quinta-feira, outubro 22, 2009

O pensamento vivo de Joel Santana

Pra quem ainda não viu, depois da instigante entrevista do presidente Lula na Folha, outro colóquio inspirador. Joel Santana, recém-demitido da África do Sul (contrariamente à previsão de Beckenbauer), falou ao Globo Esporte. Estão ali todos os elementos que fizeram do comandante o "figuraça-mór" do futebol brasileiro. Abaixo, uma versão editada e resumida:


Futebol e amor

O futebol é como o amor. Se a mulher não te quer mais, você vai fazer o quê? Eu gostaria de continuar, mas não deu. Não fico chorando o leite que já caiu no chão, tenho que partir pra outra.

Retranca contra a técnica
Reclamaram que joguei com três volantes contra a Alemanha lá na Alemanha. Mas você quer o quê, que eu jogue aberto? Cada um tem sua maneira de ver o futebol, mas é fácil ganhar da Alemanha lá? Do Brasil, da Espanha? Vai ver se é...

Vai aparecer alguma coisa boa...
Até o fim do ano fico de stand-by, em janeiro estou pronto para voltar a trabalhar. Com certeza vai aparecer alguma coisa, não tenho dúvidas. Até porque sou iluminado. Quando eu chegar no Rio as coisas já vão começar a acontecer pra mim...

A "coisa boa" é o Fluminense????? Ou o Botafogo???

O Titanic está no mar. Se bem que de repente eu vou. Gosto de desafios. Se a torcida comprar o barulho comigo, eu vou.

Se não der um time europeu, segunda divisão não é tão ruim assim...
O Real Madrid e o Barcelona perderam ontem, será que ninguém vai me chamar não, hein? Deixa o Cuca lá resolver o problema dele. O time do Fluminense não é ruim, tem Fred, Luiz Alberto, Conca... Eu vi que o Fluminense já conseguiu melhorar nos últimos jogos, de repente dá uma equilibrada, ganha cinco seguidas e sai dessa. Mas Fluminense e Botafogo já passaram por isso, assim como o Palmeiras, o Grêmio, o Vasco, e todo mundo já viu que o mundo não acaba se o clube for rebaixado. Segunda divisão não é para dar tiro na cabeça, é para reavaliar e consertar o que está errado.
A entrevista completa e sem interpretações freudianas está aqui.

4 comentários:

  1. PARABÉNS! O SEU BLOG É DESTAQUE NA GAZETA DOS BLOGUEIROS. VENHA RECEBER O SEU TROFÉU. ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  2. O Joel se dá muito bem nos grandes do Rio e pode voltar, heim.

    ResponderExcluir
  3. Olha, pegar time grande para jogar a segundona e subir é menos arriscado do que pegar para fugir do rebaixamento, hehe.

    ResponderExcluir
  4. O folclore persegue Joel Santana. Ele era zagueiro do Vasco num jogo em que os cariocas estavam ganhando por 2 a 0 do Santos de Pele & Cia. no Maracana ate os 40 do segundo tempo. Dai, ele e o outro zagueiro, que tinham anulado o Pele ate ali, comecaram a azucrina-lo, perguntando: "Voce viu o Rei? Disseram que ia ter um rei aqui hoje...", "Eu nao vi rei nenhum. E voce?". E isso foi enfurecendo o santista a tal ponto que, nos dois minutos finais, ele empatou a partida. No ultimo gol, ele pegou a bola e entregou pro Joel, dizendo: "Toma, entrega essa bola pra tua mae e diz que foi o Rei que mandou".

    ResponderExcluir

Opa! Seu comentário é bem-vindo no Futepoca. A gente prefere comentários assinados. Para isso, há dois métodos. Uma opção bem simples é clicar na caixinha à esquerda de "Nome/URL" e escrever seu nome. Pra xingar, prefira o e-mail.