Destaques

quarta-feira, abril 29, 2009

Há 60 anos, o Brasil conquistou sua terceira Copa América com a linha média Rui, Bauer e Noronha

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em 1949, o Brasil sediou e venceu sua terceira Copa América. E experimentou pela primeira vez, na equipe titular, a linha média que conquistou quatro Campeonatos Paulistas pelo São Paulo naquela década: Rui, Bauer e Noronha (foto). A campanha, com eles, foi arrasadora: 9 a 1 no Equador, 10 a 1 na Bolívia, 2 a 1 no Chile e 5 a 0 na Colômbia (todos os jogos no mês de abril). Depois disso, porém, o técnico Flávio Costa teve de respeitar a rivalidade bairrista entre cariocas e paulistas e, como as últimas quatro partidas seriam no Rio de Janeiro, escalou os vascaínos Ely e Danilo Alvim, mantendo apenas Noronha. Explica-se: Rui e Bauer eram paulistanos da gema; Noronha, mesmo jogando no São Paulo, era gaúcho. Mas a birra era tão grande que, apesar de o Brasil vencer o Peru por 7 a 1 e o Uruguai por 5 a 1 com Noronha ainda titular, a torcida pressionou e ele foi sacado da partida contra o Paraguai, para dar lugar ao flamenguista Bigode. Resultado sem o sãopaulino: 2 a 1 para os paraguaios. No jogo do título, Noronha voltou e o Brasil goleou o mesmo Paraguai por 7 a 0.

O bairrismo era imenso. A primeira partida, contra o Equador, foi disputada no estádio de São Januário, do Vasco, no Rio. Por isso, a linha média que entrou em campo foi Ely, Danilo Alvim e Noronha. Mesmo com Rui e Bauer entrando durante o jogo, o Uruguai nos goleou por 4 a 2. Nas quatro partidas seguintes, no estádio do Pacaembu, os três são-paulinos foram titulares e vencemos todas (na foto acima, Rui, Mauro, Barbosa, Bauer e Noronha). O trio marcou sua época: em sete temporadas no Tricolor, Rui, Bauer e Noronha fizeram juntos 169 jogos, com 100 vitórias, 34 empates e 35 derrotas. Mas, afinal de contas, que diabos seria, no futebol da época, uma "linha média"? Com a palavra, o escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo: "Dava a idéia de uma linha de apoio ao ataque, quando nem linha era. Havia um meia apoiador, um meia recuado, que depois seria chamado de quarto zagueiro (volante de contenção só foi inventado mais tarde), e um lateral esquerdo. Podia ser o inverso: um lateral direito, um apoiador e um meia recuado. (...) No São Paulo, o apoiador era o Bauer, o recuado era o Rui, o lateral era o Noronha".

Parecia racional, para o jovem Luís Fernando e para a maior parte dos torcedores brasileiros, que o trio jogasse como titular na seleção. Porém, o Rio de Janeiro seria o palco principal da Copa de 1950, o técnico Flávio Costa tinha forte ligação com o Vasco e, na estreia, contra o México, foi o trio Ely, Danilo Alvim e Bigode que atuou na vitória por 4 a 0. Mas o bairrismo resistia: no segundo jogo, no Pacaembu, em terras paulistanas, Bauer, Rui e Noronha foram os titulares - pela última vez na seleção (na foto acima, do dia, Rui, Barbosa, Augusto, Bauer, Noronha e Juvenal). O empate por 2 a 2 foi o que Flávio Costa precisava para justificar os cariocas no time, mas fez uma concessão: Bauer substituiria Ely. E foi com Bauer, Danilo Alvim e Bigode que o Brasil venceu a Suécia (7 a 1) e a Espanha (6 a 1). Bauer foi o grande destaque da defesa, apelidado, pela própria imprensa carioca, de "gigante do Maracanã". Mas veio a fatídica decisão. Voltemos a Luís Fernando Veríssimo: "No jogo final da Copa de 50 contra o Uruguai, Bauer apoiou, Danilo jogou no meio e Bigode na lateral, onde deixou o Ghiggia passar e marcar o gol da tragédia". Noronha, o outro lateral esquerdo, assistiu tudo de camarote.

O jornalista carioca Pedro do Coutto, da Tribuna da Imprensa, defende Barbosa no lance fatal: "Ele não engoliu frango algum, tenho certeza. Eu estava no estádio superlotado exatamente no ângulo do chute. (...) O fato predominante é que o ataque do Uruguai avançava surpreendentemente livre. Gigghia (à esquerda), ponta direita, vinha passando facilmente por Bigode, nosso lateral esquerdo, em todas as ocasiões. Naquele tempo, meio campo não voltava para ações defensivas, ao contrário de hoje. Se o treinador Flávio Costa tivesse percebido melhor o espaço tático, teria mandado Jair da Rosa Pinto e Danilo Alvim aproximarem-se de Bigode para lhe dar cobertura. Ou então teria recuado o ponta esquerda Chico Aramburu para a tarefa indispensável. Bigode estava mal na partida".

Alfredo Eduardo Noronha (foto à direita) era o mais velho da histórica linha média sãopaulina. Nascido em Porto Alegre (RS) em setembro de 1918, morreria em São Paulo em julho de 2003, aos 84 anos. Começou a carreira no Grêmio, conquistando os Campeonatos Gaúchos de 1935, 1937, 1938 e 1939. No São Paulo, venceu o Paulistão em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949. Pelo Tricolor, fez 295 partidas e marcou 13 gols. E ainda jogaria num dos maiores times da Portuguesa de Desportos, campeã do Torneio Rio-São Paulo de 1952. Fez 17 jogos pela seleção brasileira, entre 1944 e 1950.

Por sua vez, Rui Campos nasceu na capital paulista em abril de 1922, onde também morreria, em janeiro de 2002, pouco antes de completar 80 anos. Começou no São Paulo, onde venceu quatro dos cinco títulos da década de 1940, e encerrou a carreira no Palmeiras, em 1953. Apesar de ser zagueiro, também jogava como volante ou meia. Tinha um alto nível técnico e orientava os outros jogadores. Sabia arrumar a defesa e municiar o meio campo e armar jogadas de ataque. Pelo Brasil, fez 30 partidas entre 1944 e 1950, marcando dois gols. Cria do São Paulo desde a categoria juvenul, Rui disputou 272 jogos pelo clube como profissional, marcando seis gols.

O último da linha foi o volante José Carlos Bauer, nascido em novembro de 1925 e falecido em fevereiro de 2007, aos 81 anos. Jogou entre 1944 e 1953 no São Paulo, onde conquistou os títulos paulistas de 1945, 1945, 1946, 1948, 1949 e 1953. Passou ainda por Botafogo-RJ, Portuguesa e São Bento. Na seleção, foram 29 jogos entre 1949 e 1954. Pelo São Paulo, fez 398 partidas e 18 gols. Disputou as Copas de 1950 e 1954. Como técnico, Bauer, à frente da Ferroviária de Araraquara, efrentou o Sportivo Lourenço Marques em Moçambique e descobriu o menino Eusébio. Como não podia contratá-lo, indicou o futuro maior jogador de Portugal para o técnico Bella Guttman, ex-São Paulo, que comandava o Benfica.

Somando os jogos pelo São Paulo e pelo Brasil, portanto, Rui, Bauer e Noronha fizeram, entre 1945 e 1951, um total de 175 jogos, com 104 vitórias, 35 empates e 36 derrotas. Mas podem ter feito, ainda, algumas partidas pela seleção paulista (na foto acima, de 1952, Rui, Palante, Oberdan Catani, Mauro, Bauer e Noronha). Porém, não disponho dos dados para acrescentar nas estatísticas do trio. Pelo São Paulo, estrearam em 8 de abril de 1945, na goleada por 6 a 2 sobre o Jabaquara, pelo Campeonato Paulista. E se despediram em 22 de julho de 1951, num amistoso contra a Caldense, em Poços de Caldas (MG). O Tricolor venceu por 3 a 1 e Bauer fez o primeiro gol. Jogando juntos pelo clube, Noronha fez 9 gols, Bauer 8 e Rui 6.

Ps.: Não tem muito a ver com o post, mas, na pesquisa que fiz, encontrei mais uma prova de que, no Brasil, sadismo pouco é bobagem. Depois de terem substituído as traves de madeira pelas de metal no Maracanã, em 1969, dizem que mandaram as antigas (remanescentes da Copa de 1950) para a casa do ex-goleiro Barbosa. Não contentes com a maldade, ainda fizeram o "favor" de reunir no Maracanã, 30 anos após a tragédia contra o Uruguai, todos os traumatizados e estigmatizados jogadores daquele time. Confiram:

16/07/1950, Maracanã com 200 mil pessoas - Em pé: Barbosa, Augusto, Juvenal, Bauer, Danilo Alvim e Bigode; Agachados: Friaça, Zizinho, Ademir de Menezes, Jair Rosa Pinto, Chico e o massagista Mário Américo

16/07/1980, arquibancadas totalmente vazias - Em pé: Barbosa, Augusto, Danilo Alvim, Juvenal, Bauer e Bigode; Agachados: Friaça, Zizinho, Ademir de Menezes, Jair Rosa Pinto, Chico e o massagista Mário Américo

3 comentários:

Anselmo disse...

Marcão, o historiador.

agora, sobre o PS, acho que tem um dado de se rememorar o ocorrido que pode não ser sadismo. É deprê, mas melhor lembrar e lidar com o sofrimento do que fingir que não aconteceu (pq sempre volta). No Brasil, a dinâmica de tentar apagar a memória e destruir até construções para esquecer um período é relativamente recorrente.

Agora, mandar as traves para o Barbosa, sem dúvidas, é sadismo da pior categoria.

Olavo Soares disse...

Belo post, Marcão!

E "Rui, Bauer e Noronha" é daquelas sequências do futebol que se fala de maneira automática e que carregam uma boa métrica, assim como "Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe".

Todo mundo sabe o nome desses 5 de cabeça, mas tente falar fora de ordem para você ver!

Fabricio disse...

"Apesar de ser zagueiro, também jogava como volante ou meia"

Esse Rui era praticamente um Elivélton.