Destaques

quarta-feira, julho 08, 2009

Cerveja com moderação é bom para atletas, aponta estudo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha apresentou estudo em que aponta a cerveja como uma boa forma de hidratação diária para atletas de alto rendimento. Segundo a BBC, o levantamento se embasou em relatórios e pesquisas de medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada.

A cerveja possui componentes que ajudam a recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois de atividade física intensa. Sem falar que ajuda na prevenção de dores musculares.

As doses diárias recomendadas – o patamar moderado – são três tulipas de 200 ml de cerveja (de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia.

Participaram da pesquisa 16 atletas universitários de 20 a 30 anos que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h. Era necessário ser consumidor habitual e moderado de cerveja, "manter uma dieta mediterrânea", não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Por três semanas, em baterias diárias de corrida de uma hora, sob escaldante sol de 35ºC. a turma parava para se hidratar. Ora com água, ora com uma gelada. O resultado foi a cerveja com a mesma capacidade de reposição de perdas hídricas que a água.

Antes que você se anime
Os pesquisadores espanhóis insistem que a garantia do benefício do consumo de cerveja depende da moderação, já que o excesso de álcool não é metabolizado pelo organismo, prejudicando o sistema nervoso central. O mais recomendado seria ainda beber durante as refeições, com duas horas de espera antes ou depois da atividade.


Catsal/Wikipedia
O autor
Quem estufa o peito para reivindicar os benefícios da cerveja é o cardiologista do Real Madrid e ex-jogador de basquete, Juan Antonio Corbalán (foto), medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). A primeira vez que o estudo foi apresentado foi em maio de 2007.

Atletas como nós
Uma vez, durante minha breve incursão no mundo da corrida, alguns meses antes da criação do Futepoca, passei 40 minutos fugindo de nada, mas correndo além do que meu preparo físico permitia.

Depois, tinha de cumprir a longa maratona etílica pré-agendada com alguns dos ébrios que escreveriam no Futepoca. Depois de passar em casa para trocar de roupa (e respeitar as duas horas de intervalo antes da re-hidradatação) encontrei o pessoal preparando a conexão do bar dos primos para outro. Quase morto, encostei num orelhão.

Diante da perplexidade, exclamei cheio de sinceridade:

– Preciso parar de correr.

Dito e feito. Se eu soubesse que meu rendimento melhoraria com o consumo moderado da gelada, será que eu teria continuado?

3 comentários:

Victor disse...

Anselmo,

Posso dizer por experiência própria que a cerveja foi essencial durante a prática de trilhas pelo meio do mato.
Atesto que enquanto não consumia cerveja, ficava irritadiço e cansado.
Porém, com o consumo da cerva, fiquei não só me sentindo alimentado, como mais disposto.

Fiz isso por vários dias seguidos.
E o mesmo efeito refletiu-se em meu primo que me acompanhava.

O detalhe é que a cerveja era consumida durante a atividade física, de tal forma, que criei o Ecoolerturismo.
Tendo em vista que há critérios científicos, coloco-me à disposição de cientistas para servir de cobaia de tais experimentos.

Victor disse...

Segue o link para as diretrizes do Ecoolerturismo:
http://acasum.com.br/ecoolerturismo/

André Augusto disse...

Ando me hidratando demasiadamente. haha