Destaques

quinta-feira, outubro 15, 2009

Futebol e o aquecimento global

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Uma partida de futebol emite de 25,4 a 30,5 toneladas de carbono. Os cálculos são do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Maxambiental, realizadora do CarbonoNeutro, feitos para a partida entre Coritiba e Palmeiras, pela 20ª rodada do campeonato Brasileiro deste ano.

Muito mais pesada para o ambiente do que a derrota para o Palmeiras, a maior parte das emissões (21,2 toneladas) está relacionada a transporte e geradores de energia elétrica usados por emissoras de TV para assegurar a transmissão durante quatro horas. No transporte estão incluídos os ônibus que transportam os jogadores, torcedores e jornalistas dentro da cidade. O voo dos paulistas e do árbitro valeram 3,9 toneladas, enquanto a iluminação do estádio e outros gastos de eletricidade – incluindo do hotel – foram apenas 0,2 toneladas, o mesmo emitido pelo lixo orgânico produzido.

Karinna Paz/Flickr
A compensação calculada demandou o plantio de 150 árvores, mantidas por pelo menos oito anos, no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.

Fazendo as contas
Considerando-se que o campeonato tem 380 partidas, são 9,5 mil a 11,5 mil toneladas de carbono por temporada. Se tiver queima de fogos, dá-lhe pás e enxadas para plantar, por todo o país, 1.200 árvores. Como elas precisam ser mantidas por oito anos e cada árvore demanda uma área de 2 mil centímetros quadrados (na proporção de 2 mil árvores por hectare), cada temporada repovoaria 6 mil metros quadrados de mata por ano.

Para fazer comparações futebolísticas que tanto agradam boletins sobre desmatamento de florestas, isso é 60% de um campo de futebol se consideradas as medidas máximas permitidas pela International Board (120 m x 90 m), quer dizer, metade do campo mais onze metros da outra metade. Bom, se as contas fossem com templos do futebol que usam a medida mínima, (90 m x 45 m), precisaríamos de um campo e meio repleto de árvores.

É relativamente pouco por temporada, ainda mais considerando-se que isso teria de ocorrer em regiões próximas ao local dos jogos. É preciso esclarecer antes que alguém tenha a ideia de sacrificar uma arena por temporada com o plantio de árvores para compensação.

Outras contas
Quando um jogador consegue um drible num espaço muito curto, o Armando Nogueira gostava de comparar à área ocupada por um guardanapo. Era um exagero retórico. Mas pensar em um drible no espaço ocupado por uma árvore de programa de compensação de carbono é mais plausível. É um quadrado de 45 cm – uma toalhinha, não guardanapo. Vale lembrar que a bola tem 22 centímetros de diâmetro.

O mais importante é que, em todas as pesquisas que fiz, concluí que dribles curtos emitem menos carbono do que falta por trás.


Este post faz
parte da
mobilização
global do
Blog Action Day.

0 comentários: