Destaques

domingo, maio 10, 2009

Palmeiras estreia com susto, fosso, vitória e um aviso

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Palmeiras estreiou com vitória sobre o Coritiba no Palestra Itália de virada. Os visitantes saíram na frente diante de um time sem cinco titulares no primeiro tempo. No segundo gol, com os três principais homens de frente em campo, o time da casa garantiu os três pontos apenas aos 43 minutos do segundo tempo. Esse foi o susto.

O fosso foi uma cena meio bizarra. O camisa 8 Willians marcou o gol de empate do Palmeiras em cruzamento de Jeférson, por sua vez encontrado por um lançamento de Cleiton Xavier. Tão feliz ficou o cidadão com seu segundo gol com a camisa do clube que achou melhor tirá-la. Eu não entendo bem jogador que tira a camisa do time justo quando marca o gol, mas seria bobagem querer entender as pressões por que passa um atleta profissional. O fato é que tão empolgado que estava, e a camisa foi atirada em direção à torcida. Em qualquer estádio, isso significaria procurá-la atrás das placas de publicidade, no Palestra Itália isso quer dizer procurar no fosso que separa as arquibancadas do gramado. Cartão amarelo nele. Willians não terminaria o jogo, por contusão no púbis, deixando o time com 10, porque as três substituições já tinham sido feitas por Vanderlei Luxemburgo para reverter o erro de entrar com o mistão.

O aviso é mais ou menos conhecido. Os reservas do time paulistano serviam bem para vender os times do interior de São Paulo no campeonato estadual. Não garantem o bicho no Brasileiro. O mistão parece ter sentido mais a falta de Diego Souza e Cleiton Xavier do que de Keirrison, Pierre, Danilo e Marcos. Foi só quando os três primeiros da listinha citada foram a campo que as coisas progrediram. Até houve jogadas de perigo no primeiro tempo, mas não resolveu.

Mas Keirrison fez um gol depois de quatro partidas em branco. Viva!



Ressalva
Cabe ainda uma ressalva. Está claro que Luxemburgo considera Mozart um meia, embora ele ter mais história de volante. Considerando Wendel na lateral-direita, havia quatro volantes em campo (além desses dois, Jumar e Souza). Mais Marquinhos do que Willians era o meio de criação, enquanto Ortigoza era o atacante nato em campo. Defensivo demais para um time da casa.

Muito diferente de 2008, o Palmeiras começa a disputa sem fama de favorito. É que ano passado o alviverde vinha de um título estadual, este ano não. O treinador vem mais em xeque do que nunca, apesar de ainda conseguir pautar a mídia. E Diego Souza ainda corre risco de ser suspenso. Será um longo campeonato.

4 comentários:

vitor disse...

"time sem cinco titulares no primeiro tempo"?
O Palmeiras entrou sem Marcos, Danilo, Armero, Pierre, Cleiton, Diego e K9.

Mas não acho que o Luxa tenha errado ao escalar o "mistão".

O time jogou bem no primeiro tempo, marcando muito a saída de bola e dominando o Coritiba.
Só virou perdendo por causa da infelicidade do Jefferson, da falta de pontaria do Williams e da atuação meia-boca do Ortigoza.

O erro, bem colocado por você, foi a falta dum meia no time.
Pra mim, o Sacconi deveria ter entrado no lugar do Jumar.

De qualquer forma, não custa lembrar que a prioridade é a Libertadores e que o mistão serve sim pra ver quem tá bem no elenco.

Souza e Wendel mostraram que dão conta do recado.
Willians mostrou sua deficiência na finalização.
Jumar, mais uma vez, mostrou que é muuuito limitado.
E Bruno, felizmente, não precisou mostrar muita coisa.

E o Mozart realmente não é meia.
Mas tem mostrado habilidade com passes como aquele da terça pro Diego cabecear na trave, e também como o de hoje pro Willians, que perdeu na cara do gol.

Se por um lado os titulares, principalmente o Cleiton, tiveram que entrar hoje pra definir, na terça, contra o Sport, foi o reserva paraguaio que fez a diferença quando entrou.

Pelo que eu vi hoje no Palestra, 'aviso' mesmo foi a péssima arbitragem, que deixou passar três lances de pênalti favoráveis ao Palmeiras e que parou demais o jogo marcando falta em qualquer contato.

Para a guerra que teremos na terça, fica o meu otimismo de saber que o Pierre vai descansado, que o Souza pode entrar pra jogar ao lado dele, que o Marcão pode ficar no banco e que o Willians ainda precisa melhorar muito nas finalizações.

E ao invés de apenas apontar erros e receios, acho legal vermos que esse Palmeiras, seja titular, reserva, ou misto, amadurece a cada jogo, com uma postura competitiva, de pegada.

FILIPE LL disse...

Bom Blog! Continue assim. Meus parabens. Se tiver interesse, sob o futebol da visao do torcedor visite: http://clubstreet.blogspot.com/
Grato!

Anselmo disse...

victor, tem razao sobre o numero de reservas. mas eu não apontaria a arbitragem como um problema tão grave nesta partida. a dominada do diego souza no gol do keirrison foi esquisita e a posição dele me pareceu impedida.

sobre o amadurecimento do time, prefiro opiniar amanhã à noite.

Fabricio disse...

Essa não preciso falar nada. Meus comentários são idênticos aos do Vitor.

O time do primeiro tempo jogou tão bem quanto o que teve a entrada dos titulares.

Ah, e não sei aonde o Luxemburgo está em xeque. Na arquibancada, o que percebo nos jogos é que as cobranças são em jogadores, não nele. Se for pra considerar a ridícula turma do amendoin vamos voltar lá pra 1998 e dizer que o Felipão estava em xeque também.