Destaques

domingo, abril 05, 2009

Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos se classificam

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


Terminou neste domingo, 5 de abril, a primeira fase do campeonato Paulista. Os quatro primeiros são os grandes clubes do estado: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos se classificam. Isso acontece primeira vez desde que o formato do campeonato é o atual turno único. Considerando outros formatos, desde 2000 os quatro primeiros não coincidem com os grandes.

Palmeiras, Corinthians e São Paulo quase perderam suas partidas. O Verdão virou, o Timão e o Tricolor empataram em 2 a 2.

Mas a emoção ficou toda pela quarta vaga na fase final. O Peixe precisou de Kleber Pereira para marcar por três vezes para garantir a vitória de 3 a 2 sobre a Ponte Preta, sendo os dois da vitória no finzinho do segundo tempo. Com o placar, o time da Baixada ficou com um gol de vantagem de saldo, o terceiro critério de desempate.

A Lusa venceu o Santo André por 2 a 1 no Canindé, mas não bastou. Criou uma chance de gol no finzinho, não marcou. Desde 1998 a Lusa não se classifica para a fase final e até já esteve na segunda divisão. Não foi desta vez.

Com isso, os jogos são:
Palmeiras x Santos
São Paulo x Corinthians

Rebaixados
No lado de baixo da tabela, a região central do estado perdeu seus representantes. Guaratinguetá, Marília, Guarani e Noroeste caíram. Menos viagens pela Castelo Branco, Dutra e Anhanguera. O time do Vale do Paraíba foi o primeiro colocado na edição de 2008 do campeonato. O Marília cai na segunda competição seguida, já que ficou em décimo sétimo na Série B do ano passado. O Guarani, depois de subir para a série B, cai agora no estadual. O Noroeste manteve a fama de ioiô e caiu, depois de quatro temporadas.

Campeão do interior
Se alguém souber como se organizam os candidatos a campeão do interior, aceito ajuda.

6 comentários:

Renato Godoy disse...

Os quatro times do interior que ficaram abaixo do G-4 disputam esse título. Assim, as semi-finais serão Santo André x Ponte Preta e Mirassol e Barueri

Maurício Ayer disse...

Vai Curíntia!

Anselmo disse...

Renato, foi o q eu tinha entendido. Qdo tava escrevendo, apareceu o neto e o luciano do valle dizendo que o São Caetano ia participar. enfim, deveria ter desconsiderado... valeu!

Marcão disse...

Reação épica do Santos, com destaques para Kléber Pereira e (dou o braço a torcer) Fábio Costa, que fez defesas espetaculares. Na contramão, Rogério Ceni cometeu mais duas daquelas falhas estapafúrdias que só ele consegue protagonizar. Os clássicos das semifinais prometem. O Corinthians vai com tudo no primeiro jogo, para reverter a vantagem. E o São Paulo tem histórico de pipocar contra o alvinegro (principalmente quanto tem a vantagem). Sei lá, serão jogos parelhos. Já entre Palmeiras e Santos, tudo pode acontecer. O primeiro não é tudo isso que diziam no início do campeonato e o segundo, apesar de ter garantido classificação na última rodada, também não é tão frágil quanto alardeiam. Aliás, classificando-se em oitavo, em 2002, o Santos chegou ao título brasileiro. Por tudo isso, a decisão do Paulista deve empolgar mais que o torneio em si. Tomara!

Fabricio disse...

Os jogos deveriam ser no Pacaembu o primeiro e o segundo no Palestra.

O Santos não vai querer jogar na Vila, né? Jogou com o Oeste no Pacaembu, entao...

Fabricio disse...

Ouvi diversos comentários afirmando que a culpa pela eliminação foi o comportamento da Lusa em seu jogo ao saber da vitória parcial da Ponte Preta pelo Santos por 2x1. Neste momento, a Lusa passou a administrar o jogo para segurar a vitória, também de 2x1.

Acontece que a escolha da Portguesa foi CORRETA! Aos 25 minutos de jogo me parece perfeitamente razoável segurar uma vitória de 2x1 do que se expor a tomar o empate, o que um iminente gol do Santos já faria a classificação ir por água abaixo. Se por acaso a Portugesa tivesse feito mais um gol, ainda assim bastaria uma virada do Santos para eliminá-la, já que empatariam em tudo e o Santos levaria vantagem no confronto direto da última quinta-feira.

Podem ter certeza, eu prefiro segurar uma vitória de 2x1 contando que o Santos não virasse um jogo contra a Ponte em Campinas do que tentar fazer mais 2, o que aumentaria em muito o risco de levar o empate.