Destaques

terça-feira, setembro 29, 2009

Serra, tire o cercadinho da Sé e mande o povo pro bar!

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

O governo do José Serra trouxe mais uma inovação para melhorar o transporte público e a qualidade de vida em São Paulo. A medida restringe a entrada de passageiros para o embarque na estação Sé no horário de pico. A medida foi chamada de “cercadinho para pobres” por Paulo Henrique Amorim, já que muda o local de espera da plataforma para uma área mais distante.

Ainda assim, para o jornal Folha de S.Paulo, trata-se de uma tentativa de "melhorar embarque do metrô". Na linha-fina, antes de qualquer ressalva, vem: "Passageiros dizem que embarque foi mais tranquilo". Imagino que a assessoria de imprensa do governo mudaria pouca coisa na matéria.

A própria Folha explica melhor a ação no segundo parágrafo da matéria. Trata-se de uma restrição de uma hora e meia ao acesso da população aos trens, com intenção e organizar o embarque e evitar o empurra-empurra (opa!).

No primeiro dia, a genial ação, prevista para durar das 17h30 às 19h, teve de ser interrompida às 18h15, segundo o jornal dos Frias “porque uma multidão já se aglomerava perante a barreira montada no acesso à plataforma sem conseguir embarcar”. O secretário de Transportes Metropolitanos José Luiz Portella culpou a chuva pela interrupção prematura. (Veja imagens da estaçaõ Sé ontem aqui e aqui, não reproduzidas para não violar leis de copyright).

Mais não falo sobre a medida serrista, pois não faria melhor do que fez o PHA no post (aqui). Mas ouso, humildemente contribuir para o debate. Se a idéia para melhorar o conforto dos passageiros não é botar mais trens na linha, diminuir os intervalos entre eles ou construir mais estações, se a idéia é fazer o povo esperar mais um pouco, a solução já foi dada neste blog desde priscas eras: Manguaça Cidadão!

O governo deveria firmar convênios com os bares dos arredores das estações de metro mais movimentadas, permitindo aos trabalhadores passar o período de espera não no tal cercadinho, mas confortavelmente desfrutando de uma boa breja, subsidiada pelo Estado, dentro do programa Boteco Popular. Se não é pra resolver, pelo menos paga uma cerveja, pô!

4 comentários:

Olavo Soares disse...

Sensacional essa saída. Pô, Serra, quebra essa!

Marcão disse...

Nao sei o que e pior: o Serra, a Folha, o transporte publico ou a cidade de S.Paulo. A conjuncao de todo isso nao pode ter outro nome que nao INFERNO.

fredi disse...

Eta povo que não entende nada. O homem quando prefeito começou a cercar as praças para que lá não dormisse o sem-teto, agora constroi cercadinho no metrô para evitar que pobre fure a fila.

Se for presidente do Brasil vai cercar São Paulo para qiue não entrem pobres e nordestinos.

Eta povo que não quer entender as medidas necessárias para acabar com a pobreza (espero que entendam a ironia, please).

Anselmo disse...

Proposta apoiada!

Mas o principal é que o Nivaldo tbem concorda com o serra e com a folha em um ponto. Precisa melhorar o embarque do metro nas estações hiperlotadas.