Destaques

quinta-feira, maio 21, 2009

Dunga divulga convocação da seleção para eliminatórias e Copa das Confederações

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O técnico que nove entre dez brasileiros detestam divulgou hoje a lista de convocados da Seleção Brasileira para os dois próximos jogos das Eliminatórias para a de Copa 2010 e também a Copa das Confederações. O Brasil pega o Uruguai no daí 6 de junho, no estádio Centenário, em Montevidéu, e o líder Paraguai, no estádio do Arruda, em Recife.

Veja a lista:

Goleiros
Julio Cesar – Internazionale
Gomes – Tottenham
Victor – Grêmio

Zagueiros
Alex – Chelsea
Juan – Roma
Lúcio – Bayern de Munique
Luisão – Benfica

Laterais
Maicon – Internazionale
Daniel Alves – Barcelona
Kleber – Internacional
André Santos – Corinthians

Meio-campistas
Anderson – Manchester United
Gilberto Silva – Panathinaikos
Josué – Wolfsburg
Ramires – Cruzeiro
Elano – Manchester City
Felipe Melo – Fiorentina
Júlio Baptista – Roma
Kaká – Milan

Atacantes
Alexandre Pato – Milan
Luís Fabiano – Sevilla
Nilmar – Internacional
Robinho – Manchester City


A lista de Dunga, como tudo o mais sob o sol, tem virtudes e defeitos. As novidades (Victor, André Santos, Ramires e Nilmar) são muito positivas, especialmente os jogadores de Inter e Cruzeiro. Não sei se André Santos é jogador de seleção, mas é preciso experimentar na posição. E se Kleber “Chicletinho”, que não joga bem há uns dois anos, pode, porque não o corintiano? Fora isso, se o moço já é dado a uma máscara, agora agüenta...

De negativo, vejo a presença de Gilberto Silva, volante já ultrapassado, e a falta de inovações para essa vaga mais defensiva do meio-campo. Felipe Mello e Josué fizeram alguns bons jogos, mas não empolgam. Minha outra preocupação também fica no meio campo: tirando Kaká, os outros possíveis candidatos a meias de criação são bons, mas nada de geniais. Ramires e Anderson jogam mais de segundo-volante, enquanto os ótimos Elano e Júlio Baptista, que eu queria muito no meu time, não são meus titulares dos sonhos na seleção. Porém, entendo a opção de Dunga pela segurança de jogadores que já vêm de outras convocações. Para futuros testes, talvez o Alex, que era do Inter.

Para fugir dessa falta de meias, o blogueiro parceiro Carlos Pizzato sugere um ofensivo time no 4-2-3-1 tão na moda em nosso futebol, com Kaká pelo meio, Robinho na esquerda e Nilmar na direita na linha de criação. Eu gosto da idéia, mas duvido que Dunga vá por aí.

Desfalques

O outro lado da convocação é o efeito sobre os clubes nacionais, todos disputando fases decisivas de campeonatos importantes no período dos jogos da seleção. Corinthians e Inter ficarão sem seus atletas pelo menos no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, marcado para 3 de junho. Se passarem, também ficam desfalcados no primeiro jogo da final (17/6), mas poderiam contar com os jogadores no segundo, dia 3 de julho – se ninguém se machucar. Os colorados lamentam mais, pela ausência dupla (Kleber e Nilmar), enquanto o Corinthians só perde André Santos.

Grêmio e Cruzeiro ficam sem Victor e Ramires no jogo de volta das quartas da Libertadores contra Caracas e São Paulo, respectivamente (17/6). A Conmebol não divulgou as datas previstas para as semifinais e a final. O pessoal da conspiração clamou por isonomia: porque Miranda e Hernanes ficaram fora da lista justo agora?

6 comentários:

Anselmo disse...

elano ao lado do kaka resolve. se precisar mais força ou trombada, poe o julio baptista no lugar dele.

Nicolau disse...

O problema não é precisar mais força. Força o Dunga nunca deixou faltar ao time. Mas se precisar de mais leveza, mais criatividade, habilidade, fica mais difícil achar nos meio campistas de hoje.

Fabricio disse...

"(...) e Júlio Baptista, que eu queria muito no meu time (...)"

Faço minhas as suas palavras.

Quanto aos desfalques pra Copa do Brasil, essa convocação deve ter influência direta no resultado.

Glauco disse...

No meu time aceitava qualquer um desses, menos o Kléber Chicletinho, que não deixou saudades. Acho que sua ausência é reforço pro Inter. Já o Nilmar é baixa pesadíssima.

Leandro disse...

Não tem como dizer que o André Santos é ruim, mas acho ele muito irregular, a exemplo do Felipe e do Douglas, três que chegaram a irritar no jogo de quarta-feira contra o Fluminense.
O resto do time portou-se muito bem, até me surpreendeu porque eu esperava muito mais sufoco, mas o André Santos e o Douglas se acham bem melhores do que realmente são.
Tudo bem que é desfalque importante, não há substituto à altura, pois o tal Saci é bem fraco, tem toda a questão do entrosamento, etc. Mas também é verdade que o André Santos irrita às vezes.

Paulo Donizetti disse...

Tendo essa convocação como gancho, com pouco a reparar, e quase mudando de assunto, observo um sintoma de decadência do futebol brasileiro. Há não muito tempo, para cada seleção convocada, poderíamos compor mais uma ou duas igualmente fortes. Hoje isso está cada vez mais difícil. Por isso sugiro o desafio: que outros 22 jogadores que não estão nesta lista caberiam numa seleção nacional competitiva? E dou aí o pontapé inicial:
Goleiros
Marcos (Palmeiras); Fabio (Cruzeiro); Renan (Valencia)
Laterais
Alessandro (Corinthians); Vitor (Goiás); Juan (Flamengo); Fabio Aurélio (Liverpool)
Zagueiros
Chicão (Corinthians); Miranda (São Paulo); Thiago Silva (Milan); Henrique (Bayern M)
Volantes
Hernanes (São Paulo); Lucas (Liverpool); Pierre (Palmeiras); Elias (Corinthians)
Meias
Alex (Fenerbahçe); Diego (Juventus); Zé Roberto (Bayern); Alex (Spartak)
Atacantes
Taison (Inter-RS); Grafitte (Wolfsburg); Kleber (Cruzeiro); Keirisson (Palmeiras)