Destaques

quinta-feira, outubro 01, 2009

Rio olímpico, será que consigo ser contra os do contra?

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o Comitê Olímpico Internacional se reúne em Copenhagen para definir a sede dos jogos de 2016. Nas incursões anteriores, para o evento de 2004 e 2012, o Rio de Janeiro não havia chegado tão perto de ser escolhido como agora.

De um lado, tem a turma que promove a história. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu ministro dos Esportes, Orlando Silva, há o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito carioca, Eduardo Paes. Tem também o humilde Pelé e seus tropeços, mais o carisma de Paulo Coelho junto às esposas dos integrantes do COI.

Tudo para contrapôr à presença de Barack e Michelle Obama, no corpo a corpo por Chicago. A opção de apostar no boca-de-urna vem da estratégia londrina que arrebatou a Olimpíada de 2012 com Tony Blair, então primeiro-ministro, como cabo eleitoral.

Estratégias à parte, a mídia esportiva cai em peso contra a empreitada (1, 2, 3, e só não amplio a lista por preguiça) assim como alguns ex-atletas também, como Magic Paula. ONGs de direitos humanos do Rio de Janeiro, escoladas com o "legado" do Pan-Americano no Complexo do Alemão, estão apreensivas. Outra crítica é que o Brasil teria outras prioridades e, se pode fazer investimento para melhorar as coisas, não precisa esperar os jogos olímpicos para isso.

Fiquei pensando em como ser contra os do contra, sem ser necessariamente a favor dos primeiros. Sediar os jogos por ufanismo, não comove. "Porque é legal", pode ser mais interessante, mas acho que se pode melhorar na argumentação. Pensar no turismo pode funcionar também, mas depende de ter investimento... Os investimentos em infraestrutura podem ser bons, mas sem controle e preocupação com os impactos sociais, rende um monte de problemas para além de acusações de desvio de verbas e desperdício de dinheiro público.

Considerar a possibilidade de recuperação de áreas degradadas no Rio pode ser interessante, em vista de turismo e do que isso representa para a atividade econômica de uma região. Mas "revitalização" costuma vir acompanhada de políticas de seleção de moradores, seja por vias diretas de repressão, seja por indiretas, de expulsão por valorização decorrente de especulação imobiliária.

Em resumo, não consegui achar a fórmula. Alguém tem uma pista?

5 comentários:

Simples Capital disse...

Particularmente estou torcendo contra. Acho que o dinheiro do esporte deveria antes ser usado para a prática esportiva (que ajuda não somente a criar atletas mas tb em questões de saúde pública) e não para Olimpiadas. O PAN aconteceu e deixou muito pouco como "legado" pro esporte. E pra finalizar, não acredito nessa gente, de Nuzman, Ricardo Teixeira, entre outros, que mandam no esporte. Vamos ver como o dia vai começar amanhã...

Saulo disse...

Vou torcer a favor. Não vou ser contra.

fredi disse...

Fico em dúvida.

Torcer por Nuzman, Ricardo Teixeira et caterva, estou fora...

Se for olhar os resultados no Brasil, principalmente no atletismo, também não mereceríamos.

Sobre todas nossas mazelas sociais, temos de resolvê-las, sim. Mas Olimpíada nem ajuda nem atrapalha a construir um país melhor. Isso tem de ser uma ação de toda a sociedade.

Mas no fundo, lá no fundo, quase sem razão, queria sim ver uma Olimpíada aqui.

Porque merecemos entrar de vez nos grandes eventos mundiais.

Teremos o Mundial de futebol e, por que não, uma Olimpíada.

Não vou conseguir torcer contra...

Victor disse...

Esse é o assunto de ouro para o 'blá blá blá' que você citou Anselmo.

O negócio é que tem coisas que são meio loucas, e alguém tem de fazer.
Sem isso, ainda estaríamos plantando mandioca.

Os chatos se pegam nos custos, porque os outros inventaram que os Jogos trariam no fim, lucros.
Aí também é demais, né?

Neguinho quer ter o privilégio de sediar os Jogos e ainda quer lucro?

Mas no fim... vamo pra dentro.

A culpa pelo dinheiro da educação, saúde, etcetera pode ficar para outro. O dinheiro para isso já é desviado e mal gerido sem Olimpíada mesmo.

Nicolau disse...

POis é, eu fico com o Victor nessa. Pensei isso hoje e cheguei à conclusão que não sei como alguém pode ser contra receber os jogos, na verdade. Po, é uma puta honra, dá um projeção do cacete, agita a economia e tudo mais. Claro que precisamos investir mais em educaçõ, saúde, esporte de base e o cacete a quatro. Mas uma coisa naõ inviabiliza a outra, é um flso ilma. Temos que investir nisso tudo e fazer a Olimpiada, uai.