Destaques

quinta-feira, setembro 17, 2009

Empate justo em Coritiba, com invenção de Mano

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Corinthians e Coritiba ficaram num empate em 1 a 1 num jogo equilibrado no Paraná. Os pessimistas dirão que não ter vencido acaba com as chances corintianas, e os otimistas que empate fora de casa é vitória.

O Timão teve um quinto desfalque pouco antes de entrar em campo: Jorge Henrique sentiu dores na panturrilha e ficou fora do jogo. Com isso, Mano Menezes não pode manter o esquema com três atacantes e resolveu inventar. Colocou Diego de lateral-esquerdo e adiantou Marcelo Oliveira, formando as famosas duas linhas de quatro jogadores, umas das mais tradicionais formas de retranca.



Com essa formação, faltou penetração e criatividade e o time foi dominado pelo Coritiba. Reparem ainda que o meio campo era formado só por volantes: Marcelo Mattos, Elias, Jucilei e Marcelo Oliveira.

Para piorar, Jucilei e Oliveira estiveram em jornadas pouco felizes, sendo que o ídolo de Maurício vacilou na marcação quando Jailton abriu o placar para o Coritiba. Souza ainda mostrou mais uma vez que é, além de fraco, zicado. Meteu uma bola na trave que bateu nas costas do goleiro e foi para fora. Como sempre, se mexeu bem, abriu opções, coisa e tal. Mas gol que é bom, necas.

No segundo tempo, Mano voltou às origens com a troca de Marcelo por Bill. O time melhorou e conseguiu prender mais a bola no ataque – e deu pra perceber que a presença de Jorge Henrique teria ajudado bastante. Criou chances até empatar com Dentinho e seguiu pressionando até o final. No geral, o empate foi justo. Mas isso não quer dizer que tenha ajudado nenhum dos dois times.

De boas notícias, Marcelo Mattos voltou bem e Alessandro jogou um pouco. Marcelo Oliveira foi mal como armador, mas deve colaborar como lateral. E, como salientou o companheiro Júnior aqui do trampo, é interessante ver que, mesmo variando enormemente os jogadores, o time sempre mostra coesão tática e organização coletiva. Isso deve facilitar o encaixe dos reforços e dá esperanças de melhorar o rendimento.

Ronaldo deve voltar contra o Goiás, no domingo, no Pacaembu, quando também pode estrear De Federico. Edu e William devem jogar contra o São Paulo, na outra semana. E não achei em lugar nenhum se a contusão de Jorge Henrique é coisa séria ou não. Espero que ele esteja liberado para domingo.

1 comentários:

Leandro disse...

Esperar três pontos de um time que jogou com Souze e Bill, e que na última hora foi surpreendido com a ausência de Jorge Henrique seria pedir demais, dileto Nicolau.
Esperemos ventos melhores a partir de janeiro de 2009.
Coisas de Andrés Desmanches, Carlo$ Leite e afins.