Destaques

terça-feira, agosto 11, 2009

Valeu, garçom!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

No bar, no restaurante, na padaria. Onde há atendimento na mesa, há esse herói, cuja amizade é ambicionada por todo manguaça do planeta. Tudo bem que nem todo garçom consegue manter o humor ao aturar e embriaguez da clientela, mas eles continuam a merecer a homenagem.

Dia 11 de agosto é dia do garçom.

Não encontrei a origem da data, apenas menções ao fato de que também se tratado do dia do advogado (lê-se "adevogado"), quando também acontece a "pindura" que vitimiza profissionais do setor de serviços de alimentos.

E além da pauta obrigatória da corrida de garçons com bandeija e traje característico – incluindo gravata borboleta – há temas muito mais importantes para a vida de quem vive de anotar pedidos e manter copos e pratos abastecidos.

Por exemplo, enquanto todo mundo só faz criticar o Senado pelos escândalos envolvendo José Sarney, dedos em riste e trocas de acusações com ajeitadas de paletó, houve um momento – um, só um – de parar e apontar um assunto relevante.

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) se comprometeu, nesta terça-feira, 11, a apresentar um projeto regulamentando o repasse à categoria da gratificação de 10% sobre o valor consumido em bares e restaurantes, tradicionalmente cobrado dos clientes.

Parece absurdo, mas há denúncias frequentes de empresários do setor de alimentação que não repassam o valor. Para o conterrâneo de Marina Silva, o garçom faz jus à gorjeta "pela sua lhaneza, pela sua gentileza no trato, no atendimento".

Arte: gabinete da dep. estadual Maria Lúcia Amary
Na Assembleia Legislativa de São Paulo uma regulamentação foi aprovada em junho e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ter abordado o tema. A CPI da Gorjeta está prevista para o segundo semestre, mas entra na fila dos temas não investigados da gestão paulista.

Conste que os empresários reclamam do risco de transformar a gorjeta em salário e ter mais encargos trabalhistas por conta disso. Mas o problema é quando não repassam a verba.

Polêmicas à parte, recomendo que todos que respeitam e contam com o trabalho desses profissionais compareçam ao bar mais próximo para fazer um brinde ao garçom.

2 comentários:

André Jardim disse...

11 de Agosto é meu aniversário!!!!

Glauco disse...

E dia do "adevogado". Curioso saber que no seu dia os garçons têm que passar horrores por conta do dia do pendura.