Destaques

quarta-feira, agosto 05, 2009

Surpreendente homenagem

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Ter gente cujo nome é uma homenagem a um jogador de futebol que fora ídolo dos pais não é nada muito surpreendente. O Brasil está cheio de pessoas nessas condições. Inclusive entre os próprios atletas - Clemer, ex-goleiro do Internacional, tem esse nome porque seu pai era fã do inglês Clemence, arqueiro como o seu filho viria a ser tantos anos depois.

Uma vez eu conheci um cidadão cujo nome era Romerito, e que tinha irmãos chamados Washington e Assis. Precisa dizer pra que time o pai dele torcia? O curioso é que o meu conhecido Romerito acabou traindo o pai e preferiu escolher o Tricolor de São Paulo...

Sem contar o mais célebre de todos os nomes desse tipo, o já lendário Tospericargerja, cuja "graça" homenageava, de uma vez só, seis craques do tricampeonato da seleção - Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho.

Mesmo com todo esse contexto, me surpreendi ao ver uma comunidade do Orkut chamada Meu nome é Lineker. Sim, leitores: não há apenas um cidadão chamado Lineker, e sim uma comunidade de pessoas que carregam esse nome - que, atualmente, já tem mais de 250 inscritos.

O nome de todos, evidentemente, é inspirado em Gary Lineker (foto), atacante inglês que ganhou fama ao fazer sucesso em duas copas - foi o artilheiro de México/86 e um dos principais nomes da Inglaterra no Mundial de 1990, na Itália, quando o English Team fez sua segunda melhor campanha na história das copas. (Parêntese: apesar da obviedade, a discussão mais consistente na comunidade é "Qual a origem do seu nome?". Os jovens se esforçam, gramaticalmente, para darem tons diferentes à mesma resposta. Vale conferir.)

Além do Lineker convencional, há no grupo "Lynekers", "Lyneckers", "Lynyker" e outras variedades. Fica a dúvida se as derivações se deram por originalidade ou desconhecimento da grafia correta do nome do inglês - vale lembrar que Gary Lineker se destacou em temos pré-internet.

Por essas e outras que insisto em gostar do Orkut. Onde mais poderíamos ter um agrupamento desse tipo?

4 comentários:

Luiz Fernando Paes disse...

o tospericagerja é espetacular!! hahahahaha ..

e essa do Lineker, muito boa ..

abs

Tales disse...

Homenagear é legal, mas aí já é sacanagem :-) Tenho 2 filhos, Artur (em homenagem ao Zico) e Gustavo (em homenagem ao Guga Kuerten). Dois nomes bonitos por si só, mas que ficam ainda mais quando se vê a referência.

Anônimo disse...

Na comunidade do Santos no orkut eu já vi mais de um que deu o nome do filho de Giovanni por conta do Messias G10. Vida longa ao Orkut.

Nicolau disse...

Eu já disse isso em outro comentário sei lá quando, mas conheço dois irmãos chamados Michel Platini e Rumenique (alguém errou a grafia do segundo).