Destaques

sexta-feira, abril 24, 2009

PQFMTMNETA 8 - Botafogo, campeão estadual (2006)

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Breve introdução aos que não conhecem a série: PQFMTMNETA é abreviação para "Parece que faz muito tempo, mas nem é tanto assim". Nesse espaço, mostraremos eventos do futebol acontecidos há, no máximo, cinco anos, que causaram polêmica na sua época, e que depois caíram no esquecimento.

PQFMTMNETA 8 - Botafogo, campeão estadual (2006)

A partir de domingo, Botafogo e Flamengo começam a decidir o Estadual do Rio. Será a terceira final seguida protagonizada pelos dois clubes. E a quarta em série que terá a participação do clube da estrela solitária.

Participando de finais desde 2006, em apenas uma ocasião o Botafogo foi o campeão estadual. Alguém saberia dizer quando, contra qual adversário, e quem era o técnico na conquista? As respostas são: no próprio ano de 2006, contra o surpreendente Madureira, e comandado por Carlos Roberto (foto).

O Cariocão de 2006 foi pródigo em zebras. O sistema de disputa daquele ano era similar ao de 2009 (e temporadas anteriores), com dois turnos, que eram decidos em semifinais e posteriores finais. Ou seja: a cada turno, quatro eram as equipes semifinalistas. E o inusitado é verificar que, de todos os times grandes, apenas o Botafogo disputou uma semifinal. E apenas a do primeiro turno (a famosa Taça Guanabara), quando venceu o América na decisão e se classificou para a finalíssima do estadual. Os outros times que jogaram aquela semifinal foram Americano e Cabofriense.

Na Taça Rio, os mesmos América, Americano e Cabofriense lutaram pelo título, acompanhados pelo Madureira, que foi quem se sagrou o campeão da etapa. O Botafogo, neste segundo turno, talvez tranquilizado por já estar garantido na decisão, fez campanha pífia, ficando na lanterna de sua chave, com apenas uma vitória em seis partidas.

Apesar de ter um retrospecto pior que o Madureira na somatória dos dois turnos, o Botafogo não teve dificuldades para vencer o Tricolor Suburbano na decisão. Ganhou os dois jogos (2x0 e 3x1) e assim conquistou o seu 18º título estadual, o último até a decisão que começará a ser jogada depois de amanhã. Azar de Odvan (ele mesmo) e Djair (ele mesmo), que jogaram aquela final do lado do Madureira.

O craque do Botafogo naquele título foi Dodô, que justificou na decisão sua fama de "artilheiro dos gols bonitos" (confira no vídeo abaixo). Além dele, fizeram parte da campanha outros célebres como Ruy (o popular "Cabeção"), Scheidt (de bom começo de carreira no Grêmio e passagem caótica pelo Corinthians), Lúcio Flávio, hoje no Santos, e Zé Roberto, que está no Flamengo que encarará o próprio Botafogo na final de 2009.




Quanto ao técnico Carlos Roberto, ele permaneceria no comando do Botafogo até a sétima rodada do Brasileiro daquele ano, sendo demitido por Cuca - que permaneceu no time por muito mais tempo, mas, diferentemente do antecessor, não ganhou nenhum título. E alguém sabe por onde anda Carlos Roberto hoje em dia? Admito que nunca mais ouvi falar...

6 comentários:

Glauco disse...

Olavo, o Carlos Roberto andou comentando a final da Taça Rio aqui e aqui. Pelo jeito, o cidadão se aposentou.

Marcão disse...

Em 1997, o Botafogo venceu o Campeonato Carioca com o atacante Dimba, que improvisava uma dança ao comemorar os gols. A torcida apelidou de "Dimbalada".

Felipe Mendes disse...

O "mais" curioso disso tudo é que o Botrafogo foi o único dos quatro grandes que não chegou às semifinais da Copa do Brasil naquele mesmo ano. Foi eliminado pelo Ipatinga, que enfrentou o Flamengo em uma das semifinais. A outra foi entre Fluminense e Vasco.

Mais uma "coincidência" (!?), o Ipatinga era comandado pelo querido Ney Franco, que acabou campeão da mesma Copa pelo Flamengo, que tinha o eliminado nas semifinais.


Cara, nosso futebol é bizarro.

rafael disse...

carlos roberto apareceu no esporte interativo a algum tempo ele era olheiro do manchester city,esse titulo foi o unico que eu vi ja que no rio-sao paulo de 98 eu dormi no segundo jogo,merda

Anônimo disse...

O carlos roberto estava no madureira ano passado. Acho que este ano ele vai treinar o américa...

Rafael disse...

Carioca 2006 muito doido mesmo. Percebe-se isso pelo campeão que teve.