Destaques

segunda-feira, agosto 10, 2009

Velocidade, toques de primeira e mais uma vitória do São Paulo

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto


No post anterior, comentei que São Paulo e Goiás deveriam fazer um belo jogo pela 18º oitava rodada do Campeonato Brasileiro, a penúltima do turno. E foi justamente o que ocorreu na noite de ontem, no Morumbi.

Em uma partida movimentada, as equipes brindaram os 28 mil torcedores que foram ao estádio com boas apresentações. No entanto, embora o time goiano seja realmente bem montado por Hélio dos Anjos, forte na marcação e rápido nos contra-ataques, não conseguiu resistir à ascensão tricolor. A etapa inicial do São Paulo foi excelente; envolvente, veloz e recheada de certeiros toques de primeira. Houve duas bolas que atingiram as traves de Harlei, aos 17, com o volante Richarlysson, e aos 42, com o lateral-esquerdo Júnior César. E não só por causa desses dois lances o empate sem gols seria injusto, caso Washington, aos 45, não tivesse aberto o placar, quando recebeu cruzamento de Jorge Wagner e cabeceou para o fundo das redes.


Na segunda etapa, o Goiás voltou com Bruno Meneghel. O isolado Yarley passava a ter companhia no ataque. Nem por isso, o time esmeraldino conseguiu dominar as ações ofensivas, pois os são-paulinos comandados por Ricardo Gomes não se retraíram e continuaram sendo mais contundentes. O São Paulo jogava em velocidade – principalmente com a entrada de Borges em lugar de Washington – e utilizava os contra-golpes constantemente. O rival, especialista nesse expediente, provava do próprio veneno e ainda teve a expulsão de Rafael Tolói, após falta no atacante Dagoberto, que pouco antes, em bela jogada individual, mandou mais uma na trave. Era questão de tempo para sair o segundo gol. E, aos 33, Hernanes bateu escanteio para Jorge Wagner, de cabeça, fuzilar Harlei.

Bruno Meneghel, aos 41, cortou André Dias e diminuiu, dando mais emoção ao final de jogo. Porém, se alguém esperava o tricolor na defesa e, o adversário pressionando em busca do empate, não viu tal situação. Os donos da casa controlaram a bola e, aos 48, Borges tocou para decretar o placar final: 3 a 1.

Naquela que foi a milésima partida do São Paulo na história do Brasileirão, a equipe chegou a 30 pontos na tabela, tirou três de diferença para o atual vice-líder, o próprio Goiás, e figura, na quarta posição, na zona da Libertadores, embora tenha jogos a mais que o Inter (aliás, que bagunça este campeonato, tendo times com 18, 17, 16 e 15 jogos nestas alturas!).

Contudo, melhor do que a classificação é a regularidade que a equipe vem demonstrando, fator preponderante em uma competição de pontos corridos. Agora, com seis vitórias e um empate nos sete últimos confrontos e bom futebol apresentado, o tricolor joga como visitante contra o lanterna Sport, em Recife, no próximo domingo, às 16h. Apesar dos desfalques de Dagoberto e Jean, além das habituais dificuldades que devem ser encontradas na Ilha do Retiro, tem tudo para encerrar o turno em grande estilo.

Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

2 comentários:

Anselmo disse...

o inter já recuperou a quarta posição, as coisas estão se normalizando. espero.

Renata Cristina disse...

nunca tnha visitado o blog. muito bem feito, principalmente falando do meu (e de tantos milhões mais) São Paulo e de quanto está jogando bem.