Destaques

quinta-feira, outubro 08, 2009

O ocaso do futebol pernambucano

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

A derrota de ontem do Sport para o Santos, diante de mais de 26 mil pessoas na Ilha do Retiro, deixou uma impressão muito forte de que o time pernambucano está quase na Série B. A equipe não foi inferior ao adversário, tanto que o goleiro Felipe fez três defesas extraordinárias, contudo também não fez por merecer a vitória ou mesmo o empate diante de um desarrumado Alvinegro.

Mas como um time que foi campeão da Copa do Brasil em 2008, campeão pernambucano invicto este ano e com uma participação razoável na Libertadores chega nessa situação? Os fatores e explicações podem ser diversos, mas um ponto é importante de se destacar: torneios eliminatórios como Libertadores e Copa do Brasil e estaduais na maioria das vezes não são um bom parâmetro para um campeonato longo como o Brasileiro.

Um exemplo disso é o iminente rebaixamento do vice-campeão da Libertadores de 2008, o Fluminense, e também a decadência corintiana. Neste último caso, em que pese a saída de três atletas (um deles que recebia muitas críticas nesse espaço aliás), o grupo mostrou-se frágil para a disputa de um torneio mais longo em que as suspensões e contusões aparecem com maior frequência do que nas competições do primeiro semestre e a tal da raça, da vontade, da garra que faz diferença em torneios eliminatórios não é suficiente para sustentar uma campanha inteira.

Quando se diagnostica um elenco que tem limitações, o técnico pede reforços. Foi o que fez Nelsinho Baptista, solicitando uma lista de atletas para a diretoria pernambucana, até mesmo para dar uma nova injeção de ânimo no grupo depois da eliminação da Libertadores. Não foi atendido na maior parte de suas reivindicações. Émerson Leão também pediu e não levou. Natural que a equipe, sem reforços à altura e com troca de comando constante, tenha caído tanto.

O Náutico no ano passado bateu na trave para não cair. Foi derrotado ontem pelo Internacional de Mário Sérgio e, na partida contra o São Paulo, mostrou um desempenho à altura de um rebaixado. Uma equipe que não consegue marcar contra um adversário que tem dois atletas a menos e toma um gol quando está com um a mais, jogando em casa, não pode aspirar muita coisa a essa altura. Juntando-se a isso a situação do Santa Cruz, desclassificado prematuramente na já encerrada Série D, o torcedor pernambucano não tem muitos motivos para comemorar.

Já na Série B, a situação das equipes do Nordeste também não é boa. Embora o Ceará esteja em quarto lugar, lutando para subir, na parte de baixo da tabela de classificação estão cinco times da região. Campinense, América-RN, Fortaleza, Bahia e ABC podem cair, sendo que apenas dois clubes nordestinos – ASA-AL e Icasa-CE asseguraram vaga na Série B em 2010. ruim para o Nordeste e para a diversidade do futebol brasileiro.

9 comentários:

Anselmo disse...

e tem o ocaso do futebol carioca, que vale mais como chacota.

uma pena para um estado com tanta torcida.

Leandro disse...

Se fossem mantidos o Cristian e até os indolentes André Santos e Douglas o Corinthians seria líder disparado, bem próximo do título a essa altura do certame.
Tentar minimizar a saída de "apenas" três atletas que não eram brilhantes mas que formavam a espinha dorsal do time em termos táticos e até técnicos (dado o sofrível nível dos clubes brasileiros em geral) é tentar minimizar, de maneira até desonesta, os méritos de um time que conseguiu dominar as ações no primeiro semestre deste ano, nos seis meses que apresentaram o melhor nível dos últimos dez anos, no mínimo, nestes tempos de vacas magras, "business", mercenários e pistoleiros de aluguel.
Para a felicidade dos "globalizados" de plantão, dirigentes e empresários de times como Cruzeiro, Corinthians, Inter e Flamengo conseguiram destruir aquele que seria o melhor ano desde o final da última década.

Glauco disse...

Lenadro, os argumentos já expus no post e não creio que haja qualquer desonestidade simplesmente porque minha opinião diverge da sua. Seja um pouco mais democrático.

Quanto ao melhor ano da década, acho que 2002, 2003 e 2004 foram melhores, como times como Santos de Diego e Robinho, Cruzeiro de Alex e até mesmo o São Paulo, que não foi campeão, mas tinha Kaká, Ricardinho, Reinaldo e Luís Fabiano. Simbolicamente, a decadência técnica do futebol brasileiro começou em 2005. Talvez não seja mera coincidência.

Anônimo disse...

é uma pena mesmo
nada contra, mas Santo André na primeira e o Bahia na segunda? please

Leandro disse...

Sigo vendo honestidade apenas na constatação relativa ao ano de 2005, que, realmente, foi de tamanha decadência e disparidade que árbitros e bandeiras tiveram que ajudar o Internacional com uns quinze pontos p/ que o campeonato não terminasse ainda em outubro, com título corinthiano que não conseguiram evitar, mesmo contra tudo e contra todos da mídia, dos apostadores e dos apitadores e seus assistentes. Os mesmos que lograram derrubar o SCCP dois anos mais tarde, com uma bela ajuda de Dualibabá e alguns muitos ladrões.
2003 foi patético. Um ano em que o Cruzeiro falou sozinho no primeiro e no segundo semestre, sem contar a desequilibradíssima final da Libertadores daquele ano, com dois passeios do Boca. Em toda a história, certamente só não foi menos desequilibrada que a de 2007.
Quanto a 2002 e 2004, foram tão inexpressivos para o futebol da década que só mesmo um santismo exacerbado pode ver outros times que não os apenas regulares Corinthians e, no máximo, o SPFC de PipoKaká e Ricardinheirinho em 2002 e o Atlético Paranaense de Dênis Marques e Dagoberto em 2004 ao lado do Santos das celebridades Robinho e Diego, e nada mais.

Yuri disse...

Que o Sport caia até a falência... timeco, ganhou do SCCP em 2008 e agora vai sofrer as consequências... REBAIXADO!!!!!!

Lixo escroto, vá para o inferno! Torcidinha nortista de mierda.

Já o Santos, esse é patético. Clube que revelou os dois jogadores mais odiáveis possíveis: PELÉ (debutó con un pibe) e Robinho (símbolo da indolência, atraso de contra-ataque, firula, falta de efetividade, falta de compromisso, irresponsabilidade, não agradou nem o NOEL GALLAGHER!! "He is fucking lazy..." hahahaha)

Glauco disse...

Quanto odio no coração, corintianos... Mas aprendi que o futebol só vale alguma coisa quando o Corinthians, time mais roubado do mundo, vai bem. Até a segunda divisão vira um torneio de técnica refinada quando o Timão está lá. Quanto à curiosa tese sobre 2005, sugiro a elaboação de um DVD e o envio do mesmo para a diretoria do Inter.

Leandro disse...

O Corinthians, bem diferente do Internacional, dileto Glauco, tem uma diretoria bastante medíocre, mas que ainda não desceu tanto a ponto de fazer um DVD "oficial" denunciando o favorecimento ao Inter em 2005 e nos anos seguintes. Nem precisaria, pois os fatos estão aí e só não vê quem não quer.
Mas alguns torcedores corinthianos, em resposta ao DVD do crápula Fernando Carvalho, fizeram sim alguns vídeos. Uma andada pelo YouTube e você verá a antítese à estapafúrdia tese do suposto favorecimento ao SCCP em 2005, inventada, diga-se, por gente do naipe do dublê de jornalista e santista declarado chamado Milton Neves.
Quanto ao Sport, meu caro Yuri, se há um time que não combina com esse seu preconceito contra nordestinos, nortistas, negros, indígenas, japoneses, árabes, etc., este time é o universal Corinthians.
Não vou lamentar uma eventual queda do Sport também por conta do assalto ao Corinthians na final do ano passado, mas o motivo não seria o fato de ser um clube nordestino (E não nortista. Vá estudar Geografia!).
Você se equivoca bastante, e o equívoco geográfico é o menos grave. Constitui um pequeno indicador de sua completa desinformação.

Yuri disse...

Para eles, todo lugar mais abastado é SUL. Mesmo no sudeste. e vc sabe disso, eles chamam da Bahia prá baixo de SUL.
Então eu chamo de Norte, propositadamente.
Aliás, quantos milhares de vezes eu já não ouvi nordestinos chamarem sua terra de "Norte"... várias, incontáveis. Falei de propósito, eles mesmos dizem.

Torço para eles caírem pela arrogância... o que teve de torcedor desse timinho falando que ra o melhor time do Brasil no primeiro semestre, dentre outras coisas petulantes. Tanto que o Náutico cair é indiferente para mim.