Destaques

segunda-feira, agosto 17, 2009

Vitória tricolor com garra e bons presságios

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Pouco antes do jogo, o grito do manguaça que passava na rua prenunciava: “o campeão voltou!”. E o São Paulo, diante do Sport do Recife, na Ilha do Retiro, na última rodada do turno do Brasileirão (em que começou muito mal), ainda que não tenha feito uma exibição de gala tecnicamente, demonstrou aplicação aos montes. No final da partida, veio a recompensa, vitória por 2 a 1, a sexta seguida, em oito jogos de invencibilidade.

No primeiro tempo, mesmo sem Jean e Dagoberto, suspensos, o Tricolor foi melhor e, Washington, aos 24, recebeu assistência de Borges para fazer o justo 1 a 0. O São Paulo marcava muito e não deixava o adversário atacar, além disso levava perigo nos contra-golpes.



Na segunda etapa, a coisa mudou. Os pernambucanos voltaram dispostos a pressionar e conseguiram abafar os paulistas, pressionando a saída de bola. Com a expulsão de Miranda, aos 24, a pressão aumentou, mas o índice de passes e cruzamentos errados no ataque do Leão era impressionante. E, apesar dos tricolores não usarem os contra-ataques com a mesma contundência do primeiro tempo, foi Washington quem meteu uma bola na trave, aos 35. Wilson, atacante do Sport, foi expulso logo depois. Porém, o São Paulo voltou a ficar com um a menos. Dessa vez, com a exclusão de Renato Silva, numa falta boba. Sem zaga, a equipe tomou o gol, aos 39, e a torcida pernambucana se empolgou Tudo indicava um sufoco nos minutos finais e, o empate, naquelas alturas, parecia lucro.

Eis que, aos 48, Júnior César fez grande jogada pela direita e deu um passe do tipo “faz o gol meu filho” para Hugo, de cabeça, completar para as redes de Magrão. Enfim, se o São Paulo não atuou tão bem tecnicamente como nos jogos anteriores, esbanjou garra e demonstrou organização tática, merecendo os três pontos.

Embora eu reconheça que é muito cedo para concordar com o grito do manguaça de antes da partida, não dá para negar que a ótima sequência, a queda significativa da diferença de pontos para o líder e a vitória nos acréscimos com nove em campo deixaram a sensação de que o Tricolor aprendeu mesmo a jogar na fórmula de pontos corridos e tem elenco para ser campeão. Justifica-se, então, o entusiasmo.


Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

4 comentários:

Marcão disse...

Incrivel, o Hugo foi um dos grandes responsaveis pelo titulo de 2008, com varios gols decisivos para vitorias improvaveis - e a maioria deles no fim do segundo tempo. Nao me lembro se ele ja fazia isso nos outros clubes por onde passou.

Glauco disse...

Que outros clubes, Marcão, rs? Bom, já que pouco se comentou sobre o Sport, o segundo gol é digno de um time que tem tudo pra cair e a atuação mostrou isso também. Aliás, o que é aquele gramado da Ilha do Retiro?

Anselmo disse...

foi uma jogada incrível do junior césar.

Seiji disse...

Acho que ele tava guardando energia durante o jogo pra dar um pique daquele aos 48 do segundo tempo.