Destaques

quinta-feira, abril 09, 2009

A Lusa, o suposto suborno e a irresponsabilidade

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, repetiu a denúncia que tinha feito anteriormente em relação ao zagueiro Jean, que cometeu o pênalti que redundou no gol de Kléber Pereira na última rodada da primeira fase do Paulistão. O arroubo do cartola luso já lhe valeu duas ameaças de processo: uma da parte do Santos e outra do Sindicato dos Atletas Profissionais.

Em coletiva que terminou há pouco no Canindé, o dirigente contou que duas pessoas residentes na cidade praiana o teriam procurado “indignadas” com o comportamento de um empresário de futebol (no boletim de ocorrência consta simplesmente como “Izildo”) que teria dito em público que o procurador do jogador estaria telefonando para seu celular a fim de receber o dinheiro combinado no acerto, cerca de 20 mil reais (ufa, quantas condicionais...).

“Estou recebendo a denúncia e repassando, não estou acusando ninguém”, se esquivou o cartola Da Lupa. "São fatos apresentados por pessoas que não conhecemos", completou, tentando evitar novas implicações jurídicas contra si.

Dizer que o fato tem que ser apurado é acaciano. Mas a denúncia se baseia em duas pessoas que ouviram de um empresário que teria dito que... Pronto, registra-se a ocorrência e cria-se o fato, ainda que não sejam citados dirigentes do Santos ou da Ponte na questão.

Subornos e denúncias sobre tal não são novidade no futebol, ainda mais no período recente. No ano passado, a idoneidade de Wagner Tardelli foi posta em dúvida pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero. Tudo se mostrou um circo. O problema de todo o imbróglio é que a carreira do jogador pode ser comprometida, enquanto os clubes e cartolas continuam tocando suas vidas, com todo o amadorismo que lhes é inerente.

Se for comprovado o caso, óbvio que deve haver punições. Se não for, elas devem ser igualmente rigorosas. Porque nesse caso, um novo caso Escola Base só vai prejudicar o lado mais fraco, que é o de Jean.

6 comentários:

Marxperience disse...

Denúncia feita por torcedores fanáticos da Portuguesa, é bom que se diga!

Fabricio disse...

O jogador já mandou avisar que vai processar o Santos pois ainda Não viu a cor do dinheiro.

Brincadeira a parte. A chance disso ser verdade é zero.

Marcel Jabbour disse...

Infelizmente, Glauco, parece que ninguém se lembra do Caso Escola Base. E o Da Lupa deve estar tranquilo, enquanto o Jean pode ficar com a pecha de mercenário pro resto de sua carreira.

Abração

diletra.blogspot.com

Leandro disse...

A Portuguesa tem todo o direito de reclamar da arbitragem do jogo da Vila Belmiro (1x0 Santos) e mais ainda do jogo contra a Ponte Preta.
Se aparecer alguma coisa não será surpresa, embora possamos desconfirar que nada virá à tona porque existe uma baita rede capaz de varrer tudo para debaixo do tapete.

Débora disse...

Leandro, ele não está reclamando da arbitragem ter marcado o pênalti, o que estaria dentro da praxe do futebol. Ele stá acusando um jogador de receber suborno para cometer intencionalmente um pênalti. Pode acabar coma carreira do cara, que não é um super-craque com milhões pra aposentadoria. Convém ter provas e pensar bem antes de falare um negócio desses na mídia. Se o que o pessoal da Lusa tem é uma suspeita, que faça uma denúncia para quem é de direito investigar. Denúncia sem provas em coletiva de imprensa é jogar pra torcida e brincar com a moral alheia.

Glauco disse...

Leandro, acho que você não leu direito nem esse post nem um comentário anterior sobre as arbitragens que favoreceram de forma escandola a Lusa. Por isso, reproduzo um trecho aqui:

"A Lusa foi beneficiada pela arbitragem na partida contra o Mirassol com um gol de mão, sem o qual sequer empataria a partida. No jogo seguinte, contra o Marília, um pênalti inexistente que resultou em uma expulsão acabaram com as chances do time do interior na partida e também no campeonato."