Destaques

quinta-feira, junho 25, 2009

Daniel Alves salva seleção e 1 a 0 basta

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Brasil precisou correr até os 42 minutos do segundo tempo para marcar 1 a 0 na semifinal da Copa das Confederações. Uma falta sofrida por Ramires na entrada da área foi cobrada por Daniel Alves, promovido a campo no lugar do lateral-esquerdo André Santos seis minutos antes. Entrou para fazer o gol.

Para bater a falta, um começo de impulso que lembrava Roberto Carlos. Ele foi para a bola e colocou-a no canto esquerdo de Itumelenq Khune. Quase no ângulo, distante o suficiente da mão esquerda do goleiro sul-africano. Não é todo dia.

A cota de zebra ficou restrita à outra semifinal. Agora o Brasil enfrenta os Estados Unidos na final.

Os Bafana Bafana não conseguiram a classificação e Joel Santana pode ter problemas para se segurar no cargo. Apesar de ter feito mais do que a maior parte da mídia esportiva imaginava – e menos do que os pessimistas que persistem no sempre legítimo Fora, Dunga.

A formação defensiva da África do Sul deu trabalho, porque conseguiu manter uma linha de quatro zagueiros, seguida de outra, de quem sobrasse no meio de campo. Ao mesmo tempo, conseguia avançar com três jogadores nos contra-ataques. Isso tirou o sossego do Brasil até o final da partida.

Na primeira etapa, a África do Sul foi melhor. Na segunda etapa, o Brasil teve mais domínio de jogo, mas criou menos chances claras de gol do que o torcedor esperava. Duas delas depois de tirar o zero do placar. Não deu muito gosto de assistir à partida.

Pensamento
Nas duas vezes em que o Brasil venceu a Copa das Confederações, em 1997 e 2005, foi eliminado pela França na copa do ano seguinte. Curiosamente o escrete de Zinedine Zidane é o único que também possui dois canecos da competição jogada atualmente no ano anterior ao mundial. Nas eliminatórias, os franceses têm 10 pontos em cinco partidas e está em segundo lugar, atrás da Sérvia, quer dizer, Provavelmente le bleus estarão na África do Sul em 2010. Será que o Brasil vai ganhar a Copa das Confederações para desafiar a breve escrita?

4 comentários:

Nicolau disse...

Eu sinceramente não entendi a alteração do Dunga. Colocar o Daniel tudo bem, mas pq na lateral esquerda? Porque não tirar o Felipe Mello, que não acertou um misero passe o jogo todo? Pior que, como o cara fez o gol, o Dunga ainda sai bonito da história...

Victor disse...

A questão é que nessa cagada que deu no jogo, o Dunga vai arrumar sarna para se coçar.

Para sustentar a 'genialidade', vai ter de começar a cogitar que pensava em D. Alves pela lateral-esquerda. E o que vai ouvir de corneta lhe darão saudades das Vuzuvelas

Anselmo disse...

foi surpreendente a substituição, é fato. sorte foi o que garantiu a vitória. é fato.

Marcão disse...

Joguinho horrivel. Minha torcida nao bastou para o time do Joel vencer. No pub onde vi o jogo, ninguem alem de mim se dignou a olhar para a televisao.