Destaques

domingo, junho 07, 2009

Brasil 4 X 0 Uruguai - ¿Cómo Lula, no éramos amigos?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O leitor pode achar o Futepoca um blogue ranzina, e terá certa razão. É um mau resultado da seleção que pouco tempo depois se estampa nesse espaço um texto clamando Fora Dunga . Mas, quando se conquista uma vitória histórica, nada...

Ontem o 4 a 0 contra o Uruguai, em pleno Centenário , foi a maior derrota sofrida pela Celeste em seu estádio, mas poderia até ter sido pior se fosse marcado um pênalti em Luís Fabiano no primeiro tempo e se o mesmo não tivesse sido expulso de forma injusta. O Brasil teve menos posse de bola, mas não foi dominado pelo Uruguai em qualquer momento, ainda que tenha sofrido certa pressão quando estava com um menos. O time canarinho foi objetivo e mortal na saída rápida de bola e na movimentação na frente. Da partida, algumas notas.



Defesa - Júlio César, de novo, quando exigido, compareceu. A dupla de xaga também passa segurança. O problema começa nas laterais. Daniel Alves apoia bem e defende razoavelmente, mas Kléber Chicletinho, pela esquerda, é uma lástima. Ontem, as chegadas mais perigosas do Uruguai eram pelo seu lado e seu apoio ao ataque foi pífio. Seu reserva, André Santos, também não é exatamente inspirador. Vivemos uma crise de laterais esquerdos brasileiros?

Volantes - alguém com mais mobilidade que Gilberto Silva faria muito, mas muito bem. Felipe Melo fez até bem a saída de bola ontem, e marcou ainda melhor: foi responsável por quase metade das roubadas de bola do time (6 de 14), mas poderia apoiar mais o ataque. Por ora, é uma aposta de Dunga que vem dando certo.

Meias e atacantes - Elano é hoje peça fundamental no esquema de Dunga. Faz a cobertura no lado direito, chega bem ao ataque (ontem deu uma assistência e fez o cruzamento para um gol), dificultando bastante as descidas adversárias por aquele lado. Kaká e Robinho jogaram abaixo do que se espera deles, ainda assim o "abaixo" deles é suficiente.

Já Luís Fabiano marcou, se posicionou muito bem, e mostra que em um esquema armado como o de Dunga, que exige velocidade e movimentação constante na frente, é quase inviável que jogue um atacante mais pesado, do estilo Ronaldo atual ou Adriano. Sem dúvida é sua a vaga de titular.

Em suma: Dunga vai ser o treinador em 2010, algo cada vez mais evidente. Melhorando a saída de bola com um volante menos cascudo que Gilberto Silva, qualificando mais a marcação e a ligação com o ataque, e com uma lateral esquerdo mais confiável, a seleção pode fazer uma boa figura na África do Sul.

*****

Mesmo com o resultado, os uruguaios não perderam o bom humor, ainda que alguns considerem esta a "derrota mais humilhante da sua história". O jornal La Reppública perguntou, abaixo dos dizeres "Tristeza não tem fim: 4 a 0", perguntou: ¿Cómo Lula, no éramos amigos?, em referência a uma declaração recente do presidente brasileiro. Lula, que já foi responsabilizado por derrotas da seleção  e também por vitórias , não comentou a manchete.

11 comentários:

Anselmo disse...

muito boa a machete do La Reppública.

me preocupa o resultado do chile contra o paraguai.

dunga vai levar a seleção à copa em primeiro lugar das eliminatórias.

aí entra a primeira teoria de mesa de bar. se o brasil for primeiro, isso quer dizer q parte da mídia vai incensar o cabra pra copa. se a seleção chegar com mta moral e com a mídia fazendo mto carnaval, não ganha.

se isso for verdade, defendo que se mantenha o "Fora Dunga" como mantra, desde que o técnico xará de anão se comprometa a não mandar ninguém engoli-lo, em arroubos de Zagallo. isso não excluiria ver e reconhecer evoluções de dunga como treinador – apesar de persistir com gilberto silva e kléber chicletinho – nem valorizar os pontos altos do time. seria uma posição sustentável apenas no fórm adequado.

Ricardo disse...

Li que o Ramires entrou na segunda parte. Integrou-se bem na equipa?

Glauco disse...

Acho que não tem jeito da imprensa incensar o Dunga, ainda mais tendo a Globo sido afrontada publicamente pelo treinador brasileiro.

Ricardo, o Ramires entrou no lugar do Elano, que sentiu dores. Entrou mais solto do que na sua primeira participação na seleção principal e cavou a expulsão de um jogador uruguaio. Pode jogar melhor, mas acho que vai ser peça importante no elenco do Dunga.

Nicolau disse...

Eu havia dito recentemente qu eo Elano não me empolgava no meio campo da Seleção. Mas vendo o time jogar no sábado acho que, pra variar, estou errado. É um quarteto interessante na frente. A zaga e o goleiro já são bons há algum tempo. Na lateral, Daniel Alves é muito bom jogador. Na esquerda realmente tem um problema, mas de falta de jogador, não de esquema errado do técnico. Dizem que o Fábio Aurélio está jogando muito no Liverpool. Agora, Gilberto Silva não dá. Felipe Mello parece ser uma boa opção para primeiro volante, é mais pesadão. Tira o Gilberto Silva e bota o Ramires ou o Lucas (tem ainda o Hernanes, se voltar a jogar, o Anderson e talvez aquele Denilson ex-São Paulo que, dizem, está bem no Arsenal).

Ricardo disse...

É bom ler isso, Glauco. 7,5 milhões de euros num jogador tão jovem e praticamente desconhecido aqui, espero que tenham sido bem gastos.

O uruguaio também é do Benfica:) Chama-se Maxi Pereira.

Anselmo disse...

a expulsão teria sido um jeito estranho para se iniciar uma amizade no benfica?

Glauco disse...

Eles não poderiam começar a amizade tomando uma brejinha não?

Nicolau disse...

Reli meu comentário e senti falta de uma ressalva: é verdade que o time tem um jeito de jogar, uma cara, e que a escalação dos titulares está bem próxima do que se pode imaginar hoje. Mas esse estilo adotado pelo Dunga é um negócio que eu não gosto tanto assim de ver: atrair o adversário e bora contra-atacar. Funciona muito bem com esse ataque, que tem alto aproveitamento das chances, e com essa excelente defesa. Mas continua não sendo agradável de ver.

fredi disse...

Só para não perder o hábito, Fora, Dunga...

Mas não é que está dando cara a esse time e se tivesse cartaz com a Globo e contratasse os marketeiros do Luxemburgo já seria considerado "gênio"... Mas gênio é outro anão? Ou não?

Thalita disse...

mas o Galvão tá desafinando, einh?

Victor De Martino disse...

Como já disse o André Rizek, todo treinador tem suas teimosias. E a do Dunga é o Gilberto Silva. Nos conformemos, portanto. Também preferia o Lucas, o Anderson, o Ramires, o Hernanes (atualmente tosco), o Fabinho Doze-Dedos (ex-timão), ou até o Sandro Goiano. Mas o cara vai mesmo levar o Gilberto Silva. Pelo menos ele desistiu do Wagner Love e do Afonso. Ah, o Denilson do Arsenal é bom, mas tem doze melhores do que ele por aí.