Destaques

quarta-feira, abril 08, 2009

Tipos de cerveja 32 - As Dortmunder/ Helles

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Esses dois estilos alemães estão bastante relacionados e próximos, sendo que o primeiro é originário da região de Dortmund e o último, da Baviera. Ambos são ligeiramente mais fortes do que uma Lager tradicional, variando o teor alcoólico entre 5% e 5,6%. Têm boa presença de malte e os melhores exemplos destacam um certo sabor de biscoito, devido ao malte utilizado. "São cervejas leves e de fácil ingestão, apesar de algumas Dortmunder da Dinamarca e Holanda serem mais encorpadas e alcoólicas. O caráter amargo é muito similar ao das Pilsner alemãs, aromático e seco", observa Bruno Aquino, do site parceiro português Cervejas do Mundo. Bons exemplos desses tipos de cerveja são a Great Lakes Dortmunder Gold (foto), a Burgerbrau Wolnzacher Hell Naturtrüb e a Aqula Helles.

2 comentários:

Glauco disse...

Parece bem interessante, mas o detalhe da tampa levantada na garrafa da foto ficou muito bom, rs.

Bruno disse...

Oi Glauco,

muitos blogueiros optam por tirar a foto da cerveja com a tampa levantada ou à frente da garrafa (passe a publicidade, como nessa foto: http://www.cervejasdomundo.com/Gallery/details.php?image_id=143)

Isso permite verificar qual a forma de abertura (swing-top, rosca, carica clássica, etc) e também dá uma ideia da carica, importante para os inúmeros colecionadores desse item que existem pelo mundo fora.

Muito boa essa Great Lakes escolhida para representar o estilo.

Abraços.