Destaques

domingo, maio 24, 2009

Um 0 a 0 para os goleiros. E para se preocupar

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Em um jogo em que os goleiros se destacaram mais do que os jogadores de linha, Palmeiras e São Paulo empataram no Palestra Itália. O resultado não agrada a ambas as equipes, mas especialmente o Palmeiras por jogar em casa. Desde o campeonato paulista de 2008 o Palmeiras não vence o rival.

O 0 a 0 foi construído essencialmente pelos goleiros, por isso o título. Isso indica que o jogo foi bom, mas com gols seria melhor.

Esquemas
Muricy Ramalho ameaçou jogar com um mistão, mas entrou com os titulares disponíveis, Rycharlison se consolidando na zaga e Zé Luiz na lateral-direita. O Palmeiras não tinha Pierre e voltou a entrar em campo com um monte de gente atrás: três zagueiros, três volantes (sendo Wendel improvisado na lateral-direta) e um lateral-esquerdo. Cleiton Xavier, Diego Souza e Keirrison eram os responsáveis por atacar. Nas minhas contas, um 5-4-1. Na prática, com Diego Souza mais avançado, 3-5-2.

Vanderlei Luxemburgo anda demasiadamente convencido de que a estratégia de não tomar gols no primeiro tempo é a chave para todos os jogos, mesmo quando atua em casa. O problema é que os visitantes começaram melhor e faltava ao Palmeiras capacidade de prender a bola e criar jogadas, porque é praticamente inevitável que o time fique muito recuado. Eis aí a preocupação: em todas as três partidas no Brasileirão, o alviverde vai a campo com escalações erradas, sofre alterações e melhora (na estreia eram os reservas, que conste). Será que não funcionaria escalar os times do segundo tempo logo de cara?

Quase um tempo para cada
O Tricolor começou melhor, criando boas oportunidades e só Diego Souza arriscava puxar o time da casa para frente. Ao rumar para a segunda etapa, Lenny foi a campo no lugar de Danilo, levando o esquema para um 4-4-2, o que permitiu algum domínio do jogo, até os 30, quando Maurício tomou o vermelho em falta sobre Dagoberto. A vantagem numérica melhorou o jogo do São Paulo.

Passes no meio durante a segunda etapa reduziram os ataques e aumentaram os lances estranhos e mais violentos, que tiraram Hugo de campo, por exemplo. O Palmeiras até criou mais chances de gol, mas a mais feita da partida foi desperdiçada por Washington aos 47 do segundo tempo, quando driblou um zagueiro na entrada da área e bateu rasteiro para Marcos defender. Dois minutos depois, Diego Souza cabeceou e obrigou Dênis a trabalhar bem.

O novato goleiro tricolor foi bem também em um voleio de Keirrison na primeira etapa. O consagrado Marcos, o Goleiro, trabalhou bastante no começo da partida, mas esteve concentrado para salvar o alviverde nos minutos finais.

Os dois treinadores reclamaram da arbitragem. Aos 8 do segundo tempo, Diego Souza foi derrubado por Miranda. Ou teria sido travado? Aos 10, Jumar caiu na área. Aos 16, Lenny não enganou nem a seu próprio treinador com o salto ornamental praticado ao receber bola de Cleiton Xavier. No primeiro tempo, Dagoberto reclamou muito das faltas que sofria. A dureza das entradas é sempre polêmica.

Melhor pensar em outra coisa
O Palmeiras recebe o Nacional do Uruguai pelas quartas-de-final da Libertadores, e o São Paulo vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro. Melhor fazer de conta que a preocupação com o jogo do meio de semana é maior do que a com as insuficiências dentro de campo.

2 comentários:

Marcão disse...

Tô sabendo do resultado agora, pelo post. Por isso, não posso opinar. Mas não perder para o Luxemburgo sempre é bom, principalmente no Parque Antarctica.

Fabricio disse...

O São Paulo vai bater o recorde do ano passado de jogos em que foi beneficiado. Já são 2 em 3.