína ataca cérebro de governador

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Porquinhos
"Ela é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram.
Portanto, a providência elementar é não ficar perto de porquinho nenhum"
José Serra, governador de São Paulo e candidato a presidente, sobre a gripe suína

É triste a sina de homens públicos que têm de falar sobre tudo o que não conhecem, mas o governador de São Paulo e quase candidato a presidente pelo PSDB exagerou ao falar da gripe suína.

Primeiro porque não há nenhum registro de transmissão da gripe de porcos para humanos até agora. Nem o vírus foi encontrado em nenhum porco até o momento. O contágio é de humano para humano, diferentemente da gripe aviária.

O próprio nome gripe suína, que deve ter inspirado a opinião do governador, é inadequado. Podia ser gripe mexicana, onde apareceu, ou mesmo aviária 2, porque a mutação do influenza, vírus da gripe comum, pode ter ocorrido em qualquer um desses animais.

Mas há dois agravantes:
Primeiro, Serra já foi ministro da Saúde, deveria saber que não se deve comentar nem dar opinião em questões de saúde sobre coisas sérias ou sobre as quais não se tem conhecimento.

Segundo, como palmeirense não deveria disseminar preconceito contra os pobres porquinhos que espirram.

Imagine o que aconteceria se a gafe tivesse sido de um tal presidente manguaça e analfabeto segundo nossa grande mídia?

14 comentários:

Marcão disse...

Fosse o nosso presidente, seria capa da Veja: "O espírito de porco de Lula" - e uma charge com o político abraçado a um porco e segurando um lenço no nariz.

Thalita disse...

péraí, Fredi... não é bem assim. O primeiro contágio se deu de um porco para um humano sim. Isso normalmente não acontece, mas uma mutação permitiu esse tipo de contágio. Esse "novo" (não é exatamente novo, mas enfim), virús adquiriu, tb por mutações, a capacidade de se transmitir de humano pra humano, e é aí que começa o problema global. É um vírus para o qual não temos defesas e que agora se alastra como uma gripe comum.
O Serra falou uma besteira sim, foi ridículo, a equipe da Secretaria da Saúde deve estar se escondendo debaixo da mesa. Mas a gripe suína foi assim batizada por algum motivo, oras.

Thalita disse...

escuta, de onde veio essa declaracao? nao achei....

brunna disse...

Gafe?
Isso é o jeito Serra de governar...
Criminaliza os pobres, os negros, os sem teto e sem terra, os fumantes e até os porkinhos!!!

fredi disse...

Thalita, supeita-se que a mutação tenha ocorrido em um porco ou ave, daí passou para um humano sim, mas até agora a gripe não foi encontrada em nenhum suíno. Daí muitos dizerem que o nome pode não corresponder ao que ocorreu.

A declaração está na edição impressa da Folha de S.Paulo, na seção de frases

Anselmo disse...

vi a matéria aqui. A que tá lá vai além:

"E o segundo lugar é de pessoa para pessoa. (...) Quero dizer que essa gripe não é transmitida pela carne de porco cozida. É importante para que não se gere uma paranoia em relação aos porquinhos."

Contra a criminalização dos porcos! Até o Serra entrou nessa. Vai ver que é por ser palmeirense mesmo.

Só porque tem traços de suínos no vírus, já ficou a gripe do porco. e eu continuo achando ótema a recomendação do governo portuguÊs: "Nos humanos não existe gripe suína mas sim gripe humana"

Alguns jornais mexicanos estão tratando a gripe como Influenza, talvez pra jogar a culpa pros espanhois. outros dizem que os primeiros casos foram no sul da califórnia.

já nao bastasse o méxico ter terremotos, ser o centro do tráfico de drogas pro mercado dos EUA (ainda bem que tem o nafta), agora vai ser culpado da gripe? querem transformar o méxico nos párias do mundo.

O que acho também é que se fosse o lula, a gente taria aqui registrando que a frase teria sido dita depois do meio dia. Como é o serra, não dá pra dizer isso.

Pra acabar, por que "porquinho"? Porque não usar termos técnicos que tanto agradam o perfil tucano divulgado na propaganda política? será que é pra alguém poder fazer a piada do lobo mau?

Esse carinho súbito é suspeito.

Fabricio disse...

Amanhã, seja qual for o resultado do jogo do Palmeiras, com certeza leremos trocadilhos com a gripe Suína e o time do Palestra.

Quanto a gafe ridícula do Serra, me lembrou uma do Lula em resposta ao Enéas sobre um dado mineral que nem ao menos existia. "Claro que em nosso governo teremos uma política exclusiva para cuidar dos minerais, em especial a cassiterita-bauxita-num-sei-o-quê-lá."

Às vezes o melhor é ficar calado.

PS. será que a chance de pegar a gripe no Palestra Itália é maior :-) ?

Arvro disse...

Essa gripe do palestra aí é que me mete medo viu... to até com uns sintomas esquisitos:
Mal-estar, ansiedade, taquicardia...

fredi disse...

Colaboração da amiga Deise Lessa:

Ele (o governador) teve o cérebro influenciado pela Miriam Leitão.

Piada espontânea na redação, com minha participação, claro:

O Egito resolveu matar os porcos.

Os chilenos pretendem eliminá-los hoje em campo.

Thalita disse...

pô, mas tudo o que eu li a respeito até agora (inclusive o site da oms) diz que o vírus veio dos porcos...

Maurício Ayer disse...

Eu não tenho preconceitos e posso muito bem assar um porco gripado na churrasqueira aqui de casa.

Anselmo disse...

mas o vírus vem do porco, mas tbém tem traços de outros tipos de vírus. agora, o problema é a transmissão entre humanos. o combate à criminalização dos porcos (ainda) é piada.

mas parece que comer carne suína não é uma forma de contaminação, porque a transmissão que preocupa é a que acontece entre pessoas. os egípcios tão com informações diferentes.

fredi disse...

Thalita, isso é o que está na página do Ministério da Saúde.

1. O que é influenza suína e como é transmitida?
É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa que normalmente acomete porcos, porém recentemente sofreu mutações e passou a ser transmitida de pessoa a pessoa.
Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O que li, e posso não ter escrito corretamente, é que este vírus que está causando a gripe súína não foi encontrado ainda em porcos, daí que não estão sendo sacrificados como no caso da gripe aviária (com exceção do Egito, que anunciou sacrifícios).

A hipótese que vi mais plausível é que a mutação tenha ocorrido em suínos ou até mesmo em aves (já que parte do material genético das duas espécies é encontrada no vírus) e depois tenha sido passado a humanos, mas não se encontrou ainda o foco inicial nos porcos.

Vou pesquisar mais, se tiver mais informações também me passe, se estiver errado retifico o post.

Não quero ser tão inconseqüente quanto o Serra.

Glauco disse...

Pra quem não viu, o vídeo da inacreditável "lição" do governador paulista. É erro de conceito, não escorregada verbal... Meu Deus!