Destaques

terça-feira, setembro 22, 2009

Movimento compara antitabagismo a "eugenia"

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O Brasil adota políticas de combate ao fumo que ganham destaque internacional pelo rigor. As restrições à publicidade e as fotos no verso de maços de cigarro foram algumas delas. A onda mais recente é a das leis que proíbem o consumo de cigarro e afins em lugares fechados (ou quase fechados), modalidade inaugurada por Rondônia em outubro e que avança depois do destaque de mídia conquistado pelo governo de São Paulo por adotar a medida.

Diante do que consideram ser uma caçada comparável a práticas nazistas, grupos de fumantes se organizam na internet para se defender. Trata-se, em sua visão, de políticas contra quem fuma, e não contra o cigarro. Um deles é o Fumantes Unidos, no ar desde 2008, criado por Fabrício Rocha.

O braziliense é jornalista e publicitário e apresenta o programa Participação Polular na TV Câmara. Em entrevista por telefone ao Futepoca, ele explica os objetivos do site e do grupo, que é o reconhecimento ao direito de escolha do cidadão.

"Os fumantes sabem dos riscos que correm, não há falta de informação atualmente", sustenta. "As pessoas fumam porque veem vantagens em fumar, é uma escolha", resume.

Ele lamenta a forma como são combatidos comportamentos fora do modelo "máquina de trabalho e consumo" que se assemelha "com a busca pela raça ariana na Alemanha nazista", para usar termos do manifesto do grupo.

Em sua visão, os obesos também são alvo desse tipo de campanha, conforme alerta a Organização Internacional do Trabalho (OIT). No site, há uma seção dedicada exclusivamente à "arte de fumar".

A postura é polêmica e o site mantém até um "Leia antes de criticar", para antecipar respostas a críticas.

Confira os principais trechos da entrevista.

Futepoca – Qual foi a origem do Fumantes Unidos?
É uma organização informal, não uma ONG com estrutura jurídica. Em 2007, eu tinha participado de uma audiência pública da Anvisa sobre a criação de fumódromos. Fui o único a apresentar contraproposta, que se tornou parte de um dossiê que encaminhei a diferentes políticos. Nesse material, estavam apresentados contra-argumentos a ONGs e projetos antitabagistas.
Esse levantamento inspirou a criar o site, a exemplo do que acontece em alguns lugares do mundo. Aos poucos, ele ganhou visibilidade das pessoas, da mídia, rendeu convite para um debate na MTV.

Futepoca – Quantos colaboradores a página possui?
Há um grupo de colaboradores mais ou menos regulares. São em torno de 40 os que já produziram artigos e notícias. Não estou contando comentários de apoio. Recebemos muitas mensagens de apoio e de protesto de todo o país mas, ultimamente, a maioria vem de São Paulo. Se bem que agora tem outros estados que também aprovaram leis, tentando pegar carona na mídia que o (José) Serra teve com a lei.


Futepoca – A rigor, a rigor, o primeiro estado a aplicá-la foi Rondônia.
Os outros estados viram que o tema dá mídia e querem isso também.

Futepoca – No manifesto do movimento, há uma comparação forte do antitabagismo com o Nazismo e a eugenia de forma mais ampla, que vai além da questão do fumo e inclui a apresentação e outros hábitos. Não é exagerada a comparação?
No governo Nazista, Hitler era um antitabagista declarado. O regime fez várias campanhas que apresentavam o fumante como um fraco, inferior assim como os judeus. A intenção era afirmar a superioridade ariana apontando outros grupos e pessoas como inferiores. E havia o contexto de guerra, já que Roosevelt, Churchil – fumante inveterado que sempre aparecia com o charuto na boca – e Stálin eram todos fumantes.
Atualmente o preconceito é mais velado, de certo modo, mas há uma demonização e ridicularização dos fumantes. Aliás, a primeira coisa que se faz em uma ação como essa é chamar o "alvo" de doentes. Até pouco tempo, os homossexuais eram vistos como doentes. O mesmo ocorre com os obesos. Agora a OMS quer considerar os fumantes como doentes, viciados, descontrolados mesmo. São esteriótipos construídos de forma parecida com os dos nazistas.

Futepoca – Por quê?
Os fumantes sabem dos riscos que correm, não há falta de informação atualmente. As pessoas fumam porque veem vantagens em fumar, é uma escolha.

Futepoca – E qual à consequência disso?
O que é preocupante da eugenia é que o mundo vai ficando muito chato. Proibimos tudo. Parece haver uma busca para se criar restrição, suprimir prazeres às pessoas, tirar o livre arbítrio de se avaliar o que é bom ou ruim. Com isso se cometem absurdos legislativos como a lei seca, que fere o princípio da desproporcionalidade ao taxar como criminoso um pai de família que bebe uma batida de limão para acompanhar a feijoada no sábado. Não foi a lei seca que diminuiu os acidentes de trânsito, mas a mídia fazendo alarmismo. E a obesidade é a próxima bola da vez.

Futepoca – Qualquer pessoa que se oponha a projetos antitabagistas é logo acusado de ser financiado pela indústria do fumo. Como você se relaciona com essas críticas? Antes: o site é financiado pela indústria tabagista?
Fiquei surpreso recentemente quando fiz uma pesquisa com o nome do site no Google e encontrei um documento da Aliança de Controle do Tabagismo (ACTBR). Parecia uma coisa de órgãos como a CIA, sobre como falar com fumantes, o que é falado no mundo contra as campanhas de combate ao cigarro. Na parte em que falava do Brasil, citou o site e reconheceu que "não havia qualquer evidência disso". Já ocorreu de sermos procurados, mas não aceitamos apoio em dinheiro, para poder manter independência editorial.

Futepoca – Por que o site mantém uma seção com links para quem quer parar de fumar?
O propósito do site é atender a fumantes. Com o combate que se faz aos fumantes, em vez de se combater o cigarro, com quem ele vai se congregar? Que serviço existe? O fumante assume o risco abertamente, mas ele pode querer parar. O FumantesUnidos busca oferecer apoio se essa for a opção consciente, mas com certeza há outras fontes mais bem preparadas para isso. É inerente à pessoa escolher, não se pode impor, é até ilegal.
E temos ainda a preocupação de dar informações de saúde, porque é recomendável que a pessoa adote mais cuidados do que outras pessoas, porque ela está mais exposta. As doenças atribuídas ao fumo são, na verdade, causados pelo acúmulo de fatores, como poluição, hábitos, genética. É um dos fatores que pode levar a doenças, mas há outros sobre os quais não se fala. O mais comum é se atribuir milhões de mortes só a um fator.

Futepoca – O site é mantido por um certo ativismo. Isso já lhe trouxe algum problema no trabalho ou na vida pessoal?
Uma vez, no último mês, o tema do programa era a lei antitabagista de São Paulo. Como apresentador, eu não poderia participar, porque são pessoas com quem debate constantemente. Eu poderia adotar uma postura de "pôr lenha na fogueira" e usar o debate para favorecer uma das posições, mas por uma questão ética eu disse à TV que não poderia participar. O pessoal da produção entendeu bem, ficou satisfeito com a postura e não houve problema.

7 comentários:

ThiagoFC disse...

Reza uma lenda que quem, durante uma discussão, começa a chamar a outra parte de nazista, é porque está sem argumentos - e passa automaticamente a ser o perdedor da disputa. Sei não, mas em geral eu acho que a lenda é verdadeira.

olavo disse...

Sensacional a entrevista, Anselmo. Um dos momentos altos do Futepoca. Diz-se que a lei tem como obrigação preservar as minorias, coisa que não tem ocorrido com os fumantes.

(eu não fumo, só pra deixar claro)

Edison Waetge Jr disse...

Na última sexta-feira, estive em uma casa noturna, coisa que não é de meu hábito. O comentário geal entre os não-fumantes era o fato do ar não estar enfumaçado e não chegarmos fedendo a cigarro em casa... Mesmo alguns fumantes elogiavam a proibição, dizendo ser um bom incentivo a parar de fumar.

Maurício Ayer disse...

Excelente entrevista.

Eu sou a favor da proibição em locais fechados, pela razão mesma que o Edison Junior apontou. Algumas vezes eu chegava a ficar com os olhos ardendo com tanta fumaça e tinha que lavar a cara e tomar algum destilado pra aguentar. Só acalmava depois da terceira ou quarta dose de cachaça ou uísque.

O mais grave é isso, que o não-fumante não tem direito de não fumar nesses locais.

Mas a posição desses Fumantes Unidos me parece totalmente justa. As pessoas foram educadas a fumar, os locais foram construídos levando em conta que as pessoas fumariam dentro e não haveria problemas, toda uma arquitetura da sociedade se desenvolveu com pessoas fumando. Agora querem mudar na marra os hábitos das pessoas. É um convite à contravenção. Essa política linha dura é típica de gente que não dorme, não bebe, não fuma, não faz nada...

E também é um problema essa história de ficar dando cada vez mais poder à polícia. As coisas podem e devem ser feitos de outra forma, fortalecendo a civilidade e a consciência de co-habitação dos espaços, não tascando grades e armando os gorilas dos bons comportamentos.

Victor disse...

Show de bola a entrevista Anselmo.
Além de bem feita, acabou sendo com um personagem interessante com algo para dizer (concordando ou não).

Meu comentário abaixo, pouco é influenciado pela entrevista, até porque ela é mais um pinguinho nesse oceano que é esse tema.

****
É mole achar argumentos prós e contras à proibição ou não de se fumar em locais públicos.
Eu nem vejo com maus olhos que um Governo adote como política reduzir o consumo de cigarro ou qualquer outro hábito que julgue danoso.
Mas por outro lado, a forma feita para tal pode passar dos limites do livre-árbitrio.

Sei lá. Que se regulamente que não se deva fumar em ambiente de trabalho, pois ora bolas, é meio complicado para alguém recusar um emprego porque fuma-se no ambiente.
Mas eu, lembro uma vez de ir em uma boite em Botafogo (RJ) que a música era legal, a cerveja era gelada, barata, pessoas bonitas e tudo de bom. Porém, uma fumaceira dos infernos que me fez ficar por lá menos de 1 hora.
Bem... eu e minha namorada pegamos nossa grana e fomos gastar em outro lugar. Paciência.

Por mim, um bom meio termo, seria que os estabelecimentos tivessem autonomia para definir sua política tabagista. O consumidor que decida onde frequentaria.
Se eu tenho ojeriza a fumaça, eu procuro um lugar que não possa se fumar e pronto.

Naturalmente que há um problema aí: os empregados de tal estabelecimento. Bem... para isso tem-se um jeito, afinal, tem gente que trabalha em outros ambientes insalubres e há já leis para isso.

John disse...

ralph lauren uk
coach outlet online
coach factorty outlet
ray-ban sunglasses
timberland boots
coach outlet store online
gucci bags
michael kors outlet
tods outlet
michael kors outlet
asics outlet
kevin durant shoes 8
ray ban wayfarer
beats wireless headphones
ugg outlet
adidas superstar
lebron james shoes
polo ralph lauren
toms shoes
nfl jerseys
michael kors outlet clearance
gucci outlet
cheap nfl jerseys
lebron james shoes
nike air max
jordan 11s
coach factory outlet
louis vuitton
christian louboutin sale
louis vuitton handbags
kobe bryant shoes
louis vuitton
jordan concords
2016323yuanyuan

zzyytt disse...

michael kors outlet online
moncler outlet
yeezy boost 350 v2
fitflops
yeezy boost 500
cheap mlb jerseys
crazy explosive
golden goose outlet
nike foamposite
nike air huarache