Destaques

terça-feira, junho 30, 2009

Sobre o título e definições para 2010

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

É um pouco tardia, claro, mas o Futepoca não poderia deixar de fazer sua análise sobre o título da seleção brasileira na Copa das Confederações.

Em primeiro lugar, é preciso destacar uma característica que raramente está presente nos elogios que se faz ao futebol brasileiro: raça. Sim, raça, algo que tradicionalmente é mais aplicado aos vizinhos argentinos e que o torcedor brasileiro tanto sentiu falta na Copa de 2006.

Diz um amigo meu - Júlio Bernardes, conhecido de tantos aqui - que sempre que um jornal define uma vitória de um time como sendo "na raça" é sinal que o time jogou mal. Até faz sentido em muitos casos, mas não sei se se aplicaria à vitória de domingo. Afinal, apesar dos 2x0 que os estadunidenses impuseram no início da partida, o Brasil teve o domínio de bola durante todo o jogo. Se não chegou a ser incisivo como deveria no primeiro tempo, talvez isso se deva até a mérito da seleção dos EUA.


Robinho ficou devendo, Kaká não fez muita coisa (apesar do gol erroneamente e compreensivelmente não marcado pela arbitragem) também e André Santos deixou claro que a lateral-esquerda será a principal dor-de-cabeça de Dunga na hora de definir o grupo para 2010 - principalmente porque seu reserva Kléber sequer merecia ter sido convocado.

Na outra mão, palmas e mais palmas para Luís Fabiano, que decididamente é um 9 em quem podemos confiar. Aliás, desde já externo aos leitores um medo que tenho: ver Ronaldo fazendo um Brasileiro e um início de 2010 meia-boca e acabando titular da seleção pelo peso que tem (literal e figuradamente). Lúcio é fera demais, nossos laterais-direitos são provavelmente os dois melhores do mundo e há também valores inegáveis no meio e gol. Enfim, Dunga deu uma boa cara à seleção. Será nosso técnico em 2010, e que me desculpe o Fora, Dunga!.



Agora é hora de pensar no que a Copa das Confederações nos representa "a nível de" (sic) 2010. Como qualquer torneio realizado um ano antes da Copa do Mundo, é óbvio que muitas definições saem a partir dali.

Ontem, no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil, o comentarista Paulo Vinícius Coelho apontou uma lista de 14 jogadores que, segundo ele, já podem se considerar na Copa (claro, excetuando a possibilidade de alguma contusão séria ou outra catástrofe). São eles: Júlio César, Daniel Alves, Maicon, Lúcio, Juan, Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Elano, Josué, Kaká, Júlio Baptista, Robinho e Luís Fabiano.

E você, leitor? Acha que é por aí mesmo? São só esses os garantidos ou talvez mais alguém já pode arrumar as malas? E tem alguém aí nessa lista dos 14 que não merecia?

10 comentários:

Thalita disse...

melhores laterais direitos do mundo??? péralá, o Maicon é grosso!!! E não acho que Ramires esteja garantido. Fez uma estréia impactante, mas foi bem bem mal na final. Como o Dunga adora testar um volante, pode vir novidade por aí.

Olavo Soares disse...

O Maicon joga demais, Thalita! Não é tão ofensivo quanto o Alves e outros, mas é taticamente perfeito. Não à toa é titular da Inter.

Felipe Lopes disse...

Acho que Gilberto Silva, Josué, Julio Batista e Robinho não deveriam fazer parte dessa lista.

Na volância, temos diversos jogadores mais refinados e com tempo para cativarem seu espaço na seleção, como Lucas Leiva, Denilson e Hernanes.

Já no ataque, cada vez mais o Robinho se confirma como triatleta. Melhor seria ter jovens como Kleber, Pato, Keirrison e Guilherme (ex-cruzeiro).

Glauco disse...

Ramires entrou bem em uma partida, contra os EUA, mas não rendeu tanto nas outras. E é bom lembrar que é de uma cobrança perfeita de Elano que sai o terceiro do Brasil (como dois dos tentos contra o Uruguai, por exemplo). Acho que na hora H Dunga vai com Elano e Ramires vira plano B.

Parabéns ao Dunga pela descoberta Felipe Melo, mas preferia ele como cabeça-de-área e Ramires no lugar de Gilberto Silva como segundo volante. Mais mobilidade na marcação. Quanto à concorrência na "volância", Hernanes não tem jogado nada, Lucas é reserva no Liverpool, Denílson é dúvida.

Acho que existe uma perseguição bem razoável contra o Robinho. O cara estraçalhou na Copa América, foi decisivo em várias partidas das Eliminatórias (contra o Paraguai fez um golaço, por exemplo) e é cobrado como se fosse o Pelé. Menos, né...

Anselmo disse...

gostei do plano H pra hora B. felipe melo, ramires, elano e kaká.

a alternativa seria elano na lateral-esquerda.

sobre o Fora dunga, acho que ele não precias ser deixado de lado.

é importante manter a contestação. por isso críticas ao gilberto silva são importantes, assim como a não ter lateral-esquerdo-esquerdo.

acho que robinho tbem merecia mais e mais críticas.

fredi disse...

Como está dando certo, continuo com a campanha:

Fora, Dunga...

Se ele for campeão da Copa do Mundo, daí paro (rs).

Continuo com as críticas ao Robinho por estar jogando muito menos do que pode.

Agora, de lateral esquerdo estamos a pé. Sou mais testar o Fábio Aurélio, embora o Glauco tenha dito que ele está machucado.

Nicolau disse...

Achei que o André Santos foi até bem, com certeza melhor que o Kléber. Mas concordo que não teve nenhuma atuação que o torne certeza. Além disso, o Dunga deixou claro que não foi com a cara do futebol dele ao substituí-lo nos dois jogos finais por um lateral-direito improvisado. Mas eu deixaria ele no time.

Sobre os volantes, concordo com o meio-campo proposto pelo Glauco. Se o Dunga quiser, pode testar o Daniel Alves no lugar do Elano, já que ele faz uma lateral extremamente ofensiva no Barcelona.

O problema principal, no meu entendimento, é a falta de toque de bola no meio campo. Kaká, Robinho e Elano ou Ramires jogam, no esquema do técnico, mais avançados. Não tem bem um meia que articule a transição da defesa pro ataque, com toque de bola, aquela coisa toda. Na falta desse cara, os dois volantes deveriam ter mais capacidade de colaborar com esse toque de bola e eles não têm, tocam bola pra trás. Aí, os dois laterais ficam isolados na saída de bola e o time tem dificuldade de atacar times que estejam mais na defesa.

Felipe Lopes disse...

Vejo dois jogadores que poderiam fazer essa transição, apesar de não terem jogado tão bem na seleção: Anderson (Man Utd) e Diego (Juve).

Quanto ao fato do Lucas ser reserva no Liverpool, acho que não é um parâmetro razoável, haja vista que disputa posição com dois dos melhores volantes do mundo, Mascherano e Xabi Alonso.

Sobre o Robinho, indo além da lógica de equipará-lo, ou mesmo cobrá-lo, como se Pelé fosse, vejo que ele tende a desaparecer nos jogos mais importantes, salvo os dois exemplos elencados pelo Glauco. O rotinero é vê-lo escondido numa ponta do campo quando o jogo está duro e fazendo malabarismo quando a vitória é eminente.

Mas, o grande problema é mesmo a lateral esquerda. A sugestão de testar o Fábio Aurélio é ótima. Mas vejo com bons olhos o lateral Filipe, que surgiu bem no Figueirense e hoje joga no Deportivo. Muito bom táticamente, além de ser agudo e incisivo no ataque.

Glauco disse...

Felipe, o Xabi Alonso tudo bem, mas o Mascherano um dos melhroes volantes do mundo, discordo. Acho um baita carniceiro pior do que os volantes brasileiros, estou mais de acordo com o título que ele recebeu de um jornal inglês.

André disse...

Concordo com seu texto, mas acho que o André Santos, se não foi nota 10, pelo menos não comprometeu, ainda entendo que ele está um pouco "tímido", não se impõe nas cobranças de falta, afinal no Corinthians ele é um dos líderes, e na seleção está apenas começando. Eu daria mais algumas chances pra ver se ele se solta e mostra um futebol melhor. Quanto aos "garantidos", Felipe Melo e Josué não dá...acho que temos melhores jogadores para a posição.