Destaques

quinta-feira, agosto 06, 2009

Entre bizarrices, três pontos para o Santos

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foto: Valtecir Santos / Gazeta do Povo/Futura Press
Coritiba x Santos fizeram um jogo ontem que nasceu, cresceu e morreu inusitado. A começar pelo local de realização da partida. Por conta de lambanças da torcida coxa-branca, a peleja teve que ser disputada no município de Cascavel, distante cerca de 500 quilômetros da capital do estado. Com isso, o Santos teve ampla maioria nas arquibancadas.

Que estavam brancas não apenas pelas camisas do alvinegro paulista usadas pelos torcedores, mas também por máscaras anti-H1N1 que enolveram o rosto de todos os presentes. Cascavel é um dos municípios afetados pela gripe suína – ou Gripe A, ou aquela causada pelo Influenza A H1N1 – e a Justiça local queria impedir a realização do jogo, para que fosse evitada a aglomeração de pessoas. Optou-se pela manutenção da partida, mas com a condição que todos os torcedores usassem a já famosa máscara branca. Bizarro.

Mais um fato interessante aconteceu no intervalo. Os times trocaram de roupa na mudança do primeiro para o segundo tempo. O Coritiba deixou a camisa branca com faixa verde no peito e voltou para o jogo com um belo modelo integralmente verde. Já o Santos trocou o listrado pelo branco simples. O motivo? A camisa listrada em branco e preto do Santos não é tão diferente assim do branco tradicional, ainda mais quando se vê de longe. Alô, dona Umbro, simbora acordar pra vida e fazer o óbvio - segundo uniforme com mangas pretas ou um listrado convencional. Nada de invenciones que prejudiquem o andamento do jogo!

Até agora o post não abordou o jogo em si, como já perceberam os leitores. Há dois motivos para isso. O primeiro é o fato deste que vos fala não ter visto o jogo, sequer ouvido no rádio. Desleixe, falta de comprometimento com o time do coração? Que nada, foi falta de opção mesmo. Apesar de o jogo ser às 21h50 e de, nas quartas-feiras, Globo e Band poderem pôr no ar partidas diferentes, os dois canais optaram por transmitir simultaneamente o duelo Náutico x Corinthians. Não nego o óbvio e sei que o Corinthians tem bem mais audiência do que o Santos, mas será que não é mais negócio para a Band transmitir um jogo diferente e dar opção a outra torcida, em vez de tentar correr atrás dos poucos que preferem Neto a Casagrande? Sei lá.

De qualquer modo, o Santos venceu sua segunda partida seguida - as duas foram fora de casa - e celebra uma "boa fase" que esteve longe de viver em 2009. No sábado, o time encara o Avaí e, se vencer, deve ir para a metade de cima da tabela - o que, nas atuais conjunturas, é algo a se comemorar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olavo, nestes casos é justin.tv na cabeça.

Anônimo disse...

a Band só pode passar o jogo que a Globo deixar, eles não tem essa opção, pode se informar sobre isso, essa cláusula foi que fez a Record romper o contrato que tinha com a Globo, a Band entrou no lugar da Record aceitando essa situação e não pode reclamar dela, é contrato.

Anselmo disse...

sempre se pode reclamar de quem assinou um contrato...

acho que poderiam personalizar as máscaras com o escudo dos times. seria mais um produto licenciado pra render um troquinho.

e grande Cascavel! é muito louco o time da Baixada Santista ter mais torcida por lá do que o da capital do estado.

agora, preferir Neto a Casagrande é improvável, vá?

Nicolau disse...

Sobre Neto e Casagrande, sempre tem quem acha engraçado. Sobre as máscaras com escudo do time, aprovado.

olavo disse...

Anônimo, Globo e Band podem, sim, passar jogos diferentes às quartas-feiras. Inclusive, nesse ano mesmo eu assisti a Santos x CSA (...) pela Bandeirantes, enquanto ao mesmo tempo a Globo passava um jogo do São Paulo pela Libertadores. A obrigação pela mesma partida rola no domingo.

Victor disse...

Glauco,

Nada me irrita mais que invencionices com o uniforme. Dá muita raiva, até no time dos outros.

A vantagem para o santista é que nNada pode ser pior que o short com estrelinhas do meio dos anos 90! (quer dizer, consegue sim. O time do Peixe do final dos anos 80)

Nicolau disse...

Victor, não tinha um short dessa mesma linha que tinha uma baleia desenhada? Ê, criatividade!

Fabricio disse...

Se a Globo pudesse escolher qual jogo a Band deveria passar, com certeza absoluta não iria pedir pra Band passar o mesmo, concordam?

Mas concordo com o Olavo. A chance da Band ter uma audiência maior é passando outro jogo. Pelo menos teria a parcela toda de santistas, que imagino ser maio que a de corinthianos anti-globo. Repito: imagino.

Claro que não entendo nada de televisão e a escolha deve ter sido esta por acharem que seria o melhor. Ninguém é burro senão não estaria lá escolhendo a programação.

Glauco disse...

Claro que a Globo ia pedir, e pede, pra Band passar o mesmo jogo. Pede não, manda. Assim ela não tem concorrência e consegue manter uma distância saudável e regular da emissora sempre. Ou a Band ia ser burra de transmitir a mesma partida? Aliás, provavelmente a Globo fez essa imposição porque a Band já transmitiu jogos diferentes e deve ter conseguido resultados melhores do que agora.

De fato, só tem esperto escolhendo a programação e os negócios da Globo. Em tempo: quem tem os direitos do Brasileirão é a emissora carioca e por contrato pode fazer as restrições que quiser em relação à paulista.