Destaques

sábado, junho 06, 2009

Memórias do Estádio Centenário

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook


















Museu do Futebol e Estádio Centenário, agora em maio.

Fotos: Frédi Vasconcelos






















O Brasil joga hoje contra o Uruguai, no Estádio Centenário, quase 59 anos depois do Maracanazzo, a derrota na final da Copa do Mundo, em pleno Maracanã, que marca até hoje a história do futebol. E marca, principalmente, os uruguaios, que consideram o segundo gol daquela partida, de Ghiggia, o gol do século.

Estive a trabalho em Montevidéu em maio, e como não poderia deixar de ser, visitei o museu do futebol, que existe no Estádio Centenário. Esta final de 50 tem direito a três painéis enormes, ocupando quase uma parede inteira cada um, com o gol do Brasil e os dois da Celeste. Sem contar a foto do herói Obdulio Varella e a réplica da taça Jules Rimet.

E uma das características dos uruguaios é se apegar muito a esse passado. Quando você se identifica como brasileiro, é muito bem tratado, mas sempre há um riso no canto da boca. Logo depois estão falando de futebol e da fatídica (para nós) final. Quando respondi que depois disso ganhamos um "pouquinho" mais que eles, meu interlocutor respondeu de primeira. "Não interessa, ganhamos do Brasil e da Argentina, e isso é que importa".

A referência aos vizinhos argentinos é em relação à primeira Copa, em 1930, em que os uruguaios ganharam a final dos hermanos, no proprio estádio Centenário, construído para o evento. Aliás, ao conversar com os uruguaios, eles, como o Zagallo, dizem que são tetra, pois contam os dois mundiais mais as duas Olímpiadas que conquistaram antes da existência da Copa do Mundo, o que deu a eles até hoje o título de Celeste Olímpica.

Agora, vamos ver o que acontece no jogo desta tarde.

3 comentários:

Simone disse...

Espero que o resultado dessa vez seja à nosso favor (Brasil), mas pelo bom humor dos uruguaios a piada sempre continuará....Temos muito que apreender com nossos hermanos latino americanos... Dá-lhe URUGUAI...

Anselmo disse...

gol do século é dureza. mas se a bola entrou e o caneco foi pra lá, eles têm mais é que tirar sarro mesmo.

Anônimo disse...

oi apreciei imenso de ver o teu espaço, mas o que eu gosto muito é de dinheiro grátis de poker arrnajei um freebankroll para a Praty poker em http://www.partypokerbonus50gratisfpb.pokersemdeposito.com/ de 25$!Espectacular!
cumps