Destaques

quinta-feira, outubro 22, 2009

O Palmeiras hoje não ganha nem dividida

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Foi por 2 a 0 a terceira derrota seguida do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Há três jogos o Palmeiras não marca um gol sequer na competição. Há quatro jogos não vence.

O Palmeiras que atuou em Santo André não é capaz de ganhar nem sequer uma dividida na intermediária. Fez quatro chances de gol (duas nos acréscimos), não tem meio de campo nem capacidade de desarme.

Um dos nomes para isso é pipoca.

Outros são ziguezira, azar, desconcentração, salto alto, morrer na praia...

Tudo começou na partida contra o Avaí, após a convocação de Diego Souza para a seleção. O empate em casa marcou os dois últimos gols que o time fez no campeonato. Desde então, em todos os jogos o alviverde tomou dois ou mais gols. A ex-melhor defesa do campeonato é uma peneira, aberta a contra-ataques como um copo na mesa do bar é disponível para a cerveja.

Depois, veio o Náutico e uma chacoalhada de 3 a 0. "Estava sem sete titulares", disfarcei. Depois, contra o Flamengo, quando havia marcação forte e um jogador desequilibrando, hoje só teve um time desequilibrado, descompassado. Completamente torto em campo. A única forma de fazer a bola sair do campo defensivo foi o chutão. Se houvesse um lançador, poderia ser uma ligação direta. Mas era só chutão mesmo.

Ainda no primeiro tempo, Cleiton Xavier sentiu uma contusão muscular na coxa, foi substituído por Marquinhos, que foi melhor que o camisa 10, mas não o suficiente para fazer o time funcionar.

Diego Souza, que despontava para ser o craque do campeonato, só mantém a pose. É incapaz de puxar um contra-ataque em velocidade ou de achar outro atacante livre.

Como o restante da rodada é todo no fim de semana, o time de Muricy Ramalho fica fazendo as contas para saber que ainda será líder ao final desta rodada. E, tomando o futebol apresentado hoje, só por mais essa rodada.

***

Perder a terceira seguida, é ruim. Segurar os palavrões neste post, é difícil. Deixar de ser fatalista, não deu. Mas ouvir fogos de artifício na vizinhança após o jogo é deplorável.

8 comentários:

Victor disse...

Anselmo,
a impressão acompanhando de longe, é que Diego Souza está querendo jogar muito fora de campo. Só que ele não é Edmundo...

Em tempo, os jogos que vi do Palmeiras (mais no 1º semestre), gostei mais de Cleiton Xavier que de Diego Souza.

Nicolau disse...

O Tostão escreveu essa semana que o Cleiton Xavier está jogando parecido como Jorge Wagner: pega a bola e cruza pra área, deixando de lado os passes e coisa e tal. O que faz com que os caras parem de jogar justo no finalzinho da competição?

Nicolau disse...

O parceiro Marcação Cerrada achou uma explicação tática para a queda de rendimento: http://qncerrada.blogspot.com/2009/10/acabou-o-gas.html

Moriti disse...

o Diego Souza passou a atuar pior depois que jogou mal pela seleção. será que isso não teve um efeito emocional ruim no cara?
o que mais assusta na queda de desempenho do Palmeiras é a qualidade dos adversários que o estão vencendo, vide Náutico e Santo André, que são sérios candidatos a cair. e mais grave é que o time levou baile em alguns momentos dos jogos. sobre a defesa peneira, a falta do Pierre é sintomática. aliás, para um cara como o Muricy, que monta os times a partir de sistemas defensivos fortes, a falta do volante é fundamental.

Glauco disse...

Já tinha falado que o Edmílson é lento demais, não pode nunca exercer a função do Pierre. No máximo, pode ser o cara da sobra e olhe lá.

Brunna disse...

Momento fatalista: o título começa a escorrer pelos dedos.

Anônimo disse...

O Parmera é como o Serra. Este já tá no Planalto. E aquele ganhou o campeonato antes do fim da competição.

Bob Jegg disse...

Gritar "é campeão" antes de acabar o campeonato dá um azar danado. Sou vascaíno e fiz isso naquela fatídica final que o fidiputa do Pet marcou um gol de falta aos 43. A foto do FHC na cadeira da prefeitura de SP e a foto do blog do Serra com a imagem do planalto de fundo são outros exemplos do "já ganhou".