Destaques

sexta-feira, outubro 02, 2009

São Paulo x Náutico: diversão e expulsões

Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Facebook

Por Moriti Neto

Não que Náutico e São Paulo tenham feito uma partida de gala, na noite da última quarta-feira, no estádio dos Aflitos, em Recife. Mas que que foi um jogo agitado, isso foi. Há um bom tempo não me divertia tanto com o futebol. E foram vários os motivos, além do óbvio, que foi a vitória do Tricolor.

Bem, um pênalti defendido por Bosco no início, um gol do adversário abrindo o placar, cinco expulsões, contando com o técnico Geninho, do Timbu, boa parte da contenda com dois atletas a menos e uma virada improvável fora de casa já seriam motivos suficientes para bom entretenimento. No entanto o que realmente pautou a diversão foi o fato de as equipes atuarem com homens a menos, deixando o campo “maior”. Num campeonato em que a marcação e as bolas paradas têm sido dominantes é interessante ver confrontos abertos, ainda que sejam causados por expulsões.

O jogo
Beirando a zona do rebaixamento, o horrendo time do Náutico sufocou o São Paulo no primeiro tempo inteiro. Aos seis minutos, Júnior Cesar fez pênalti em Patrick, mas na cobrança Bosco pulou no canto certo e defendeu o chute de Bruno Mineiro, que aos 13 não desperdiçou a nova chance que teve e abriu o placar.

Pouco tempo depois o São Paulo teve Junior Cesar, que levou cartão amarelo no lance do pênalti, expulso por reclamação. Com um a mais, os donos da casa dominaram as ações, arriscando em chutes de longe, mas sem direção.

Na segunda etapa, veio o empate são-paulino: Hernanes, em cobrança de falta que desviou na zaga adversária, aos 14. E Ricardo Gomes resolveu arriscar. Tirou o zagueiro Renato Silva e colocou Hugo. Depois, substituiu Marlos pelo garoto Oscar. E as trocas surtiram efeito. Mesmo com dez em campo, o São Paulo era melhor. Só que Richarlysson foi expulso após fazer uma falta e receber o segundo amarelo (o primeiro ele tomou por reclamação). Rodrigo entrou no lugar de Borges para recompor o setor defensivo e parecia que o caldo iria entornar.

Só que o Náutico também teve sua cota de expulsões. O zagueiro Cláudio Luiz foi o primeiro a ir para o chuveiro mais cedo. E, aos 43, não viu Hugo, numa cacetada, marcar o gol da virada. E com passe de quem? Oscar. Ou seja, Ricardo Gomes, mais uma vez, deu sorte nas substituições (precisa mexer mais rápido no time nos clássicos, meu filho!). Os anfitriões ainda tiveram o meia Michel expulso e, aí, o time pernambucano, que parece louquinho para cair de divisão, não teve mais o que fazer.

Enfim, a vitória foi suada, com muita emoção e, curiosamente, o São Paulo passou a jogar melhor quando precisou de mais aplicação em campo por causa das expulsões.

Ah, não podia esquecer. Digna de nota, a atuação de Bosco, que após a polêmica no gol sofrido contra o Corinthians, fora a sempre pesada missão de substituir Rogério Ceni, defendeu demais e salvou o Tricolor Paulista. No final de semana, vale torcer pelo Santos.

Moriti Neto é o sampaulino postiço deste blogue, em substituição aos viajantes Thalita e Marcão

5 comentários:

Moriti disse...

porra,Frédi. No futepoca já fui chamado de colaborador especial, interino, substituto, exacerbado, mas são-paulino postiço é sacanagem!

Anselmo disse...

haha! são paulino postiço é mto bom.

o nautico carimbou o passaporte para a série B. E o São Paulo avisou que tá bem vivo na busca pelo título.

agora, o pessoal vai torcer até pelo luxemburgo. tá lôco...

Marcão disse...

Muito boa sua analise, Moriti, eu tambem dei risada assistindo ao segundo tempo (entre as 3 e 4 horas da manha aqui em Dublin - eu tinha acabado de chegar de viagem, a trabalho). Por mim, passo o posto de titular pra ti e fico sendo o postico (rsrs). Incrivel como toda vez tem jogador do Sao Paulo levando cartao amarelo por reclamacao ou por tirar a camisa na comemoracao de gol e, muitas vezes, terminam expulsos pela bobeira. O Muricy nao permitia isso. Mas, apesar de todas as minhas restricoes ao Ricardo Gomes, penso que ele tem sido mais inteligente do que burro quando resolve mexer no time. As viradas contra Sport e Nautico merecem credito ao treinador. E o Hugo, responsavel por 60 por cento do (suado) titulo de 2008, aparece novamente no campeonato deste ano como "salvador da patria" nos minutos finais. Limitado, mas ja conquistou seu posto na historia tricolor.

Moriti disse...

Valeu, Marcão. Será que deixo de ser postiço agora? hehe.
Mas acho que se depender do Anselmo, pelo tanto que gostou do termo (brigadão, Frédi)o postiço permanece!
Enfim, o importante é falar do Tricolor, postiço ou não.
Concordo contigo sobre o Ricardo, só acho que ele deveria ousar mais em jogos clássicos, faltou isso contra Corinthians e Palmeiras.
Quanto aos "nervosinhos", creio que tá na hora de uma boa conversa até porque a juizada fica de marcação com os caras.
Também concordo sobre o Hugo. Pode não ser craque, mas tem certa habilidade, chuta e cabeceia bem e foi muito importante no título de 2008. Este ano fez gols decisivos contra os pernanbucanos - o pessoal por lá deve estar com trauma dele - em condições muito adversas, pois em ambas ocasiões o time tinha jogadores a menos. Além disso, decidiu contra o Avaí na partida do returno.

Moriti disse...

acima, leia-se pernambucanos! hehe