Destaques

segunda-feira, outubro 26, 2009

Clássico na Vila: para este campeonato, jogo acima da média

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto



Antes de começar o texto, estava pensando nas falhas cometidas pelos times de São Paulo e Santos, no clássico de ontem, disputado na Vila Belmiro. Mas, considerada a média de atuações que tem sido oferecida ao publico nesta edição do Campeonato Brasileiro, creio que seria injusta uma análise baseada em erros. Afinal, no jogo, que terminou com o placar de 4x3, há pontos positivos a ressaltar.

O confronto foi emocionante e imprevisível, o que já é para ser comemorado no cenário modorrento que se abateu sobre o futebol nacional. Alternativas não faltaram. O placar foi mexido várias vezes e o resultado ficou em suspense até o fim. Também não faltou garra por parte das duas equipes. E, ainda, embora não se possa dizer que foi uma aula de futebol, alguns lances bonitos marcaram a partida.

Por que desmerecer as boas antecipações de Rodrigo Souto no primeiro e segundo gols santistas – um do próprio volante e outro do garoto André, que dá pinta de ser bom atacante? Por que não enaltecer a belíssima falta batida por Hernanes no tento inaugural do Tricolor (nossa, tem gente que disse que a bola era defensável!)? Sem contar o bate-pronto de Jorge Wagner, que nem foi com a perna forte, após ótimo cruzamento do lateral argentino Gonzáles, fazendo o terceiro para os são-paulinos e, no quarto, anotado por Rogério Ceni, que não marcava há um ano, sempre se pode levar em conta o quão é diferente um goleiro decidir uma partida naquelas condições (aliás, como é legal ver o Capitão marcar!). Nessa descrição em desordem, resta destacar o oportunismo de Washington, no segundo do São Paulo, num típico lance de centroavante, e o terceiro do Peixe, deixado por Róbson, que acabara de adentrar o campo.

Enfim, por todas essas variantes, o clássico foi interessante, espantando a monotonia de domingo e da própria competição. Se alguém lembrar de jogo melhor no campeonato, que faça o favor de apontar. Pode até ser que tenha ocorrido, mas sem um bom esforço de memória...

Arbitragem

Simom realmente foi mal na arbitragem, o que não é novidade. Há muitos lances discutíveis como a falta que originou o gol de Rogério, a expulsão do Capitão, um pênalti não marcado de Léo em Dagoberto e os poucos minutos de descontos dados na etapa final. Se o árbitro é mal intencionado não tenho subsídios para afirmar, mas existem elementos de sobra para concluir que é muito fraco. E se o sujeito é referência entre os juízes brasileiros, inclusive homem de Copa do Mundo, isso só mostra que o nível geral é baixo demais.

Bola de cristal em risco

É obviedade dizer que não há chances de previsão para indicar o campeão ou quem vai se classificar para a Libertadores e, apesar da vitória do Tricolor, não ouso mudar uma linha em relação ao meu post anterior, pois a possibilidade de jogar a Copa do Brasil em 2010 é bem plausível. A inconstância das equipes é tamanha que até o Cruzeiro está no páreo. Tremei analistas de plantão! Pois neste campeonato não são só os cargos de técnicos que estão na berlinda.


Moriti Neto é torcedor do São Paulo e escreve sobre o Tricolor Paulista no Futepoca. Qualquer são-paulinismo exacerbado não é de responsabilidade de quem publica, hehe...

6 comentários:

Saulo disse...

E o Jason está vivo ainda, heim.

Moriti disse...

rapaz! o problema é que neste campeonato tem um monte de "jasons". porque o que tem de time "morrendo" e "voltando" é uma grandeza!

Olavo Soares disse...

Realmente, o gol do Hernanes foi um absurdo. Eu estava no estádio e, tal qual a indignação, o que mais se ouviu nas arquibancadas peixeiras era aquele silêncio que queria dizer "caramba, que golaço".

Nicolau disse...

Sabe que eu não sei se o campeonato está tão ruim assim, pelo menos em comparação com os últimos anos. O fato de ninguém disparar pode indicar que os times melhoraram um pouco, alcançando todos aquele patamar meio baixo do SP no ano passado.

Anônimo disse...

Talvez pq seus colegas gaúchos e jornalistas finjam que a regra é outra, exemplo: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=241466&blog=454&coldir=1&topo=3994.dwt

e como prova básica disso ainda temos esta de letra: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=197921&blog=454&coldir=1&topo=3994.dwt

Anselmo disse...

Anônimo, será que a RBS não tem interesse na aquisição de um CMS mais amigável?

sobre o jogo e o nível do campeonato, acho que tô com o relator. 4 a 3 não é todo dia.

Eu ajuntaria: aliás, não é todo dia em campeonato nenhum.