Destaques

terça-feira, setembro 15, 2009

"Eu aqui nessa meta..."

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Tenho empreendido uma busca infrutífera nos últimos tempos, e conto com os leitores do Futepoca e com a comunidade manguaça nacional para obter sucesso no projeto. À história:

Faz tempo, bastante tempo mesmo, chutaria algo em torno de 15, 16 anos. Eu estava assistindo a um programa esportivo da TV Cultura que falava sobre a preparação da seleção brasileira de handebol que ia disputar uma grande competição (Olimpíadas? Mundial?). A matéria era boa e explicava como estava sendo realizado o treinamento dos atletas.

Então se iniciou uma apresentação do trabalho específico dos goleiros. Mostraram os dois (ou mais) arqueiros (dá pra usar esse termo também no handebol?) dando seus saltos, pulando nas bolas, fazendo exercícios físicos, aquela coisa. A reportagem - em tom bem humorado - contava que a vida de goleiro do handebol não era nada fácil, e para ilustrar isso mostrou várias boladas que os jogadores levam em diferentes partes do corpo (inclusive "lá", caro leitor do sexo masculino).

Nesse momento, a reportagem se baseou nas cenas dos goleiros treinando enquanto uma musiquinha tocava de fundo. É aí que eu quero chegar. A música em questão era um sambinha bem divertido, divertido mesmo. Falava sobre um tema tão cotidiano quanto espinhoso para os praticantes de pelada Brasil afora - o inevitável revezamento no gol. Sim, porque a não ser que você seja um mau caráter, não importa o quanto você tenha de habilidade com os pés: chegará um momento, durante a partida, em que você terá que atuar como goleiro.

A música contava o quanto é doloroso permanecer embaixo dos paus (no bom sentido) enquanto uma bela partida de futebol desenha-se centímetros adiante. No refrão, a frase mais importante: "dribla o zagueiro, toca de calcanhar... e eu aqui nessa meta, olhando a bola passar... e eu aqui nessa meta, olhando a bola passar...". Trocadilho sensacional!


Acontece que nunca mais ouvi a música nem vi qualquer referência a ela.

"Procura no Google, seu tonto!". Claro que já fiz isso. Mas nada de obter resultado. O site insiste em me dar a seguinte resposta: Você quis dizer: eu aqui "nessa mesa"

E então não chego a lugar nenhum.

Se alguém conhecer a música (ou mesmo se lembrar da reportagem), eu ficarei muito feliz. E será dada uma grande conbtribuição ao repertório futebol-MPBístico - que, se não chega a ser um "Som na caixa, manguaça!", tem também muitas preciosidades.

Pra ilustrar (?) o post, um vídeo que não tem rigorosamente nada a ver com o assunto e eu nem sei direito do que se trata. Mas é que ele apareceu na busca por "futebol" e "samba" no Google. Aparentemente, fala sobre jogadores brasileiros na Turquia. Se alguém sacar direito o que acontece, agradecemos também.

6 comentários:

Anselmo disse...

o jorge ben deu amplas contribuições ao repertório musical sobre futebol. Tem tbem o "Time perna de pau", aparentemente de Vicente Amar, mas recorrentemente creditado aos demônios da garoa.

Agora, a canção mencionada é uma incógnita pra mim.

Será que vc não achou porque procurou músicas relacionadas a futebol quando na verdade a canção falava de pelejas de handebol?

Sobre o vídeo, sacar direito não vai ser possível, mas parece que samba futebol foi ou é um especial de programa de tv (canal 8). fica tocando fio maravilha ao fundo... mas não saquei qual seria o objetivo.

No meio do caminho, falam do Kléberson, mas mostram uma propaganda de que participou o Ronaldinho gaúcho há mto tempo (qdo ele jogava bastante bola). Dali a pouco mostra um desfile de escola de samba com carro alegório representando caravelas...

complexo.

Nicolau disse...

Olavo, temo não poder ajudar nesta tao dignificante pesquisa. Mas faço votos de sucesso em sua busca.

Alexandre de Castro Gomes disse...

Não me lembro do nome de quem tocava, mas me lembrei de mais um trechinho da música: "Tem um que chuta na trave pro outro bater, tem um que toca de letra e ou outro de calcanhar, e eu aqui nessa meeeeeta, só vendo a bola passar..."

R Braga disse...

Puxa, cara! Eu também to procurando essa música e não acho. Eu me lembro que eu tinha o vinil quando criança. ACHO que era "Camisa 1" o nome da música. Vinha num vinil com todas aquelas músicas clássicas sobre futebol

Villa disse...

Tenho quase certeza que, pelo menos o intérprete, dessa música era o Luis Américo... poderia jurar que a música se chama Meta... ja faz bastante tempo que procuro, mas até agora nada!!!!

Boa sorte!

Anônimo disse...

Procura lá: Camisa Um, autor Mussum. E não é piadis.