Destaques

domingo, setembro 27, 2009

Arthur's Day e a Guinness Storehouse

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Quinta-feira, 24 de setembro, os bêbados saíram às ruas de Dublin para comemorar os 250 anos da cervejaria Guinness, o chamado Arthur's Day (em homenagem ao fundador). Verdadeiras hordas de manguaças invadiram o Temple Bar, região que concentra a maior parte dos pubs e night clubs (foto abaixo). Eu fui lá conferir e, pra não passar em branco, tomei uma Red Ale de fabricação própria no pub Porterhouse, seguida - óbvio - de uma Guinness no recomendável pub Sinè. Nunca vi tantos copos, garrafas e latas espalhados por toda a cidade. Neguinho andando torto, catando frango, aos montes.


No dia seguinte, sexta, ocorreu a chamada Cultural Night, evento anual em que, das 17h as 23h, vários pontos turísticos e atrações tem entrada gratuita, como a biblioteca da universidade Trinity, o castelo de Dublin, as catedrais de Saint Patrick e Christ Church, museus, galerias, enfim, muita coisa legal. Eu fui direto para a Guinness Storehouse, uma visita que planejava há tempos mas nao estava disposto a pagar os 11 euros do bilhete para estudantes. O lugar é fantástico, mostra toda a história, o processo de fabricação, os maquinários antigos e atuais, os ingredientes, os barris, tudo de forma interativa, com vídeos, telões, painéis (é possivel, inclusive, fabricar sua propria Guinness para beber, no local). Mas o grand finale foi reservado para a cobertura do prédio, que tem a visão panorâmica mais bonita de Dublin. Lá, copos de Guinness na faixa me esperavam - na verdade, recebi apenas um ticket (foto ao lado), mas minha amiga italiana Chiara declinou da cerveja e me presenteou o dela. Vejam abaixo algumas imagens do local.

Caldeira antiga no primeiro andar

Cascata no segundo andar do prédio

Barris que antes estocavam a cerveja

Visitantes e o telão no quarto andar

No quinto andar, painel interativo

Pub na cobertura, com visão panorâmica

Um manguaça na cadeira do Arthur Guinness

6 comentários:

Thalita disse...

sensacional, Marcão! Comemorar in loco os 250 da Guiness é pra poucos. E a graduação alcoólica do seu corpo parece estar melhorando!

Brunna disse...

Caramba Marcão! que baitaaaaaa festa!!!
Inveja hehehe
bebe por mim!

Lica disse...

ai ai

tanto pra se ver e viver por esse mundo heim...

Nicolau disse...

Animal, De Palhares! O tal do pub na cobertura (o que me parece uma distorção do conceito subterraneo, sujo e escuro que tenho dos referidos estabelecimentos) parece realmente impressionante.

Anselmo disse...

a cascata da foto é de cerveja? que desperdício.

se estivesse no copo do marcão, aí tudo bem. mas caindo assim à toa não dá.

Marcos disse...

A cascata era de agua, num setor que propagandeia a pureza da dita cuja utilizada na fabricacao da Guinness. Mas desperdicio e o tanto de moedas jogadas no tanque onde a agua despenca, algumas de 50 cents e ate de 1 euro. Quase pulei pra catar mas, como estava (bem) acompanhado, me contive...