Destaques

quarta-feira, maio 13, 2009

A melhor categoria de base do Brasil

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O site Olheiros fez um levantamento interessante sobre as categorias de base do futebol brasileiro. Utilizando um ranking que contabiliza resultados de diferentes competições, chegou-se à conclusão que o Internacional é o time mais forte no futebol de base nacional. Em segundo lugar vem o Cruzeiro, e o São Paulo fecha o pódio.

A equipe do Olheiros já esclarece que o ranking não tem a pretensão de discutir qual time forma mais ou os melhores jogadores. O levantamento é mais estatístico e "frio". Verifica-se como ficaram os desempenhos dos clubes, soma-se tudo de acordo com critérios pré-estabelecidos e aí tem-se um ranking.

A liderança do Internacional é explicada por conquistas importantes como a Copa Santiago, que o colorado sub-17 faturou no início do ano e cuja foto de comemoração estampa esse post. Além desse triunfo, pesam as boas campanhas no Campeonato Brasileiro Sub-20 (o Inter foi terceiro colocado no ano passado e vice-campeão em 2007) e títulos estaduais, como o Campeonato Gaúcho de Juniores obtido no ano passado.

O top 10 da lista é completo pelos seguintes times, em ordem de classificação: Grêmio, Fluminense, Santos, Corinthians, Figueirense, Atlético-PR e Atlético-MG.

Rankings sempre são controversos. Especificamente nesse caso, pode-se contestar o não-estudo de como as revelações do clube se saem no futebol profissional. Ainda assim, o levantamento é dos mais válidos. Principalmente por ter critérios sérios e disponíveis para a consulta de todos, diferentemente de outros que aparecem por aí.

Além do mais, será que dá pra discordar que Internacional, Cruzeiro e São Paulo estão entre os melhores times de base do Brasil? Nilmar, Rafael Sóbis, Guilherme, Breno e Jean não discordam.

Confira o ranking aqui e seus critérios aqui.

P.S.: dou um doce para quem achar em menos de 30 segundos a posição do Palmeiras na lista...

5 comentários:

Fabricio disse...

Deve ser o último.

Cadê o doce?

Nicolau disse...

Achei o Palmeiras em 27 segundos na 92ª posição, atrás de portentos do esporte nacional como Araguaína (TO), Castanhal (PA) e Independência (AC). Troco o doce por uma cerveja.

César. disse...

Meus caros, de fato, como todo o Ranking este também é polêmico. Não fiz as contas estabelecidas pelos critérios, mas logo de cara me chama a atenção a colocação do Corinthians em 7°. O Corinthians é recordista com folga naquela que é aclamada como a principal competição na categoria, que é a Copa São Paulo. Tem 7 conquistas contra, 4 do Inter e 2 do São Paulo. Na comparação com o São Paulo, por exemplo, o Corinthians é, tanto historicamente, como recentemente, um time muito mais revelador de talentos. Aliás, poucos times no Brasil revelam tantos jogadores. E mais um comentário: o Rafael Sóbis foi revelado no Corinthians e depois foi para o Internacional numa jogada de empresários.
Abraço.

André disse...

Concordo com o amigo Cesar. Mas também entendo que o ranking conte número de títulos, aí as posições não podem ser contestadas. O que eu tenho a nítida impressão é que o Corinthians, apesar do "terrão" e até de ter menos estrutura que o Inter, Cruzeiro, etc, revela muitos jogadores. Nem sempre eles ficam no clube, mas de cabeça lembro de vários que estão por aí em equipes profissionais:Silvinho, Edu, Deco, Bobô, Willian, Kleber, Anderson, Abuda e por aí vai.
Podem não ser os maiores craques, mas nós sabemos como é difícil a transição das categorias de base para o profissional. E só deles terem chegado lá já mostra que a formação foi boa.

Elias L. Júnior disse...

A MELHOR BASE DO BRASIL É A DO VITÓRIA , COPA DO BRASIL 2012 SUB-20 , E DISPUTANDO A FINAL DA TAÇA BH ESSE ANO , CONCERTEZA A MELHOR BASE É A NOSSA ! ESPORTE CLUBE VITÓRIA <3