Destaques

terça-feira, maio 05, 2009

Por que não bebo refrigerante

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O camarada Olavo vai achar que é perseguição, mas desde já esclareço que suas Coca-colas não estão entre os refrigerantes que foram testados e apresentaram a presença de Benzeno, uma substância cancerígena em testes.


Nada de alarmar, as doses são pequenas e na maioria dos casos dentro dos limites permitidos pela legislação, mas quem puder trocar drogas à base de açúcar (ou adoçantes) e corantes por, por exemplo, sucos naturais (não necessariamente de cevada), esta é a hora...

A Folha de S.Paulo de hoje afirma que sete refrigerantes têm substância a cancerígena benzeno, segundo o Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- , que surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

São eles a Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou à Folha que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

10 comentários:

Glauco disse...

Depois dizem que é coisa de bêbado falar que refrigerante faz mal.

Marcão disse...

Sukita Zero, Fanta Light, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita. Cruz credo: só droga pesada!

olavo disse...

Sukita Zero, Fanta Light, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita. Cruz credo: só droga pesada! [2]

Minha Coca-Cola, meu vício, tá livre dessa chaga. E ainda se estivesse, não perderia esse ardoroso consumidor!

Maurício Ayer disse...

Refrigerante faz mal e não faz bem.

Já o álcool, se mal usado, se em muito excesso, em condições sociais, familiares, fisiológicas, simbólicas e semióticas muito particulares, pode até vir ocasionalmente a fazer mal.

Mas bem usado, muitos médicos pensam até mesmo em receitar o álcool – só não o fazem porque temem o alcoolismo. Taí uma questão de saúde pública a ser trabalhada pelo Manguaça Cidadão

Fabricio disse...

Eu adoro cerveja. Muito difícil ficar um dia sequer sem tomar ao menos uma lata. Na verdade prefiro sentar num boteco tomando cerveja do que ir numa degustação de whisky.

Mas tenho que confessar. Cola-cola é top 3 das melhores invenções da humanidade. Puta que o pariu!

Anselmo disse...

Refrigerante, tô fora.

Arvro disse...

O benzoato de sódio ( ou de potássio também) não é usado como conservante só em refrigerantes... ele pode ser usado em margarina, molho, picles...e em SUCOS DE UVA e LARANJA...
Então pode ser que seja encontrado também traçõs de benzeno como produto da tal reação em sucos tipo Maguari, Del Valle e afins...
Mas o refri sempre é vilão...

Thalita disse...

suco de laranja e de uva industrializados tb são drogas pesadas

Edison Waetge Jr disse...

E a Dolly esclarece que essa é uma campanha da Coca-cola contra a indústria brasileira, mesmo sacrificando um de seus produtos.

Marcão disse...

Refrigerante, só tubaína. E misturada com Zvonka!