Destaques

quinta-feira, setembro 03, 2009

Beber com moderação reduz risco de demência na velhice

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Está no New York Times do dia 1º a informação de que artigo de revisão bibliográfica de 15 estudos sobre os efeitos do álcool na velhice sobre o cérebro. O levantamento foi publicado no American Journal of Geriatric Psychiatry sobre o efeito do hábito de beber por idosos e seus efeitos sobre o cérebro.

Foto: Tetsumo/Flickr
A cachola da turma da terceira idade que faz uso moderado de algum tipo de goró funcionou melhor. Para homens, tomar de um a 28 drinques por semana representou 45% menos chances de apresentar demência como o mal de Alzheimer. Para as senhoras a redução foi de 27%.

Não, o figura da foto não fez parte do estudo.

A quantidade de doses varia de acordo com o estudo. Como são 15, a margem é maior, mas todos mostraram esse tipo de conclusão.

Somados, os levantamentos alcançaram 28 mil pacientes. Os estudos definiram o consumo leve a moderado de bebida de formas variadas, entre um e 28 drinques por semana.

Apesar de reconhecer que há outros fatores envolvidos, os autores apontaram o fato de que o álcool aumenta o colesterol bom (o HDL), o que reduz a coagulação do sangue e melhora a irrigação dos neurônios.

Como são responsáveis, eles alertam que para se ter "segurança geral" de que vale a pena consumir etílicos na velhice precisaria ser avaliada em relação "a todas as evidências disponíveis" sobre os efeitos à saúde.

O artigo está aqui. No New York Times, a notícia fica aqui.

2 comentários:

Marcão disse...

Mas meu projeto de vida e ficar caduco, po! Vou aumentar o consumo de alcool.

To aqui na cozinha, ou bunker, tentando conversar com um polones, uma alema e um romeno que falam ingles tao mal quanto eu.

O romeno acabou de pegar uma faca de passar manteiga pra expulsar um gordo que deixou um prato sem lavar. A alema disse que vai dar ossos de frango pro gato do vizinho para mata-lo.

Quando eu ficar velho (se chegar la), vou comentar isso e vao achar que eu to caducando. E vou ouvir, novamente, "la vem o Marcao com suas historias...".

Enfim, a caduquice pode ser um estilo de vida. Ou estado de espirito.

Marcos disse...

Ps.:

BEBE PAPAI, PODE BEBER, MAS NÃO BEBE MUITO

(recado da Liz, 7 anos)

De minha pessoa, sem mais comentarios.