Destaques

terça-feira, junho 09, 2009

Acessos importantes em São Paulo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No final de semana foi disputada a última rodada da fase semifinal da Série A3 do Campeonato Paulista, a popular terceira divisão do futebol bandeirante. Os jogos definiram os quatro clubes que sobem à Série A2, a saber: Votoraty, Grêmio Osasco, Pão de Açúcar e Osvaldo Cruz. Os dois primeiros decidem, em dois jogos, quem leva o troféu pra casa.

Todos os quatro times que conseguiram o acesso são novatos no futebol paulista. Chega a impressionar a baixa idade dos clubes: o Votoraty é de 2005, o Grêmio Osasco é de 2007, o Osvaldo Cruz é de 2004 e o Pão de Açúcar consta no site da Federação Paulista como sendo de 1985, mas sua estreia no futebol profissional se deu em 2007, quando disputou o quarto nível do estadual.

A muitos, incomoda o triunfo de equipes como estas. Por seu pouco tempo de estrada, clubes com o perfil desses quatro são tachados - na maioria dos casos com justiça, diga-se de passagem - como sendo "times de empresários" ou plataformas políticas. A irritação cresce ainda mais quando se leva em conta que times de muito mais tradição, como o clássico XV de Piracicaba, que perdeu o acesso justamente para o Grêmio Osasco, padecem nas divisões menores e ficam de fora dos holofotes da elite.

Apesar de ser chato (no mínimo) ver times tradicionais sofrerem enquanto novatos sem torcida, camisa e tradição fazem a festa, não sei se consigo me juntar ao coro dos que amaldiçoam a elevação dos times como os quatro que triunfaram na A3. Pelo seguinte: se um time está fazendo o trabalho de maneira honesta, se realmente representa uma novidade gerencial ao futebol brasileiro, por que não dar a ele o sucesso?

Acredito que as mazelas administrativas do futebol nacional são mais visíveis nos clubes grandes, mas também estão presentes, e em larga escala, nos pequenos. Rejeito a pecha de "coitadinhos que não se vendem ao capitalismo do futebol moderno" que cai sobre os menores do nosso futebol.

Claro que prefiro que times com torcida e que encham estádios estejam nas maiores divisões, mas não é por isso que vou deixar de elogiar os novatos que fazem as coisas corretas. Parabéns Votoraty, Grêmio Osasco, Pão de Açúcar e Osvaldo Cruz. A não ser que seja descoberta uma grande falcatrua nas suas diretorias, vocês têm todo direito de fazer a festa.

7 comentários:

Nicolau disse...

Não vejo como criticar um time que ganha um campeonato ou uma classificação no campo. Os tradicionais, com suas torcidas, têm condições de arrecadar muito mais do que um time "de ocasião" montado por um empresário ou bancado por uma prefeitura, pelo menos no longo prazo. Que suas diretorias trabalhem pra isso e suas torcidas vão atrás pra ver o que está sendo feito com o clube. E parabéns aos novatos pelo acesso!

Anselmo disse...

curioso movimento de quem tem grana preferir montar uma nova estrutura de futebol profissional a investir nos clubes existentes.

olavo disse...

Anselmo, uma vez fiz uma matéria pra Trivela sobre parcerias em clubes menores.

Sabe o que os investidores que eu ouvi falaram? Que os cartolas dos clubes tradicionais querem que o sujeito chegue, despeje seu dinheiro e depois vire as costas para os mesmos de sempre tocarem o negócio.

Se eu fosse um investidor, também criaria um clube novo. Ou só administraria o velho se tivesse certeza que a gestão ficasse 100% a meu cargo.

Emanuel disse...

Olavo, até concordo com a "justiça" dos acessos. Mas é claro que bato e pe e mantenho meu ranço com relação a essas equipes novatas. Pôxa, é muito fácil subir quando você tem o apoio financeiro da Prefeitura (GEO), do próprio Abílio Diniz (PAEC) e do Olé Brasil (Votoraty).

Sim, é claro que os clubes tradicionais do interior sofrem por não saírem das mãos dos mesmos dirigentes de sempre. Mas como é que vai entrar outro no lugar e descobrir que tem a mesma receita exígua para montar um time?

Abraços!

OBS: Como você fez para conseguir essa matéria para a Trivela?

Olavo Soares disse...

Emanuel, me mande um email: olavosoares@yahoo.com.br.

Abraço!

Glauco disse...

Esses "clubes artificiais" são até interessantes pelo caráter de novidade, mas a experiência mostra que tendem a decair logo.

Marcão disse...

Em comparacao com o futebol irlandes, esses times sao verdadeiras potencias interplanetarias...